Às vezes, necessitamos de algum pretexto para comprar um novo celular. A LG, empresa sul-coreana, parece saber disso…
Às vezes, necessitamos de algum pretexto para comprar um novo celular. A LG, empresa sul-coreana, parece saber disso e instalou um box nas ruas francesas, e, dentro dele, um sujeito aparentemente bem perigoso destruía o celular das pessoas. Uma abertura na instalação convidava os clientes a depositarem os celulares. Inocentemente, algumas pessoas aceitavam a proposta sem saber o que poderia acontecer depois.
Um sujeito, com uma serra elétrica, pegava o dispositivo e o destruía na frente das vítimas, que atônitas, assistiam o celular sendo despedaçado.
Ao final da tortura psicológica, o psicopata guardava todas as peças do celular em uma caixa e a devolvia pela mesma abertura onde as pessoas depositaram o celular. Quando elas abriam, a surpresa: na caixa, estava o novo smartphone da LG, o LG G2. Além disso, o telefone original também era devolvido, intacto. Com certeza, foi uma ação de marketing que assustou muita gente! E vendeu…
Confira o vídeo e se divirta com a reação das pessoas:
Fonte: Portal Promoview – www.promoview.com.br – especializado em Marketing Promocional
Ser educado é um bom negócio
Um restaurante em Jerusalém, Israel, com o objetivo de restaurar a experiência de apreciar a culinária e a conversa durante a refeição, oferece 50% de desconto para os clientes que desligarem o celular.
O dono do restaurante, Jawdat Ibrahim, conta que os smartphones destruíram a cultura de comer. Grupos de amigos e casais costumam se sentar em silêncio, olhando para a tela de seus aparelhos e pedindo para que seus pratos sejam reaquecidos, em vez de apreciar a comida ou uma boa conversa.
Ibrahim oferece, então, 50% de desconto aos clientes que aderirem a sua proposta. De acordo com o site DesignTAXI (www.designtaxi.com) , até agora quase todos os consumidores aproveitaram a oferta, redescobrindo a arte de ter uma boa conversa durante a refeição.
Sofistique-se
Se você pretende melhorar suas vendas em 2014, foque sua estratégia em agregar valor aos produtos e serviços que você comercializa. Ao contrário do que ocorreu nos últimos 10 anos, a nova classe social emergente já não conseguirá se expandir. Ou seja, aumentar rapidamente o seu volume de vendas com margens de lucro apertadas é um caminho arriscado. O negócio é explorar o share of wallet. Em outras palavras, aumentar sua participação no orçamento disponível para consumo de seus clientes e prospects. E agregar valor pode ser a resposta certa.
É o que a Whirpool, dona das marcas Cônsul e Brastemp, está fazendo. Em 2014, a empresa prevê lançar 160 novos produtos. Entre eles, um fogão que se conecta à internet ao preço de R$ 4.500,00. Já a Bombril, recentemente, lançou um limpador específico para microondas e computador, um detergente específico para lavar pisos e uma linha de sabonetes destinada a roupas de recém-nascidos. Detalhe: alguns desses produtos custam até 130% mais que seus concorrentes!
A mais amada
A marca Disney foi considerada a mais amada do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela APCO Worldwide com base nas impressões que os consumidores tiveram em suas experiências com a marca. O estudo avaliou oito sentimentos de consumidores em relação a 600 marcas de 15 mercados: reconhecimento, relevância, curiosidade, admiração, identificação, poder, orgulho e aproximação.
Apesar de ter a Disney à sua frente, as marcas de tecnologia foram as mais bem avaliadas, principalmente no quesito relevância – o que significa que elas têm um papel importante na vida dos consumidores. Entre as dez marcas mais amadas, cinco fazem parte do setor: Yahoo! (2ª), Google (3ª), Sony (4ª), Netflix (7ª) e Apple (9ª). Marcas do setor de alimentos e bebidas também ocupam posição de destaque, com Nestlé (5ª), Kellogg’s (12ª), Hershey’s (13ª), Coca-Cola (14ª) e PepsiCo (17ª).
Tendência
A indústria de bens de consumo, segundo estudo da consultoria Nielsen (www.nielsen.com.br), colocou uma quantidade recorde de produtos novos nas prateleiras brasileiras.
ANO |
Nº DE PRODUTOS |
2009 |
14.094 |
2010 |
13.595 |
2011 |
17.409 |
2012 |
16.670 |
2013 |
19.800 |
Um detalhe interessante: na maioria das categorias pesquisadas pela Nielsen (fogões, geladeiras, TVs, Celulares e automóveis), o consumidor optou pelas versões mais caras.
Preferência do consumidor |
Variação |
Produtos mais caros |
51% |
Mesmos produtos |
34% |
Produtos mais baratos |
15% |
Os números da pesquisa Nielsen são mais um lembrete de que você e sua empresa devem sofisticar os produtos e serviços que comercializam.