Lealdade corporativa

Seja, cada dia mais, um profissional leal e cresça na sua carreira e na sua vida! Lealdade é uma virtude difícil de ser praticada no mundo corporativo, pois ela só existe quando nos mantemos fiéis a nós mesmos. Essa virtude depende de uma série de fatores arraigados desde a infância: o meio onde fomos criados, a nossa história pessoal e principalmente os valores e princípios adotados pelos nossos pais no convívio familiar.

Lealdade significa ser verdadeiro consigo. Quando isso ocorre, fica mais fácil adotar essa virtude no relacionamento com as demais pessoas. Infelizmente, em razão da competição desenfreada que vivemos no mundo corporativo, a lealdade é colocada em segundo plano com muita facilidade quando a nossa ambição é desmedida ou atuamos num ambiente sob pressão.

Lealdade é diferente de fidelidade. A primeira exige, antes de tudo, a verdade consigo; a segunda requer também a verdade com as pessoas com quem nos relacionamos. Entretanto, não existe lealdade sem fidelidade e vice-versa ? motivo pelo qual as duas virtudes são difíceis de serem praticadas.

Ser leal a alguém, ao país ou a uma empresa significa que você nunca irá prejudicá-los, haja o que houver. Você pode mudar de companheiro, cargo ou empresa, mas a lealdade pressupõe que o compromisso seja verdadeiro até o fim, caso contrário, os princípios serão prejudicados.

Em várias empresas por onde passei, conheci poucos profissionais capazes de manter a lealdade. O discurso era bom, mas a lealdade caía por terra na primeira discussão com o chefe ou quando, diante da possibilidade de ascensão a um novo cargo, a oportunidade era dada para outro.

Para muitos, a lealdade acaba no dia da demissão, quando entra em cena o espírito de vingança. Aquilo que você defendeu durante muito tempo passa a ser motivo para difamação.

Em muitos casos, a deslealdade era justificada mediante à confusão entre valores e princípios, o que induz ao raciocínio incorreto de determinada situação. Coisas do tipo ?eu ganho pouco?, ?a empresa não merece minha lealdade? eram comuns.

A máxima bíblica continua a mesma, depois de dois mil anos: ?Você não pode servir a dois senhores ao mesmo tempo?. Isso vale para os relacionamentos conjugais, amizades e trabalho.

No entanto, falamos do ser humano, sujeito a falhas e desvios de qualquer natureza, refém do meio e das percepções equivocadas ao longo da sua experiência pessoal e profissional e sensível às pressões do mundo dominado por valores equivocados.

Diante das dificuldades existentes para se dominar essa virtude especial, quero compartilhar algumas lições que me permitiram alinhar os valores à minha conduta por todos os lugares em que passei. Cada pessoa constrói sua própria história, e o que vale para mim pode não valer para outros, porém, como já foi dito, princípios são inegociáveis.

No mundo corporativo, a lealdade será reconhecida em ações simples, como: não falar mal da empresa e dos colegas diante dos outros, defender os colaboradores e a instituição mediante comentários maldosos, honrar o compromisso e a palavra assumida desde o começo, demonstrar interesse e dedicação pelas coisas da companhia e manter-se fiel aos princípios ? independentemente das circunstâncias.

Não existe lealdade parcial. Ou você é leal ou não é. Pense nisso e seja feliz!

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima