Grandes Id̩ias em Marketing Рjulho de 2006

MARKETING 1 A 1

6 maneiras de incentivar a propaganda boca a boca

Um dos desafios de qualquer pessoa em marketing e vendas, hoje, é fazer com que os clientes falem ? bem ? deles, que recomendem o produto ou serviço para seus amigos e conhecidos. Muitos afirmam que essa é uma ação que independe da vontade da empresa e que não se pode fazer nada para obrigar as pessoas a recomendarem um produto ou serviço a um amigo.

Realmente, obrigar você não pode. Agora, estimular e incentivar a propaganda boca a boca está ao alcance de todos. Acompanhe:

1. Faça com que seus clientes tenham voz ativa.

Construa comunidades, locais em que seu cliente possa encontrar outras pessoas. Isso pode ser feito tanto via computador como na vida real. Apenas cuide para misturar, nesses encontros, clientes e prospects. As pessoas adoram dar sua opinião, seu lado da história. Então, facilite. Tenha um local para fazer isso.

2. Ofereça uma experiência que valha a pena ser contada

Se você quiser que os clientes falem de você, não pode simplesmente oferecer um local em que as pessoas entram, compram e vão embora. A Cold Stone Creamery, por exemplo, não é apenas uma sorveteria, é a experiência de criar um sorvete como você quiser. É preciso oferecer algo a mais, uma experiência única, que faça com que os clientes queiram voltar e compartilhar com seus amigos e conhecidos.

Na norte-americana Cold Stone Creamery, você pode misturar vários sabores de sorvete com frutas, doces e outros ingredientes, tudo preparado em uma pedra refrigerada na sua frente ? daí o nome da empresa. A cadeia de sorveterias também é muito clara em sua missão: ?O mundo vai nos conhecer como ?A Grande Experiência em Sorvetes?, nos transformando na marca mais vendida nos Estados Unidos, até 31 de dezembro de 2009?.

3. Encoraje o feedback, a opinião deles

Não basta falar com os clientes, é necessário criar um diálogo que os estimule. Use a informação conseguida para fazer melhorias nos seus produtos, serviços e processos. Então, comunique essas mudanças aos clientes, mostrando que você valoriza e leva em conta a opinião deles.

4. Facilite a vida do cliente

Seu cliente não vai falar para ninguém sobre seu produto ou serviço se não puder resumi-lo em uma frase curta. Assim fez Citibank, com seu cartão Simplicity, que não cobra taxas; o iPod, com sua imagem de produto da moda; a companhia petrolífera BP, com sua luta e campanha em favor de novas fontes de energia, e muitas outras. Passe sua mensagem de maneira simples e direta.

5. Concentre-se em seus fãs

Toda empresa tem clientes, clientes fiéis e fãs. Esses últimos são aqueles clientes de carteirinha, que aplaudem tudo o que você faz e estão mais dispostos a fazer propaganda de você para outras pessoas. Crie serviços e produtos para esse público, para aumentar a propaganda boca a boca.

6. Pense a longo prazo

Um evento isolado é rapidamente esquecido pelos seus clientes. Para gerar comentários, é preciso ser consistente, principalmente em áreas com as quais o cliente tem mais contato. Se tiver de escolher, troque os megaeventos que geram burburinho na TV por várias ações feitas para o cliente.

Grandes números

40 milhões de brasileiros têm problemas de visão.

62.039 milhões de dólares é quanto vale a marca mais poderosa do mundo, a Microsoft.

15% ao ano. Esse é o aumento do consumo de cafés especiais no Brasil. Nos últimos quatro anos, surgiram 120 novas marcas tipo gourmet.

Frases

?Devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo? Mahatma Gandhi

?Pelo fogo se prova o ouro; pela adversidade, os fortes? Sêneca

?A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo? Peter Drucker

Criatividade com humor

Empreendedorismo

Uma fábrica de Singapura criou caricaturas em bonecos de cerâmica baseados em fotos fornecidas pelos consumidores. Artistas fazem os bonecos à mão, com 65-75% de semelhança com as fotos. Afinal, são caricaturas.

Os clientes podem escolher entre um boneco totalmente feito à mão, que inclui não somente as características faciais e cabelo, mas também roupas e paisagem como o fundo da foto; ou parcialmente feito à mão, que tem uma cabeça personalizada e feita à mão em um corpo genérico. A entrega é feita entre 14 e 21 dias após a encomenda. Eles estão sendo muito usados como lembrança de casamento ou presente de formatura. Esse produto está se espalhando ao redor do mundo, afinal, quem não gostaria de ver sua própria imagem perpetuada?

De slogans a vendas

Criatividade

O site Threadless que permite que seus membros escolham imagens e frases criadas pelos próprios membros, para imprimir e criar camisetas personalizadas, já recebeu mais de 105.440 slogans ou imagens. Para participar, deve-se enviar em formatos padronizados seu slogan ou desenho, e caso seja escolhido, o ganhador recebe cem dólares pelo slogan e até dois mil dólares pelo desenho. Através de votação no site, os vencedores são escolhidos. Feitas à mão, as camisetas são objeto de desejo de aficionados pelo produto, que sonham em ser diretores de arte. As camisetas são vendidas por 15 dólares no site.

Design ou morte

Inovação

Na nova economia voltada para a estética e para os adoradores de design, surgiram abundantes oportunidades para designers inovadores. Um setor maduro nesse conceito são os computadores. Afinal, a Apple é a empresa que usualmente rouba as atenções com projetos de design surpreendentes, não tendo nenhum sério concorrente para seus produtos. Será que a nova empresa Tulip E-Go representa que mudanças estão a caminho? A empresa holandesa divulga que desenvolveu o primeiro computador life-style personalizado, um notebook com capas que podem ser trocadas quando o usuário quiser, focado nas mulheres. O preço, na Europa, está em torno de 283 mil euros.

Alarme sonoro

Segurança

Para a segurança contra incêndios, a empresa sueca Snap Alarm desenhou um detector óptico para fumaça de fácil instalação. Essa técnica patenteada envolve um sistema denominado click-and-go. O sistema prende cordas e correntes sem a necessidade de furos. Custa 40 euros e permitirá lugares mais seguros a todos.

Códigos de barra a serviço do consumidor

Tecnologia

Usualmente, 27% dos consumidores japoneses compram seus telefones celulares equipados com leitor de códigos de barra, que permite a comparação dos preços no momento da compra. O site Amazon ScanSearch permitiu aos consumidores japoneses escanearem os produtos que desejam e checarem o preço no site Amazon.co.jp. No caso do site ter o preço mais baixo, a compra é feita por telefone.

Um serviço similar, o ScanZoom, está sendo utilizado nos Estados Unidos pela ScanBuy. Depois que o consumidor tira uma foto do código de barras do produto, recebe acesso direto às informações sobre aquele produto, com descrição e preços. E aqui também é possível efetuar a compra on-line. O sistema pode informar se uma loja próxima dali tem o mesmo produto com um preço menor.

Códigos avançados

Tecnologia

Conhecido pelo pioneirismo em avanços tecnológicos, o Japão está sempre inovando. Enquanto os códigos de barra contêm informações somente em uma direção, o QR Codes contém informações em ambas direções, vertical e horizontal. Isso significa que esse tipo de código de barras pode armazenar uma quantidade bem maior de informações. Como é moda no Japão, mais de 30 milhões de japoneses já possuem celulares com câmeras e com software especial de leitura de QR Code. Com um simples clique fotográfico, as informações são decodificadas do código QR, direcionando ao acesso à internet do celular. Detalhes do produto, que vão desde cupons de desconto a vídeos promocionais, são exibidos.

Óculos na Copa do Mundo

Marketing

O espírito da Copa está presente também nos óculos. A Pierre Cardin, grife licenciada pela Sorel, lançou dois óculos com o tema Copa do Mundo. Os modelos exclusivos, um em verde e o outro em amarelo, fazem parte de uma edição limitada, criada apenas para a época da Copa.

Os dois óculos são confeccionados em trogamid. Possuem hastes largas com corte em ângulo e aplique do logo na vertical, o que confere um ar moderno. As características garantem um design inovador, sem perder a elegância da marca. O frontal é ovalado, com pintura cristal nas cores verde e amarelo, garantindo sofisticação mesmo durante a torcida pela Seleção Brasileira. Um outro diferencial que é conferido aos óculos são as lentes de melanina, que garantem ultraproteção para os torcedores quando estiverem vibrando pelo Brasil. A exposição aos raios UV pode afetar a córnea e a conjuntiva, provocando dor ocular, irritação, fotofobia intensa, alteração visual e lacrimejamento. Por isso, é bom se prevenir e não descuidar dos olhos enquanto a bola estiver rolando.

Gestão de marcas

A marca por um fio ? Parte 1

Confira algumas dicas para não deixar que seu telemarketing enfraqueça sua marca:

? Nunca deixe os clientes esperando por mais que 30 segundos. Evite músicas irritantes, ofertas ou spots comerciais. Aproveite a oportunidade para agregar valor a sua marca, oferecendo algo em troca do tempo perdido, por exemplo: dicas.

? Não faz sentido ter uma ouvidoria que não seja independente da empresa. A ouvidoria deve ter poderes que devem ser usados em benefício do comprador. Caso contrário, ele se sentirá enganado e abandonado.

? Não culpe empresas terceirizadas por problemas ocorridos. Seu cliente paga uma fatura com a sua logo impressa e não quer saber se você contratou terceiros. Quem deve resolver o problema é você. Não passe a responsabilidade para frente.

André Brik é designer e publicitário.

Visite o site: www.brik.com.br

E-mail: [email protected]

Tel.: (41) 3339-8639

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