Iniciativas reconhecidas

Como melhorar a gestão de pessoas, a comunicação integrada e, consequentemente, o atendimento aos clientes?

Na capital mineira, que neste ano teve o inverno mais quente da história, estão as quatro unidades da Prolar Netimóveis, eleita a imobiliária destaque da rede há quatro anos consecutivos.

 

Nos bastidores de todo o reconhecimento, está o trabalho de Vinicius Araújo ? que atua há 22 anos no mercado imobiliário ? para conquistar uma liderança mais eficiente e melhores resultados, fortalecendo a rede e promovendo o crescimento do colaborador. ?Temos como foco maior as pessoas, pois são elas que fazem tudo acontecer. Apoiar e incentivar nossos colaboradores, fazendo com que eles se sintam bem por estar aqui, sempre será nosso maior propósito?, afirma.

 

Uma das inovações de Vinicius foi a implementação de uma gestão descentralizada, focada na qualidade, nas pessoas, no relacionamento e na capacitação dos profissionais. ?Criamos uma gerência de relacionamento, que promoveu o crescimento das demais gerências comerciais e administrativas, além de um plano de carreira, que possibilita ao profissional crescer com a empresa. Um corretor, por exemplo, pode se tornar gerente, enquanto os gerentes podem se transformar em sócios-diretores de unidades futuras?, aposta.

 

A gerência de relacionamento à qual Vinicius se refere é executada por um profissional de relações públicas. ?A intenção é ter alguém avaliando e medindo os resultados das pessoas, sempre atento ao menor sinal de baixa motivação, para que possa agir com foco no problema. Temos de ajudar nossos vendedores a manterem sua autoestima em alta todos os dias?, assegura.

 

Iniciativas ? Além da gerência de relacionamento, a Prolar implantou ainda diversas outras ações para melhorar a gestão de pessoas, a comunicação integrada e, consequentemente, o atendimento aos clientes. Vinicius explica como funciona cada iniciativa e que benefícios elas trazem para a empresa:

 

Ação

Como funciona

Benefícios para a empresa

Comunicação integrada

Tudo o que acontece nas quatro unidades da Prolar é divulgado por e-mail, mural de comunicação e reuniões semanais, como: quem entrou e saiu da empresa, aniversário dos colaboradores, metas batidas, fatos interessantes, procedimentos e normas, etc.

Credibilidade, transparência, melhoria do clima organizacional, diminuição da ?rádio-peão? e da propagação de achismos.

 

Consultor destaque

Reconhecimento mensal para os corretores que se destacaram em produção e metas de vendas. Os prêmios variam de equipamentos eletrônicos a fins de semana em pousadas.

 

Estimula a competitividade saudável entre as equipes, alavanca a produção e incentiva o corretor a desenvolver suas habilidades em vendas e sua automotivação.

Encontros mensais

De caráter técnico e motivacional, são realizados com o objetivo de integrar, comunicar e informar novos procedimentos para as equipes.

Melhorias no relacionamento e produção.

 

Gestão à vista

O resultado das equipes de vendas é apresentado em painéis que ficam expostos em locais estratégicos da empresa.

Visualiza a produção real e estimula a competitividade.

 

Mural de comunicação

Toda informação recebida ou divulgada é impressa e fixada no mural, que fica na copa de cada unidade. A disposição dessas informações foi padronizada para que todas as unidades tenham o mesmo formato.

 

Informação é conhecimento, e conhecimento agrega valor. Logo, um colaborador informado é mais participativo, atuante e se envolve mais com a empresa.

Reuniões de produção

Semanalmente, as equipes se reúnem para traçar objetivos e metas, alinhar procedimentos e criar novas estratégias de vendas.

 

Estimulam o trabalho em equipe e a melhoria de resultados, além de fornecer uma noção real de como anda a produção.

Reuniões motivacionais

Realizadas quinzenalmente com as equipes, são cafés da manhã e happy hours com dinâmicas de grupo, leitura de textos, depoimentos, etc.

 

Melhoram o relacionamento, fortalecem o espírito de equipe, os objetivos, valores e visão da empresa.

Unidade destaque

São quatro modalidades simbólicas que classificam, em um quadro, as unidades em diamante, ouro, prata e bronze de acordo com o valor obtido nas vendas. O quadro circula mensalmente entre as unidades, e a premiação é reforçada nas comunicações por e-mail e nos encontros motivacionais.

Estimula a competição saudável entre as equipes, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho em grupo, pois toda a unidade comemora o título.

 

Videoteca Prolar

Uma coleção de vídeos de vendas, técnicos e motivacionais que fica à disposição dos gerentes e colaboradores para ser usada nas reuniões.

 

Colaboradores ficam mais atualizados, informados e motivados para buscar cada vez mais o conhecimento.

 

Claro que todas essas ações demandam investimentos, mas Vinicius garante que vale a pena: ?Não precisamos gastar muito para obter bons resultados. Quando você consegue montar uma equipe comprometida e responsável, as respostas são bem mais rápidas e eficientes. De qualquer forma, vale muito a pena investir, desde que você enxergue que o investimento está sendo revertido em aprendizado e praticado dia a dia?.

 

Um dos exemplos de sucesso é João Neves de Macedo, que entrou na Prolar como corretor júnior e, hoje, três anos depois, é gerente de negócios imobiliários, liderando uma equipe de 12 corretores. ?Eu amo trabalhar na Prolar e visto a camisa da empresa com prazer e honra. Aqui, não existem promessas de algo que esteja fora do alcance do nosso líder. O que se promete se cumpre com total exatidão e em tempo hábil?, elogia o colaborador.

 

Recrutamento ? Por falar em montar uma equipe comprometida e responsável, você deve estar pensando no que a Prolar faz para acertar no recrutamento e seleção, trazendo para a empresa profissionais alinhados com sua missão e expectativas. ?Talvez, essa seja a parte mais difícil do processo. Às vezes, você entrevista um profissional com ótima aparência, comunicativo, que possui formação superior e outras coisas mais. Aí, contrata e, com o passar do tempo, percebe que ele, apesar de ter as competências de um bom vendedor, não possui o perfil de um corretor de imóveis. Ou seja, você perdeu tempo e dinheiro treinando a     pessoa errada. Mas não tem jeito! No mercado de trabalho, é importante conviver para enxergar o perfil certo?, avisa Vinicius.

 

Metas ? As metas de vendas são estipuladas de acordo com o potencial de mercado. Se alcançadas, são recompensadas de forma bastante descontraída no Prêmio do Mês. ?Sempre colocamos prêmios de incentivos, como: máquina fotográfica, fim de semana em hotel fazenda, computador e até passeio de helicóptero com acompanhante ? que é um sucesso?, conta.

 

Ele sabe que de nada adianta cobrar resultados sem motivar e incentivar, da mesma forma que é inviável motivar e incentivar sem alcançar resultados. ?Sempre apostei nas pessoas. Trabalho muito para mostrar o caminho do sucesso e não meço esforços para fazer de um colaborador ?o cara?. Mas ele tem de mostrar que está fazendo sua parte, pois não trabalho com quem não dá retorno?, declara.

 

Para terminar, Vinicius deixa uma mensagem aos líderes de todo o Brasil que queiram se inspirar no modelo de gestão de pessoas da Prolar: ?Sempre me pautei por dar o exemplo, em vez de cobrar. Mostre que você não é líder por acaso. Liderar é ter sensibilidade para enxergar oportunidades onde muitos não veem, é respeitar as pessoas e acreditar sempre?.

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