Grandes Id̩ias em Marketing Рagosto de 2006

Com tecnologias que permitem analisar os hábitos de navegação do cliente na internet, pesquisas mais eficientes e melhores maneiras de armazenar e analisar a opinião dele

Com tecnologias que permitem analisar os hábitos de navegação do cliente na internet, pesquisas mais eficientes e melhores maneiras de armazenar e analisar a opinião dele, é fácil imaginar-se como um Nostradamus da vontade e dos desejos dos clientes, conhecedor de tudo que compram, o que pensam e o que falam de sua empresa.

O problema é que as idéias e desejos de seus consumidores quase nunca combinam com o que essa montanha de dados diz. E algumas das mais recentes pesquisas mostram que muitas empresas começam a desenvolver uma dependência dessas informações para justificar a falta de criatividade e de imaginação, ao desenvolver novos serviços e produtos ou a falta de mudança na maneira de fazer negócios.

Quem está em vendas e marketing não pode ter uma postura de evitar os riscos, de fazer apenas o arroz-com-feijão. Alguns analistas da área afirmam que não é apenas o excesso de dados, mas também sistemas de gerenciamento como “Seis Sigma” e “Balanced Scorecard” que podem prejudicar a criação de novidades. Sim, tais maneiras de administrar são indispensáveis para muitas empresas e trazem resultados inegáveis. Mas não são impulsionadores da criatividade.

A próxima idéia a fazer a diferença em sua empresa poderá vir de uma sacada obtida de seus clientes, e não de um gráfico de satisfação de consumidores. “Você precisa olhar para o feedback do consumidor e para a maneira como você o analisa, como um guia para seus negócios”, diz Kelly Pennock, presidente da consultoria norte-americana Intelligent Results. “Mas permitir que a análise dos dados do consumidor engessem sua empresa é um grande erro. O segredo é usar a opinião do cliente e permanecer focado na ação.”

Acertando os ponteiros – Algumas empresas vão ao outro extremo, permitindo que os consumidores tomem controle a ajam livremente, em áreas como publicidade e propaganda. Uma empresa de Nova York, por exemplo, já cadastrou mais de cinco mil membros, que brincam de publicitários. Eles criam slogans e anúncios para os clientes da empresa e, se forem aprovados, podem ganhar prêmios de até 250 dólares. A unidade da comunicação, a importância de atender um tipo “x” de cliente e todos os estudos, nesse modelo, vão para o espaço. Ou então, acontece o que aconteceu com a Chevrolet dos Estados Unidos.

No dia 13 de março deste ano, a montadora criou um site que disponibilizava várias imagens e pequenos filmes de sua caminhonete Tahoe, permitindo que os internautas as editassem, introduzissem seu próprio slogan e criassem seus próprios comerciais para o carro. A empresa achou que seria uma ótima maneira de gerar boca a boca e fazer com que a caminhonete fosse comentada nos blogs e comunidades afins da internet.

Funcionou. Infelizmente, funcionou, como a Chevrolet descobriria mais tarde. Os comerciais invadiram a internet, mas os mais assistidos traziam mensagens como: “Chevy Tahoe. 150 reais para encher o tanque e não roda nem 600 quilômetros.” Mais do que qualquer outro elemento, o cliente deve estar no centro de todos os esforços de sua empresa, mas aconselhamos as empresas a dosarem a criatividade a curto prazo, com valores e processos a longo prazo.

Coloque o cliente em seu devido lugar. Nem mais nem menos.

Grandes números

76% da população brasileira é preocupada com a aposentadoria, sendo que é o país mais preocupado, ganhando dos japoneses com 68%.

60 bilhões de reais é quanto deve movimentar, em 2006, o setor imobiliário com empreendimentos residenciais e comerciais.

103% é o custo dos encargos trabalhistas no Brasil.

Frases

“Todas as grandes coisas do mundo começam nas pequenas. Uma jornada de mil milhas começa com o pedaço de chão debaixo do pé” Lao-Tsé

“Nenhum pássaro voa alto demais se voar com as próprias asas” William Blake

Hotel japonês oferece massagem de peixe

Ineditismo

Um hotel japonês abriu um novo serviço de relaxamento, que consiste em uma banheira com mil peixes. Os hóspedes colocam os pés dentro da água e recebem uma "massagem" dos animais. O serviço, chamado "Dr. Peixe", está disponível no hotel Hakone Kowakien, a oeste de Tóquio.

Biblioteca móvel

Marketing educacional

Fazer o bem enquanto se constrói a marca. Isso é o que está fazendo a Itapemirim, principal empresa de ônibus da América do Sul. A empresa está patrocinando um projeto desenvolvido pelo desenhista Maurício de Souza: uma biblioteca sobre rodas. A idéia é viajar por todo o Brasil, oferecendo a crianças de baixa renda a oportunidade de aprimoramento da leitura e de conhecimento de várias experiências culturais, através de mais de mil livros. O ônibus é todo decorado com os personagens da Turma da Mônica e equipado de computadores com acesso à internet e DVD, para que as crianças das áreas rurais possam ter a rara experiência do cinema. O objetivo é ter 27 ônibus, um por Estado. O projeto iniciou em São Paulo, com a parceria com a Shell.

Jornal do cidadão

Criatividade

O Reporter.co.za é um jornal totalmente escrito por seus leitores, cidadãos comuns da África do Sul. “De pessoas para pessoas”, os leitores publicam artigos, imagens, áudio e vídeo. O Reporter.co.za propicia a seus leitores a oportunidade de determinar o que consideram notícias e colocar em destaque assuntos que poderiam não atrair a grande imprensa. Cada história publicada recebe por volta de 4,15 dólares. Oportunidades? Todo país tem espaço para um website produzido por talentosos leitores.

Supermercado sexy

Varejo

O MPreis, uma cadeia de supermercados na Áustria, construiu sua imagem como: “O sério supermercado sexy”. A empresa se destaca pela sua incomum e progressiva arquitetura.

O MPreis tem crescido nos últimos 15 anos construindo lojas diferenciadas. O que faz com que um acentuado contraste seja criado entre as cadeias tradicionais, que encontram uma fórmula e a repetem, independentemente da localização. O MPreis preza pelos detalhes da construção e escolhe cuidadosamente os materiais utilizados e o design. A empresa foi fundada em 1920, por uma mulher, Frau Therese Mölk. Os preços não são maiores que os da concorrência, pois os prédios parecem ser mais caros do que realmente são, apesar do design arrojado. O segredo é que podemos criar um ambiente de experiências mais ricas ao consumidor e de design, sem aumentar os preços.

Sorvetes em máquinas

Inovação

Sorvete de banana com creme de amendoim em copinhos? Sem problemas para a MooBella, uma máquina high-tech que faz sorvetes em 45 segundos. O equipamento pode produzir sorvetes de diversos sabores, com ingredientes em temperatura ambiente graças ao sistema de congelamento rápido. Na frente da máquina há um teclado, mostrando o menu de sabores e como mixá-los, o que permite ao consumidor criar qualquer sabor desejado.

Criado em Massachusetts, MooBella é, de fato, tecnologicamente avançado. A máquina também tem um sistema sem fio de comunicação por satélite, que envia para a matriz os relatórios de vendas e faturamento. O equipamento promete ser um sucesso em cafeterias, lojas, restaurantes, etc. Oportunidade para empreendedores high-tech.

Sofisticação nos acessórios para escritórios

Estilo e design

Oferecendo uma alternativa para os acessórios comuns e sem graça de escritórios, a empresa russell+hazel vende, em Minneapolis, Estados Unidos, clipes, papéis, blocos, grampeadores, caixas e todo tipo de acessórios com design e estilo. Criada por uma arquiteta, a loja combina produtos de design com qualidade e durabilidade. Ela tem produtos específicos para mulheres, inspirados na arquitetura vintage, hollywodiana e contemporânea.

Esse é outro grande exemplo de como tudo pode ser melhorado. Com o crescente número de pessoas que trabalham em casa, é possível criar um ambiente moderno e agradável. Novo nicho de mercado a ser explorado.

Finais de semana com a profissão dos seus sonhos

Estilo de vida e lazer

Quer vivenciar uma nova profissão, antes de tomar uma decisão definitiva de mudança? A empresa “Vocation Vacations”, nos Estados Unidos, propicia um test-drive da profissão dos seus sonhos.

Alguns anos atrás, o fundador Brian Kurth deixou seu emprego e tentou algo novo. A idéia é simples, o cliente escolhe a profissão de seus sonhos. Um orientador acompanhará a experiência. Há mais de 75 opções de carreiras, como fotógrafo, meteorologista, designer de moda, coordenador de eventos, modelo, diretor de cinema, chef, etc. A taxa para essa aventura varia de algumas centenas de dólares a alguns milhares e pode ser em um final de semana ou um período mais longo. O objetivo é que o cliente realmente vivencie a profissão dos seus sonhos. Para auxiliar os participantes a tomarem decisões, são realizadas sessões com profissionais de orientação profissional.

Para a empresa Vocation Vacations, alegria e paixão podem e devem fazer parte integral de sua realização profissional. E você, já pensou em mudar de carreira?

Gestão de marcas

A marca por um fio – Parte 2

Como o assunto é importante, continuamos com mais dicas de como o telemarketing pode ajudar a imagem da sua marca:

• Tenha cuidado com os scripts – Os clientes pedem para falar com supervisores porque querem ser atendidos por gente “de verdade” e não com “robôs” que só repetem: “Compreendo, senhor”. O que começou como um telefonema para resolver um pequeno problema, pode se tornar uma irritação enorme para o cliente. Atendentes mais espontâneos podem suprir a necessidade de falar com supervisores.

• Telemarketing ativo tem limite – Um dia desses, recebi um telefonema de uma empresa de telefonia fixa. Era uma mensagem gravada, oferecendo um serviço. Ao tentar desligar, descobri que isso não era possível até que a mensagem fosse finalizada. Não contente com a intrusão, dois minutos depois a ação foi repetida.

André Brik é designer e publicitário.

Tel.: (41) 3339-8639.

Visite o site: www.brik.com.br.

E-mail: [email protected]

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