Karen Almeida

Levantar as necessidades do cliente garante sucesso nas vendas

Gostar de pessoas. Esse é o principal ingrediente, na visão da vendedora Karen Lopes Almeida, para quem almeja conquistar sucesso na profissão. Gaúcha de Caxias do Sul, ela ficou em primeiro lugar durante quatro meses consecutivos entre os vendedores da Rede Microlins do Rio Grande do Sul. Em apenas um mês, a jovem vendeu 69 matrículas. Apaixonada por vendas, ela garante que age de maneira espontânea e acredita na honestidade como peça-chave para vender bem.

 

A história de Karen, em vendas, começou aos 17 anos, quando ela vendia lingeries e cosméticos para amigos e vizinhos. “Como sempre conseguia convencê-los a comprarem, uma vez ouvi que eu venderia até pedra”, lembra a vendedora. Entretanto, com o passar do tempo, ela começou a temer por seu futuro e almejar um emprego fixo que lhe garantisse tranquilidade financeira. Então, resolveu investir em treinamento e começou o curso de rotinas administrativas, na Microlins. “Quando faltavam dois meses para o fim do curso, abriu uma vaga no departamento comercial da empresa. Eu me candidatei, participei da seleção e fui contratada”, revela.

 

Hoje, dois anos depois, ela comemora a chance de poder ajudar os clientes. Para Karen, o principal atrativo de sua profissão é justamente a troca de experiências. “Vender é aprender com os outros, adquirir conhecimento e poder ajudar. Acho isso bem legal”, resume.

 

A vendedora acredita que sempre teve facilidade para interagir com as pessoas, mas trabalhar na Microlins fez com que ela desenvolvesse ainda mais esse lado. “Eles trabalham muito com a gente nessa parte, nossos treinamentos são bastante focados em realizar os sonhos dos alunos. Não é só uma venda, temos a missão de transformar sonhos em realidade, e nos empenhamos muito nisso. Acho que é por isso que temos um excelente retorno”, esclarece.

 

Além do atendimento pessoal, a funcionária também faz telemarketing. Para vender, antes de qualquer coisa, ela procura saber quais são as necessidades do cliente e desenvolve uma estratégia a partir dessas informações. Segundo Karen, cada atendimento é único. “É bom trabalhar aqui, porque a gente segue um script só na hora de fazer telemarketing. No atendimento, recebemos um treinamento para atender as pessoas da melhor forma possível, sempre chamando pelo nome e olhando nos olhos, mas de uma forma muito natural”, comenta a profissional. Dentre os cursos realizados por ela, está o de vendas e marketing no varejo, que foi oferecido pela Microlins em parceria com a VendaMais para os vendedores que atingissem suas metas. Essa foi a forma que a empresa encontrou de incentivar tanto a produtividade quanto o autodesenvolvimento de seus colaboradores.

 

Entretanto, as funções de Karen não acabam com o fechamento das vendas. Consciente da importância da pós-venda e fidelização de clientes, ela sempre entra em contato com seus consumidores para saber se estão conquistando os objetivos pretendidos. “A gente liga para a pessoa e pergunta como está o curso e se ela está trabalhando. Caso não esteja, marcamos um horário com agências de encaminhamento para colocá-la no mercado”, explica. Além disso, para manter os clientes, Karen envia mensagens em datas importantes e procura sempre encontrar outros serviços que possam ajudá-los a crescerem profissionalmente.

 

A jovem prefere perder uma venda a perder um consumidor. “Se percebo que as objeções são plausíveis, perco a venda. Procuro ser a mais honesta possível para poder conquistar a confiança da pessoa, porque sei que depois vou conseguir um retorno”, constata.

 

Quando questionada sobre a crise econômica, a vendedora é categórica: “A crise está sendo boa para nós”. Para ela, a crescente procura por emprego gerou uma maior necessidade de qualificação por parte dos aspirantes a uma vaga. “As empresas cobram cursos na hora de contratar, então as pessoas acabam procurando a Microlins para resolver esse problema. Elas sabem que a única solução é realmente se qualificar”, destaca.

 

Podemos perceber com essa breve história da Karen que, quando o vendedor está realmente empenhado em ajudar seu cliente, fazendo um levantamento de necessidades correto, sendo honesto e dedicando seu tempo para atender bem, o aumento nas vendas não é um esforço, mas sim um resultado natural e consequência de seu ótimo trabalho.

 

Colaboração: Natasha Schiebel

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