Inspira ação

Sugestões e ideias para quem quer inovar e alcançar bons resultados

Os desafios enfrentados por profissionais e empresas na busca de competitividade e permanência (com sucesso) no mercado estão cada vez maiores. Competir em ambientes incertos, dinâmicos e complexos exige competência de quem se habilita a aproveitar as oportunidades.

Atualmente, algumas delas determinam o perfil das empresas e dos profissionais com mais probabilidade de vencer. São elas: habilidade e rapidez para aprender, convertendo conhecimentos em ações efetivas; humildade para admitir a necessidade de reinvenção; disposição para adotar novas tecnologias e determinar processos internos que melhorem a eficiência; e foco permanente em resultados.

É necessário desenvolver um modelo de trabalho para sobreviver às turbulências do mercado e adquirir vantagens competitivas. Caso não haja capacidade para criar e/ou inovar, é necessário ter humildade para copiar. Quando se fala em cópia, deve-se entendê-la como o caminho das boas práticas, do benchmarking e do aprendizado. Enfim, às vezes não é necessário “reinventar a roda”.

Por esse motivo, a partir desta edição, começaremos a citar exemplos de quem está inovando e alcançando bons resultados.

Inspira ação 1

Uma ótima ideia na hora de atender com excelência (e que já vivenciei) é determinar uma sequência de etapas a serem cumpridas, a fim de construir uma experiência de compra diferenciada. Vender é uma técnica que exige planejamento, aprendizado e repetição para ser bem-sucedida.

Quando uma rede de lojas consegue estabelecer esse padrão de comportamento na equipe, ela estabelece um DNA, uma identidade, e isso causa impacto junto ao cliente. Ao estar em contato com a marca, o cliente acredita que terá acesso a determinados procedimentos, cuidados ou, até mesmo, mimos.

Para chegar a esse ponto, a empresa pesquisou, identificou o que poderia ser feito, explicou e reforçou benefícios, treinou colaboradores, acompanhou a manutenção do padrão, reconheceu e premiou aqueles que colaboram positivamente.

Inspira ação 2

Às vezes o trabalho no varejo e/ou em serviços se torna estressante pela rotina, pelos constantes desafios e pelas exigências de excelência. Nesse momento, a gestão deve lançar mão de alguma ferramenta, com o objetivo de garantir a correção ou a melhoria da performance da equipe.

Um excelente exemplo é propor jogos e competições para a equipe. Jogos que façam que ela queira jogar e ganhar. Competições elaboradas de forma profissional, elevando a produtividade e melhorando o moral da equipe. É como se todo dia tivéssemos um motivo diferente e importante para produzir mais e melhor.

Para incrementar seus resultados, uma determinada empresa resolveu adotar esse tipo de ferramenta como rotina em seus PDVs, criando um ambiente mais motivador para colaboradores e mais descontraído para os clientes.

Esses são alguns insights, algumas dicas do que podemos fazer para agir proativamente e melhorar nossos níveis de produtividade. Mais e mais ideias virão, entretanto uma coisa é importante: não basta somente se inspirar, é necessário agir!

Boas vendas e muita paz!

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