Grandes idéias que aumentam as vendas (1)

Fidelizando clientes
Sergio Canei participou da mais recente edição da ExpoVendaMais e fez questão de nos contar sobre uma ação que sua empresa, a Objetiva Contabilidade, criou. Chama-se Projeto Águia.Trata-se de um encontro mensal no qual seus clientes vivenciam situações através de dinâmicas sobre como ser um líder mais eficaz, tomar decisões, negociar melhor, ter foco em resultados e muito mais. O objetivo é ampliar o relacionamento e a parceria com os clientes. O evento é finalizado com um palestrante, que também é um empresário de sucesso, revelando seus segredos.

Com isso, a empresa tem obtido propaganda boca a boca e aumento da fidelização dos clientes. A estimativa de crescimento em número de clientes para o próximo ano é de 50%. Essa ação tem reforçado o slogan da empresa, que é: ?Compromisso com o sucesso dos nossos clientes?.

Reconheça seus colaboradores!
Bob Nelson, palestrante internacional, presença marcante na ExpoVendaMais 2008, falou sobre reconhecimento profissional. Existem três principais formas de reconhecimento: formal, informal e diário, porém o mais importante é personalizá-lo, pois cada indivíduo se sente reconhecido de forma diferente. Para isso, entregue um cartão em branco e peça para o colaborador fazer uma lista de coisas que ele valoriza, como: receber elogios por e-mail ou publicamente, almoçar com chefe, etc.

Existem reconhecimentos de custo baixo, outros mais altos, mas o importante é entender que o retorno do colaborador será proporcional a quantidade de feedeback positivo que ele receber. Agindo assim, as pessoas internalizam aqueles aspectos positivos e sentem-se energizadas para continuar fazendo o que você quer cada vez melhor.

Vendas porta a porta
Daniel da Silva Porto, da Aliar Contact Center, que também esteve no evento, contou sua história. A empresa em que ele trabalha possui 30 operadores de telemarketing que vendem um plano de benefícios popularmente chamado de cartão ideal. A meta era vender 500 contratos. No entanto, eles estavam no último dia quando a luz apagou e houve um problema com a telefonia.

Todos ficaram agitados, e a equipe disse: ?Não, nós temos de vender, vamos para a rua?. Daniel apoiou a idéia, mas antes ministrou um pequeno treinamento através de informações obtidas na VendaMais. Resultado: conseguiram os 15 contratos que faltavam e a ação acabou unindo ainda mais a equipe, que, na semana posterior, foi brindada com a presença da presidência da companhia que foi comemorar o sucesso do grupo com champanhe e chocolate.

Quem paga seu salário?
Confira preciosas informações de Ian Brooks, outro palestrante internacional que esteve na ExpoVendaMais 2008.

Ian já treinou muitos jovens no jogo de basquete, sempre enfatizando que se preocupassem em jogar, e não com o placar, que pegassem a bola, atravessassem o campo e a arremessassem, sem se preocupar em acertar, mas sim em jogá-la. ?Mas se nós não conseguirmos??, perguntavam os jovens. Ele respondia: ?Voltem ao início e peguem a bola?. Da mesma forma, os vendedores precisam focar nas coisas que têm de fazer para alcançar o lucro. Você precisa entender que está no negócio de clientes e ganha dinheiro atraindo-os e retendo-os. Cada empresa trabalha com um tipo de produto ou serviço, mas o fim é o mesmo: ganhar dinheiro por meio de consumidores ? 100% do seu dinheiro vêm deles.

Sempre se pergunte sobre três questões: para quem você trabalha? Quem é seu patrão? E quem paga seu salário?

Grandes números
R$ 1,2 bilhão ?
Foi o que o Brasil investiu nos jogos de Pequim em 2008, o maior investimento já feito em Jogos Olímpicos.
Fonte: olimpiadas.primeiramao.com.br

2 milhões ? É o número de empregos que deve ser gerado até o fim de 2008, marca que vai superar em 31,8% os índices do ano anterior.
Fonte: www.portalexame.abril.com.br

US$ 1 bilhão ? É o valor que a Noruega doará ao Fundo Amazônia até 2015.
Fonte: www.sidneyrezende.com/noticia

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