Jabuticabas

A fábula mostra a importância de ter iniciativa Um homem de idade avançada estava cuidando de uma planta com todo o carinho, quando um jovem aproximou-se dele e perguntou:

— Que planta é esta que o senhor está cuidando?
— É uma jabuticabeira ? respondeu.
— E ela demora quanto tempo para dar frutos?
— Pelo menos uns 15 anos ? informou.
— E o senhor espera viver tanto tempo assim? ? indagou irônico o rapaz.
— Não, não creio que viva mais tanto tempo, pois já estou no fim da minha jornada ? disse o ancião.
— Então, que vantagem leva com isso, meu velho?
— Nenhuma, exceto a de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você.

Baseado em fábula do www.sabedoriadosmestres.com

Moral para sua vida prática:

» Tenha iniciativa ? É essa atitude que diferencia um profissional notável de um medíocre. A falta dela é um grande obstáculo ao desenvolvimento de uma carreira. Então, deixe a lei do mínimo esforço para os outros. Lembre-se de que a proatividade está em alta nas corporações.

» Realize ? Faça o que é preciso ser feito, mesmo sem ser solicitado. Dedique-se como se fosse dono do negócio no qual trabalha. Dessa forma, você irá se sobressair. Mais do nunca, as empresas precisam de pessoas realizadoras.

» Seja o mestre ? É você quem decide o potencial a alcançar em sua carreira. Todos os dias, tem a chance de se exceder e tornar-se excepcional. Não perca tempo!

Cione dos Santos é especialista em desenvolvimento editorial e gestão empresarial. Faz parte da equipe editorial da revista VendaMais e das newsletters Criatividade em Vendas e Incentivos & Resultados.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima