Impressione seu cliente! – CV n. 29

Impressione seu cliente!

Marketing de guerrilha

 

A Clear Channel Adshel – renomada empresa de mobiliário urbano conhecida mundialmente –, ao se instalar em uma nova cidade, produziu uma grande festa de lançamento. Para deixar bem claro o tamanho do evento, ela elaborou um convite que gerou grande expectativa nos convidados. Em parceria com a agência Fuego, criou um convite de 1,20 m de largura por 1,80 m de altura. Imagine você recebendo algo assim em sua casa. Seria realmente impactante, não?

 

Dica Prática

Criar esse tipo de ação é uma grande saída para quem quer fixar sua marca na mente do consumidor. Veja outro exemplo: uma agência de viagens norte-americana enviou aos seus clientes potes de vidro com bilhetes que possuíam a seguinte mensagem: “Contatar seu agente de viagem está tão difícil quanto abrir esta garrafa, que você teve de quebrar por causa da tampa colada? Venha para a nossa agência”. E você? O que fará para impressionar seu cliente?

 

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Fast-foodvegetariano

Valor agregado

 

Que tal saborear um sanduíche com as características de um hambúrguer convencional e ainda usufruir dos benefícios e vantagens de ingredientes orgânicos e pouco calóricos? A Zen Burger, recém-aberta nos Estados Unidos, inovou no mercado de lanches rápidos ao trabalhar com sanduíches vegetarianos que têm sabor e textura de carne.

 

Dica Prática

A Zen Burger acertou em cheio ao desenvolver algo capaz de atingir um público que normalmente não consumiria seus produtos. Quando você ofere­ce soluções exclusivas visando atender às necessidades dos consumidores, a probabilidade de aumentar sua clientela é muito grande.

 

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Jogando com seu produto

Experiência

 

A prefeitura de Curitiba, PR, com o intuito de promover o hábito da leitura, fez algo muito interessante. Trata-se de uma corrente cultural – uma espécie de jogo em que qualquer cidadão pode participar. Ela funciona assim: alguém deixa um livro no saguão de um hotel, por exemplo, e depois o cadastra no site da prefeitura, assim qualquer pessoa pode buscá-lo, contanto que  coloque um outro em um ponto qualquer da cidade.

 

Dica Prática

Você poderia fazer uma gincana, por exemplo, para gerar uma experiência de interação com seu público. Seus prospects formariam equipes e competiriam entre si. Uma das tarefas poderia ser encontrar produtos da sua empresa espalhados pelo bairro onde seu negócio está instalado. A equipe vencedora ganharia vales-compra ou algo do gênero. Só depende de você!    

 

Visite o site: www.souligadoacuritiba.com.br

 

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Criatividade na mala-direta

Marketing direto

 

Pense na quantidade de malas-diretas que você recebe. Em quantas você realmente presta atenção? Poucas, não é mesmo? A agência 407 conseguiu chamar atenção ao produzir uma inusitada carta para os prospects da nova Nissan Frontier. Utilizando a esfera da campanha de marketing: “UHU!”, enviou dentro da mala-direta mangas de camisas que imitam tatuagens. Um convite a entrar no espírito aventureiro da nova picape.

 

Dica Prática

De que forma você se corresponde com seus clientes? Imagine o seguinte: se recebesse uma mala-direta da sua empresa, você se interessaria ou seria uma das muitas que vão para o lixo? A concorrência está acirrada? Diferencie-se utilizando a criatividade e aumente suas vendas.

 

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Aproveite sua embalagem!

Diferença dramática

 

Se tivesse uma pizzaria, o que você faria com as caixas de pizza? A PackKostakis – empresa de propaganda e marketing – criou a caixa útil que revolucionou o mercado de embalagem de pizzas. A tampa não vai mais para o lixo, ela continua na casa do consumidor, gerando entretenimento entre pais e filhos através das divertidas estampas, que podem ser transformadas em inúmeros brinquedos. O objetivo é fazer com que a marca da pizzaria permaneça na casa do consumidor.

 

Dica Prática

O seu negócio não é uma pizzaria? Não tem problema, pois a questão principal é transformar sua embalagem em algo útil e manter sua marca e endereço na casa do cliente. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, sua embalagem, depois de utilizada, pode ser preparada para ser convertida em um cabide. Viu só como é possível se diferenciar drasticamente.

 

Visite o site: www.kostakis.com.br

 

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Mídia de elevador

Segmentação

 

A proposta desta campanha tem um cunho muito mais social que publicitário e a idéia pode ser aproveitada por sua empresa. A agência TBWARAAD de Dubai, nos Emirados Árabes, instalou imagens em portas de elevadores que demonstram o sofrimento dos detentos da prisão de Guantánamo, em Cuba. A ação foi encomendada pela Witness for Torture, uma organização contrária a esse presídio.

 

Dica Prática

Se você tivesse uma em­presa de turismo de aventura, poderia anunciar em elevadores de edifícios específicos onde residam jovens ou em prédios localizados próximos a colégios e universida­des. Utilizar elevadores como mídia é uma forma excelente de atingir seu público, principalmente quando a ação é direcionada.

 

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Concurso cultural entre clientes

Relacionamento

 

Para aproveitar o aniversário de Curitiba, o jornal Gazeta do Povo promoverá um concurso fotográfico entre seus leitores. No dia da comemoração, os premiados terão suas fotos publicadas em um encarte especial. A campanha irá gerar uma grande repercussão na cidade, além da captação de belas imagens. O jornal não está oferecendo premiações em dinheiro, mas mesmo assim tem grandes chances de obter um bom retorno.

 

Dica Prática

Promova esse tipo de concurso na sua empresa. Solicite fotografias, vídeos ou frases e ofereça prê­mios. Você pode conseguir belos materiais, fortalecer seu relacio­namento com os clientes e ainda gerar marketing boca a boca.

 

 

SUSTENTABILIDADE

 

Caminhada sustentável

 

Atitudes que despertam o interesse das pessoas para formas mais sustentáveis de se locomover são sempre bem-vindas. O site inglês walkit.com oferece um serviço que inspira as pessoas a abandonarem o hábito de andar de carro, táxi ou ônibus e se tornarem pedestres. Basta digitar seu ponto de partida e o destino para receber um mapa com a rota traçada. É possível optar pelo ca­minho mais curto ou menos agitado. Além disso, o walkit.com mostra o tempo que será gasto andando em ritmo lento, médio ou rápido e aponta as calorias gastas em cada um. Pensou que acabou? Ele ainda indica a quantidade de gás carbônico poupado pela não-utilização dos veículos.

 

Dica Prática

A demanda de pessoas que buscam ações como essa é crescente. Ter consciência ambiental e oferecer qualidade de vida aos clientes é mais que um diferen­cial, é uma exigência básica para quem almeja o sucesso.

 

Visite o site: www.walkit.com

 

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ANTIGAS

 

O surgimento do Nescafé

 

Você sabe como o Nescafé surgiu? Tudo começou na década de 30, quando uma superprodução de café despencou os preços do produto no mercado mundial. Entre 1931 e 1938, o Brasil, que era o maior produtor de café da época, teve de destruir 65 milhões de sacas. Diante da crise, membros do governo brasileiro solicitaram à empresa Nestlé que fizesse um estudo para o desenvolvimento de um produto que unisse o café com o leite em pó, que já estava sendo fabricado por ela. O objetivo era aumentar o consumo interno do produto. A idéia emplacou e o produto permanece até hoje. Em meio a situações de caos, podem surgir as melhores idéias – o importante é não fechar os olhos para as soluções quando se está diante de um grande problema.

 

 

Trakinas

 

Em 1988, quando nenhuma empresa de biscoitos havia pensado em fazer bolachas voltadas para o público infantil no Brasil, eis que surge a Trakinas. Os anos se passaram e outras novidades foram surgindo, por exemplo: biscoitos com furinhos, carinhas divertidas, vitaminados, com embalagem lanchinho pesando 93 gramas, recheio em dobro e muito mais. O interessante da história da Trakinas é que essa percepção ocorreu em uma época em que não era tão evidente a força das crianças como consumidoras e freqüentadoras assíduas de supermercados. O resultado desse pioneirismo é a liderança atual no mercado nacional. Outros segredos da marca são os investimentos em marketing, além da criação de um site para o público infantil, responsável pelo consumo de 2/3 dos produtos da marca. 

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