Google Alerts – A ferramenta que todo vendedor deveria utilizar em 2015

 

Já faz um tempo que o Google disponibiliza essa ferramenta gratuita. Apesar disso, conheço poucos vendedores que realmente a estão utilizando para vendas – o que é um absurdo. É um recurso que facilita muito a vida de quem precisa vender mais. Explico.

  • O que é:

É um serviço da gigante das buscas que apresenta os resultados que você escolher monitorar diariamente ou semanalmente. Os alertas são enviados para o seu e-mail.

  • Para que o vendedor pode utilizar o Google Alerts:

Preparação e planejamento, prospecção, abordagem, pós-venda.

1. Preparação e planejamento

“Informação é poder”. Será mesmo? Existe tanta informação no mundo… Praticamente todos os assuntos do conhecimento estão disponíveis de alguma forma na internet. Se a informação por si só fosse poder, bastava ter um computador e todos seriam super-heróis. Sabe o que é poder? Filtros. Filtrar o que você precisa saber é que lhe dá poder.

Se você trabalha no varejo, agende um alerta com a palavra “varejo”. Pronto. As principais notícias do segmento estarão em seu e-mail diariamente. Você saberá o que está acontecendo, saberá das novidades e, com certeza, em médio prazo (ou da noite para o dia), encontrará oportunidades para alavancar o seu negócio. Isso é poder.

Se você é corretor de imóveis, é muito fácil monitorar a sua concorrência. Cadastre alertas com o nome das empresas que são concorrentes. Você ficará sabendo de tudo o que for categorizado na internet com o nome de quem talvez possa ameaçar seus negócios.

2. Prospecção e abordagem

Sabe aquele grande cliente que ainda não lhe deu nem uma oportunidade de uma reunião? O Google Alerts pode lhe dar uma “mãozinha”. Funciona assim: você cadastra o nome do comprador na ferramenta. Assim que ele participar de um evento, que sair uma notícia falando sobre um prêmio que ele ganhou ou que ele for promovido em sua empresa, você ficará sabendo. E, como mágica, você terá assunto para iniciar uma conversa. Poderia ser mais ou menos assim:

– Senhor cliente, acabei de ver que o senhor ganhou um prêmio da Associação Comercial de sua cidade. Que coisa boa! Parabéns! Eu gostaria muito de lhe entregar pessoalmente um cartão de felicitações. Posso lhe fazer uma rápida visita amanhã às 8h45?

A mesma coisa vale para clientes inativos. Ao monitorar o nome da empresa de seus clientes, ou o nome do comprador, você sempre terá assunto para iniciar uma conversa.

3.  Pós-venda para gerar uma nova venda

– Senhora cliente, a senhora me disse que gosta muito da Ana Hickmann. Lembra? Estou ligando porque acabei de ver uma matéria na internet com algumas dicas de moda que ela dá. Posso lhe mandar por e-mail? A propósito, as sandálias com a marca da modelo já estão acabando. Separo uma para a senhora?

Uma conversa como essa só será possível se o vendedor ou a vendedora que atendeu essa cliente prestou atenção ao que foi falado durante o atendimento. Se prestar atenção a uma coisa que o cliente fala enquanto conversa com você, você terá como agendar um alerta para dar prosseguimento à conversa.
Nem todo o pós-venda gera uma nova venda. Mas vendedores que fazem pós-venda de maneira consistente têm mais chances de vender. Esse recurso de alertas é uma baita ferramenta para conseguir consistência no pós-venda.

4.  Pós-venda para resolver um problema

É impressionante como ainda existem empresas que não têm uma forte presença na internet. Mas acontece que quer sua empresa esteja nas redes sociais ou não, os seus clientes estão. E pode ter certeza de que uma hora ou outra esses clientes falarão de sua empresa. Portanto, configure um alerta para monitorar o que as pessoas falam sobre você. Estar vigilante quanto a isso é uma decisão inteligente. Se alguém falar bem, peça autorização para utilizar o material como um depoimento. Se alguém falar mal ou fizer uma reclamação, estabeleça um diálogo. Uma crise de imagem pode ser evitada se a resposta vier com rapidez. Mas mostre que você se importa. Mostre que tem disposição para encontrar a melhor solução para ambas as partes.

5.  Bônus

Além de descobrir o que os seus concorrentes estão fazendo, monitorar os seus clientes e estar vigilante sobre o que as pessoas falam sobre você ou sobre o seu trabalho, você também pode monitorar vagas de emprego usando o Google Alerts. Vamos supor que você queira mudar de cidade ou de ramo de atividade. É possível cadastrar para que você receba alertas sobre vagas na região de seu interesse ou, ainda, para receber informações e se manter atualizado sobre o segmento em que você está planejando entrar. Não é excelente?

Como criar os alertas

Para criar os alertas, basta acessar www.google.com.br/alerts e registrar o que você quer monitorar. Mas é importante que você coloque sua criatividade para funcionar. De nada adianta ter a informação disponível se você não souber o que fazer com ela.

Bons vendedores utilizam a criatividade, mas fazem isso de maneira consistente.

Leandro Branquinho é palestrante de vendas e liderança de vendas, tem a tatuagem “Eu Amo Vender” no braço e é podcaster no www.radiovendas.com.br

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