Inspira ação

Como inovar a gestão de equipes?

Atualmente, a competência se tornou uma questão de sobrevivência. O cliente não tolera mais vendedores que querem apenas vender e não sabem como realizar corretamente esse processo.

Para começar bem, é necessário criar um ambiente que inspire a equipe a fazer o melhor, que motive os profissionais a oferecerem o melhor para seus clientes. Sendo assim, que tal algumas “inspira ações”?

Inspira ação 1

Sua equipe e sua loja provocam vendas ou apenas as efetuam? Há uma diferença crucial entre ser ou não proativo no processo de vendas. É necessário preparação e atitude quando se quer realizar algo diferente.

Determinadas lojas definitivamente não estão preparadas para vender, pois detalhes básicos do ambiente, da estrutura, dos equipamentos e processos estão deficientes. Pense no seguinte: será que um salão de vendas mais organizado (não basta ser bonito) pode favorecer mais vendas? Será que um estoque mais organizado pode agilizar o atendimento? E um balcão de caixa devidamente arrumado, pode ajudar?

Para vários de nossos clientes a organização se tornou fundamental para alavancar vendas, acreditando que o processo de manter uma loja limpa e organizada é premissa para o sucesso. Mesmo quando o movimento é grande, é possível notar que a loja é mantida em ótimo estado.

O fato é que existem lojas que estão desorganizadas porque, devido ao número de clientes, a equipe decidiu (acertadamente) dar prioridade ao atendimento e às vendas, deixando para arrumar a loja em outro momento. Já outras lojas são desorganizadas, seja pelo descaso da equipe, seja pela falta de método e/ou habilidade da gerência.

Organize sua loja. Mantenha-a em ordem. Melhore seus resultados.

Inspira ação 2

Por que algumas vezes os vendedores são responsabilizados por processos operacionais, tais como: horário de chegada e saída, recebimento de determinadas formas de pagamento, preenchimento de papeladas; mas, por outro lado, são livres para praticar modelos de atendimento com os clientes?

Por exemplo, alguns gestores exigem que os vendedores cumpram horários, mas não exige que cumpram determinados procedimentos em seus atendimentos. Exigem que a equipe preencha determinados documentos, mas não exigem que ofereçam adicionais em seus atendimentos.

Já parou para pensar que se os vendedores chegassem todos os dias um pouco atrasados, mas em compensação oferecessem pelo menos um item adicional em cada atendimento, o gestor ficaria mais feliz e mais rico em menos tempo?

Não se trata de relaxar os padrões operacionais, mas de ter o mesmo peso na cobrança de procedimentos durante os atendimentos, os quais se tornam um padrão e determinam por vezes a identidade de determinadas redes de lojas.

Nossos clientes registraram crescimentos substanciais em suas vendas quando passaram a “cobrar” a responsabilidade dos vendedores em cumprir determinadas normas durante atendimentos.

Um simples sorriso; um cumprimento a todo cliente que entra na loja; uma determinada forma de demonstrar o produto; sempre apresentar um determinado item ou setor da loja; oferecer-se para cadastrar todo cliente; dizer uma frase ao terminar um atendimento; realizar pós-venda, entre outros procedimentos, podem se converter em mais e melhores vendas.

Crie. Treine. Responsabilize. Melhore a performance.

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