Informação útil e na hora certa

Ferramenta oferece informações para o vendedor na hora do fechamento da venda e possibilita acompanhamento gerencial detalhado

Para você, vendedor, qual é a importância de ter em mãos os dados mais significativos sobre o cliente e a empresa dele na hora de fechar uma venda? E para você, gerente, qual é o valor de acompanhar o desempenho de sua equipe? No mundo globalizado, a velocidade no fechamento dos negócios é fundamental, e a informação precisa é cada vez mais valiosa.

Uma das ferramentas que pode ajudar tanto vendedores quanto gerentes comerciais foi lançada pela empresa de soluções tecnológicas Gelt Tecnologia, há cerca de um ano. O Gelt Sales é um sistema que oferece ao usuário um módulo comercial aprofundado, 100% via web, ideal para fechar pedidos instantaneamente.

Paulo Roberto Pereira, diretor da Gelt, explica que o sistema tem como objetivo propiciar a diretores e gerentes a integração on-line entre a performance da equipe de vendas e o ERP da empresa. Ele ressalta que, para o vendedor, as principais funcionalidades são as possibilidades de acesso instantâneo por qualquer dispositivo que contenha um navegador e acesso à internet, a dados como histórico de consumo e pagamento do cliente, entre outras informações decisivas para a venda.

ERP?

A sigla vem do inglês Enterprise Resource Planning (ERP), usado no Brasil como SIGE – Sistemas Integrados de Gestão Empresarial. De maneira geral, o ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e o armazenamento de todas as informações de negócios. Entre as vantagens da implementação do ERP estão as otimizações do fluxo da informação e da tomada de decisões.

Já para a gerência e a diretoria, as informações são customizadas de acordo com a necessidade da empresa e podem ser acessadas da mesma maneira. Os filtros permitem, por exemplo, acompanhar o desempenho dos colaboradores por cidade ou por região, o cumprimento de metas, a performance de determinada linha de produtos e muito mais.

A diferença do Gelt Sales para sistemas tradicionais de ERP, segundo Paulo, está na facilidade de acesso on-line por qualquer navegador e por não ter limite de usuários. “Algumas funcionalidades do Gelt Sales podem ser encontradas em um sistema de ERP, mas imagine, por exemplo, uma rede com um representante por estado, em que cada representante possui dez vendedores em campo. São 270 pessoas acessando o sistema. Para fazer isso dentro de um sistema de gestão, eu precisaria comprar 270 licenças e pagar por cada uma delas. Com o Gelt Sales, você paga uma vez e tem acesso liberado a ilimitados usuários”, esclarece Paulo Roberto.

Facilmente integrada a sistemas de gestão, a ferramenta interage com o estoque e o cadastro financeiro da empresa, além de ser customizável para a atividade e as necessidades específicas da companhia. No menu “Cadastros”, é possível listar clientes, campanhas, produtos e metas. Já a área “Configurações” sincroniza dados, informações sobre pagamento, tabela de preços e produtos.

A área de “Vendas” é essencial para acompanhar pedidos e visualizar o catálogo de produtos oferecidos pela empresa. Paulo Roberto frisa que nessa área é possível, também, inserir manuais de utilização de produtos e até mesmo vídeos que a empresa tenha hospedado no YouTube, para divulgação: “O Gelt Sales consegue criar uma biblioteca única para todo o portfólio da empresa, com informações em vários formatos”.

O centro do Gelt Sales encontra-se na área de novos pedidos, no menu “Vendas”. Esse espaço é acessado pelo vendedor na hora do fechamento, para cadastrar novos pedidos, e oferece informações indispensáveis atualizadas em tempo real. O Gelt Analisys é outra ferramenta de extrema importância. É ali que os gerentes podem buscar informações detalhadas sobre o desempenho de cada representante.

Indicado para empresas de qualquer ramo, mesmo que já utilizem outro sistema de gestão, o Gelt Sales também ajudará gerentes a difundirem campanhas de vendas entre todos os seus vendedores. “Pelo sistema, toda a força de vendas pode tomar conhecimento de uma campanha de vendas, da promoção do mês, da semana ou da quinzena, sendo possível até segmentar essas campanhas de acordo com a região, com o representante ou com a performance dos vendedores”, acrescenta o diretor.

Resultados

Além da conveniência e da facilidade de uma ferramenta on-line totalmente integrada ao sistema de gestão da empresa, os resultados da utilização de um produto como esse se refletem também nos números de desempenho das companhias. Paulo Roberto cita o caso de uma empresa fornecedora de insumos para o ramo odontológico, a qual usava outro sistema de gestão e tinha um estagiário responsável por cadastrar os pedidos no sistema e em planilhas eletrônicas: “Da forma como era feito, o processo era muito lento e o gerente não tinha controle nenhum da atividade de sua força de vendas. Implementamos o Gelt Sales, no qual o próprio vendedor abastece o ERP e os dados são automaticamente contabilizados. Diminuímos o tempo do ciclo da venda em 50%, e isso resultou em uma melhora de performance nas próprias vendas, que tiveram um incremento de cerca de 45% devido à essa redução de tempo”.

Para contatar a Gelt Tecnologia, acesse: www.gelt.com.br

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