Improvisar não é fazer de qualquer jeito

Aprenda a improvisar e utilize-a para melhorar sua carreira como vendedor Muitas vezes ouvimos pessoas falar do ?improviso? de uma forma pejorativa ou sem conhecimento dos seus vários sentidos, o que acaba nos fazendo entender que a improvisação é algo não recomendado.

Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra ?improviso? significa repentino e súbito. No entanto, o que muita gente não entende é que improvisar não é apenas fazer as coisas de qualquer forma, e sim ter jeito e preparação para fazer ou resolver as coisas no momento em que elas apareçam.

Improvisar não é fazer uma ?gambiarra? ou ?dar um jeitinho?, pois se analisarmos por esse ângulo acreditaremos que o improviso é pejorativo. Para conseguir fazê-lo com qualidade em uma determinada área, precisamos conhecê-la a fundo, e quanto mais informações e conhecimentos adquirirmos sobre esse referido negócio, mais eficiente se torna o nosso improviso, ou seja, é preciso conhecer e dominar.

No estudo musical, por exemplo, existem matérias que tratam exclusivamente da técnica da improvisação, em que aprendemos conceitos práticos e teóricos que nos permitem realizar um improviso em uma determinada canção ou harmonia. Entretanto, é justamente na arte da improvisação que existe mais dificuldade por parte dos estudantes de música, pois muitas pessoas têm receio em criar algo próprio, inusitado e fruto das suas próprias idéias e emoções.

Para um músico improvisar com qualidade ele, precisa saber, antes de tudo, qual a tonalidade da canção, o campo harmônico, as variações de acordes, possíveis escalas, modos, etc. Sabemos que alguns improvisam de uma forma intuitiva, mesmo sem conhecimento teórico/musical, e ainda assim existe muito conhecimento prático utilizado.

Faz parte da improvisação musical dar vazão à intuição, criatividade, percepção e deixar a imaginação fluir sobre o tema a ser improvisado, mas elas se afinam na mesma proporção que aumentamos nosso conhecimento sobre o assunto.

Na área de vendas, por exemplo, existem os populares scripts, em que se cria um verdadeiro jogo de perguntas e respostas, e o vendedor ou atendente recebe um roteiro sobre o que responder para cada questionamento efetuado pelo cliente. Muitas vezes, percebemos que tudo aquilo foi decorado e está sendo lido em nossa frente ou do outro lado da linha telefônica.

Os scripts são ferramentas muito positivas em vendas, e nos direcionam no caminho certo, mas é necessário conseguir interpretar, encenar e dar vida à informação ali contida para que o atendimento não fique ?robotizado?. Se o vendedor não conhecer bem o seu mercado, produto, etc, ele acabará ?travando? diante de situações que fujam daquele roteiro.

Não basta ter apenas a informação, precisamos ter domínio sobre ela. Existem muitos profissionais domesticados e poucos verdadeiramente capacitados. O domesticado só sabe responder que dois mais três é igual a cinco, mas se o cliente perguntar quanto é três mais dois (só trocando as posições dos números) ele se perde no atendimento, pois não estava no script.

Para fugir do script, improvisar, inovar e sair do óbvio, é preciso muita preparação. Assim, concluímos que improvisar realmente não é fazer as coisas de qualquer jeito.

Conheça a fundo seu negócio e se afine para o sucesso!

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