Grandes idéias que aumentam as vendas

Tenha sempre uma carta na manga!

Eugênio Machado conta uma história que, na verdade, não se passou com ele, e sim com um amigo. Vamos chamá-lo de Carvalho.

Em certa ocasião, um dos principais clientes de Carvalho começou a reclamar da demora na entrega da mercadoria. Até que um dia, perto da meia-noite, seu celular tocou: era o cliente indignado reclamando que até aquele momento não havia recebido o produto.

Imediatamente, Carvalho se levantou de pijama mesmo ? para causar maior impacto ?, pegou seu carro e saiu rumo ao cliente. Felizmente, quando chegou, o caminhão já estava descarregando. Contudo, o gerente esbravejava e foi logo informando que não compraria mais dele. ?Espere, tenho uma idéia que vai ajudar seu negócio?, exclamou Carvalho.

Resultado: a idéia ajudou de diversas maneiras e o cliente permaneceu fiel mesmo quando Carvalho mudou de ramo e até hoje são grandes amigos. Faça como Carvalho, tenha sempre uma carta na manga e mostre-a no momento certo.

Conquiste a confiança das pessoas

Nunca sabemos quando vamos precisar da ajuda de alguém, portanto, é essencial manter sempre um bom relacionamento seja com clientes externos, internos ou fornecedores. Para isso, não é preciso muito. Confira o que fez Fabrício Araújo, gerente de vendas da Variglog, Ribeirão Preto, SP. ?Passamos a dar para os clientes, no caso o pessoal da expedição das empresas, um saquinho de amendoim (ele tem uma ótima aparência e é de uma marca excelente) com uma etiqueta com nosso telefone. A turma adorou porque dá uma ?aliviada? naquela fominha de fim de tarde?, conta o gerente empolgado.


Aumente sua lucratividade através da fidelização

Mais difícil que vender para um cliente atual é conquistar um novo, portanto, desenvolver estratégias de fidelização é fundamental para o sucesso. Um bom exemplo disso vem de Eduardo Nicolau, de Araxá, MG. Ele trabalha em uma farmácia e pratica algo muito interessante: entrega uma ficha de cadastro aos clientes junto a cada remédio de uso contínuo vendido. Além dos dados pessoais, pergunta sobre o estado de saúde e a quantidade do remédio que o cliente toma diariamente. Assim, a farmácia consegue saber quanto ele consome a cada mês. Todos os dias, ele confere no calendário quais deles estão com os remédios perto de acabar e envia uma nova caixa à casa do cliente, surpreendendo-o. Uma estratégia simples, mas que tem fidelizado os clientes ao oferecer grande conveniência, afinal, eles ficam despreocupados e com a certeza de que sempre serão lembrados pela farmácia.


Saiba como promover as vendas no ponto-de-venda

A SM Comunicação Fullbrain (agência de comunicação) desenvolveu uma ação de relacionamento da Brastemp para vendedores com o objetivo de comprovar a durabilidade e a resistência das máquinas de lavar roupa.

Uma estrutura de testes foi criada pela agência dentro de um caminhão que circulou nas lojas das principais cidades do Brasil. Dessa forma, comprova-se a resistência das máquinas. Além de presenciar os testes, os vendedores assistem a um vídeo, participam de um quizz e de uma pequena cerimônia com padre, bolo, refrigerante e brinde, remetendo a uma campanha denominada Esta é pra Casar.

?Levar para o vendedor uma experiência real dessas qualidades agrega muito valor à marca. Se uma imagem vale por mil palavras, imagine o poder de uma demonstração ao vivo?, diz Marcio Franco, diretor de criação da SM Comunicação Fullbrain.


GRANDES NÚMEROS

US$ 15,5 bilhões ? Foi o prejuízo da General Motors só no terceiro semestre deste ano. É o terceiro maior prejuízo trimestral nos cem anos de história da fabricante norte-americana.
Fonte: www.opiniaoenoticia.com.br

US$ 5 bilhões ? É o que movimentou o segmento de luxo no País no ano passado. O valor é 17% superior ao ano anterior.
Fonte: www.netmarinha.uol.com.br

R$ 5 milhões ? É o que tem rendido por ano as famosas motocicletas customizadas da Exile Cycles ? empresa que tem como clientes o ator George Clooney, os músicos Bille Joe do Green Day e Chris Cornell do Audioslave entre outras celebridades.
Fonte: www.br.invertia.com/noticias

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