Como melhorar a gestão de pessoas, a comunicação integrada e, consequentemente, o atendimento aos clientes?
Na capital mineira, que neste ano teve o inverno mais quente da história, estão as quatro unidades da Prolar Netimóveis, eleita a imobiliária destaque da rede há quatro anos consecutivos.
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Nos bastidores de todo o reconhecimento, está o trabalho de Vinicius Araújo ? que atua há 22 anos no mercado imobiliário ? para conquistar uma liderança mais eficiente e melhores resultados, fortalecendo a rede e promovendo o crescimento do colaborador. ?Temos como foco maior as pessoas, pois são elas que fazem tudo acontecer. Apoiar e incentivar nossos colaboradores, fazendo com que eles se sintam bem por estar aqui, sempre será nosso maior propósito?, afirma.
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Uma das inovações de Vinicius foi a implementação de uma gestão descentralizada, focada na qualidade, nas pessoas, no relacionamento e na capacitação dos profissionais. ?Criamos uma gerência de relacionamento, que promoveu o crescimento das demais gerências comerciais e administrativas, além de um plano de carreira, que possibilita ao profissional crescer com a empresa. Um corretor, por exemplo, pode se tornar gerente, enquanto os gerentes podem se transformar em sócios-diretores de unidades futuras?, aposta.
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A gerência de relacionamento à qual Vinicius se refere é executada por um profissional de relações públicas. ?A intenção é ter alguém avaliando e medindo os resultados das pessoas, sempre atento ao menor sinal de baixa motivação, para que possa agir com foco no problema. Temos de ajudar nossos vendedores a manterem sua autoestima em alta todos os dias?, assegura.
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Iniciativas ? Além da gerência de relacionamento, a Prolar implantou ainda diversas outras ações para melhorar a gestão de pessoas, a comunicação integrada e, consequentemente, o atendimento aos clientes. Vinicius explica como funciona cada iniciativa e que benefÃcios elas trazem para a empresa:
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Ação |
Como funciona |
BenefÃcios para a empresa |
Comunicação integrada |
Tudo o que acontece nas quatro unidades da Prolar é divulgado por e-mail, mural de comunicação e reuniões semanais, como: quem entrou e saiu da empresa, aniversário dos colaboradores, metas batidas, fatos interessantes, procedimentos e normas, etc. |
Credibilidade, transparência, melhoria do clima organizacional, diminuição da ?rádio-peão? e da propagação de achismos.  |
Consultor destaque |
Reconhecimento mensal para os corretores que se destacaram em produção e metas de vendas. Os prêmios variam de equipamentos eletrônicos a fins de semana em pousadas.  |
Estimula a competitividade saudável entre as equipes, alavanca a produção e incentiva o corretor a desenvolver suas habilidades em vendas e sua automotivação. |
Encontros mensais |
De caráter técnico e motivacional, são realizados com o objetivo de integrar, comunicar e informar novos procedimentos para as equipes. |
Melhorias no relacionamento e produção.  |
Gestão à vista |
O resultado das equipes de vendas é apresentado em painéis que ficam expostos em locais estratégicos da empresa. |
Visualiza a produção real e estimula a competitividade.  |
Mural de comunicação |
Toda informação recebida ou divulgada é impressa e fixada no mural, que fica na copa de cada unidade. A disposição dessas informações foi padronizada para que todas as unidades tenham o mesmo formato.  |
Informação é conhecimento, e conhecimento agrega valor. Logo, um colaborador informado é mais participativo, atuante e se envolve mais com a empresa. |
Reuniões de produção |
Semanalmente, as equipes se reúnem para traçar objetivos e metas, alinhar procedimentos e criar novas estratégias de vendas.  |
Estimulam o trabalho em equipe e a melhoria de resultados, além de fornecer uma noção real de como anda a produção. |
Reuniões motivacionais |
Realizadas quinzenalmente com as equipes, são cafés da manhã e happy hours com dinâmicas de grupo, leitura de textos, depoimentos, etc.  |
Melhoram o relacionamento, fortalecem o espÃrito de equipe, os objetivos, valores e visão da empresa. |
Unidade destaque |
São quatro modalidades simbólicas que classificam, em um quadro, as unidades em diamante, ouro, prata e bronze de acordo com o valor obtido nas vendas. O quadro circula mensalmente entre as unidades, e a premiação é reforçada nas comunicações por e-mail e nos encontros motivacionais. |
Estimula a competição saudável entre as equipes, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho em grupo, pois toda a unidade comemora o tÃtulo.  |
Videoteca Prolar |
Uma coleção de vÃdeos de vendas, técnicos e motivacionais que fica à disposição dos gerentes e colaboradores para ser usada nas reuniões.  |
Colaboradores ficam mais atualizados, informados e motivados para buscar cada vez mais o conhecimento. |
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Claro que todas essas ações demandam investimentos, mas Vinicius garante que vale a pena: ?Não precisamos gastar muito para obter bons resultados. Quando você consegue montar uma equipe comprometida e responsável, as respostas são bem mais rápidas e eficientes. De qualquer forma, vale muito a pena investir, desde que você enxergue que o investimento está sendo revertido em aprendizado e praticado dia a dia?.
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Um dos exemplos de sucesso é João Neves de Macedo, que entrou na Prolar como corretor júnior e, hoje, três anos depois, é gerente de negócios imobiliários, liderando uma equipe de 12 corretores. ?Eu amo trabalhar na Prolar e visto a camisa da empresa com prazer e honra. Aqui, não existem promessas de algo que esteja fora do alcance do nosso lÃder. O que se promete se cumpre com total exatidão e em tempo hábil?, elogia o colaborador.
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Recrutamento ? Por falar em montar uma equipe comprometida e responsável, você deve estar pensando no que a Prolar faz para acertar no recrutamento e seleção, trazendo para a empresa profissionais alinhados com sua missão e expectativas. ?Talvez, essa seja a parte mais difÃcil do processo. Às vezes, você entrevista um profissional com ótima aparência, comunicativo, que possui formação superior e outras coisas mais. AÃ, contrata e, com o passar do tempo, percebe que ele, apesar de ter as competências de um bom vendedor, não possui o perfil de um corretor de imóveis. Ou seja, você perdeu tempo e dinheiro treinando a    pessoa errada. Mas não tem jeito! No mercado de trabalho, é importante conviver para enxergar o perfil certo?, avisa Vinicius.
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Metas ? As metas de vendas são estipuladas de acordo com o potencial de mercado. Se alcançadas, são recompensadas de forma bastante descontraÃda no Prêmio do Mês. ?Sempre colocamos prêmios de incentivos, como: máquina fotográfica, fim de semana em hotel fazenda, computador e até passeio de helicóptero com acompanhante ? que é um sucesso?, conta.
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Ele sabe que de nada adianta cobrar resultados sem motivar e incentivar, da mesma forma que é inviável motivar e incentivar sem alcançar resultados. ?Sempre apostei nas pessoas. Trabalho muito para mostrar o caminho do sucesso e não meço esforços para fazer de um colaborador ?o cara?. Mas ele tem de mostrar que está fazendo sua parte, pois não trabalho com quem não dá retorno?, declara.
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Para terminar, Vinicius deixa uma mensagem aos lÃderes de todo o Brasil que queiram se inspirar no modelo de gestão de pessoas da Prolar: ?Sempre me pautei por dar o exemplo, em vez de cobrar. Mostre que você não é lÃder por acaso. Liderar é ter sensibilidade para enxergar oportunidades onde muitos não veem, é respeitar as pessoas e acreditar sempre?.