Lições de superlíderes

Como impulsionar e satisfazer minha equipe, gerando resultados incríveis para a empresa?

Superlíder é um gerente de vendas envolvido, que treina sua equipe, acompanha os resultados, estipula metas e dá ferramentas para a equipe alcançá-las, incentiva, motiva e busca, constantemente, melhores maneiras de fazer as coisas e aumentar as vendas. Parece muito? Bom, eles fazem tudo isso, e com um grande brilho nos olhos!

 

Na revista Liderança, contamos, todos os meses, histórias de gestores assim, que fazem a diferença pelas competências que possuem ou por meio das práticas que adotam. O objetivo é compartilhar com nossos leitores algumas dicas e processos que impulsionam as equipes, gerando resultados incríveis para a empresa e deixando os colaboradores muito satisfeitos.

 

Agora, você, que é leitor da VendaMais, vai conhecer um pouco do que fazem alguns dos melhores superlíderes que tiveram suas histórias publicadas na Liderança. Acompanhe as ideias e iniciativas de cada um e leve-as para o dia a dia de sua equipe.

 

Sucesso que vale ouro ? ?Muito bom-dia! Tudo bem?? É com esse entusiasmo que Lucas Cavalcante, gerente-comercial da Lemar Ink Cartuchos, de São Paulo, SP, recepciona seus colaboradores. Ele sempre chega uma hora mais cedo para organizar tudo e esperar seus funcionários na entrada da empresa. ?Diariamente, procuro injetar ânimo na veia dos meus vendedores. Se o dia começou ruim para eles, é preciso melhorar, pois, em geral, o que falta é um pouco de animação e um sorriso sincero?, diz.

 

Lucas se empenha bastante para sempre fazer a diferença no trabalho com sua equipe de vendas. Para motivar seus colaboradores, ele realiza campanhas mensais, como a Mercearia da Tia Catita. Nela, cada mil reais em vendas dava direito a um ?sucesso? (moeda utilizada na campanha) para que os vendedores pudessem escolher um dos produtos e comprá-los com os ?sucessos? adquiridos durante o dia. O local tinha quase tudo: pen drive, MP4, aparelho de DVD, caixa de bombom, celular, etc. Além da mercearia, outras campanhas já foram realizadas, por exemplo: o dia da beleza, café da tarde, festa dos anos 80, passaportes para as noites de terror do Playcenter e dia de confraternização com a família dos funcionários. No entanto, só ganha esses prêmios quem realmente atinge as metas.

 

Para isso, Lucas disponibiliza três treinamentos por semana relativos à motivação, à técnica ou ao produto. Também mantém uma comunicação diária através de MSN, e-mails e recados, o que estabelece uma relação de confiança com a equipe. ?Antes de tudo, preciso estar próximo de cada um de meus colaboradores e ser amigo de verdade. Afinal, você só desabafa com alguém em quem confia. Para a evolução do meu grupo, preciso realmente saber o que está acontecendo e ver as coisas bem de perto?, comenta.

 

Contratação garantida ? Nascida no interior do Maranhão, Dezée Mineiro foi contratada, em 1994, como gerente de marketing da DQS, uma associação alemã para certificação de sistemas de gestão. Dez anos depois, tornou-se diretora-executiva da empresa. ?Fui começando devagar, não tinha a pretensão de ser diretora, mas sempre quis saber e aprender mais. Então, a promoção se tornou algo natural?, conta.

 

Para Dezée, a chave do sucesso de uma empresa depende das decisões que são tomadas. Por acreditar nisso, ela escolhe a dedo seus colaboradores. ?Selecionamos por meio de currículos e recomendações e fazemos uma entrevista por telefone para analisar a postura e atitude do candidato. Em seguida, chamamos a pessoa para uma conversa e, só depois, fazemos uma dinâmica para descobrirmos suas habilidades?, afirma.

 

Na organização, o crescimento profissional é algo garantido. ?A DQS seleciona somente os estagiários que tenham como objetivo a contratação. O resultado desse trabalho é garantir que esses funcionários façam uma carreira de sucesso dentro da empresa?, diz Dezée. Mas, para fazer parte dessa equipe, é preciso ser diferente no que faz. ?Podemos escolher ser vitoriosos ou perdedores. Comigo, só trabalham os vencedores, porque os perdedores não aguentam?, brinca.

 

Urna de ideias ? Jorge Rossi trabalhou durante dez anos como jornalista, mas percebeu que aquilo não o deixava realmente feliz. Então, decidiu investir em outras áreas, batalhando para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Em maio de 2007, recebeu um convite para gerenciar a unidade da Inviolável, empresa de segurança privada, de Telêmaco Borba, PR. ?Fiquei muito feliz com a proposta. Estou conseguindo colocar em prática tudo aquilo que acredito ser importante para o sucesso de uma empresa por meio do poder da equipe?, garante.

 

Jorge acredita que todos podem ajudar no crescimento da empresa. Por isso, a opinião de cada um é essencial. Para que todos possam colaborar com ideias e sugestões, foi colocada uma urna, conhecida como ?urna do sucesso?, no ponto de maior circulação da organização.

 

Todo fim de cada mês, na reunião de avaliação do desempenho da equipe e resultados da empresa, a urna é aberta. De todas as sugestões apresentadas, duas são escolhidas e implantadas na companhia. ?Os benefícios da ?urna do sucesso? são as possibilidades de implantar várias ideias que vão melhorar nosso trabalho e atendimento aos clientes, criando também um ótimo ambiente. Para os colaboradores, é uma boa oportunidade de participarem de algumas decisões da empresa, o que cria uma visão de líder na hora de tomar a decisão e estimula a liderança que cada um tem dentro de si?, explica.

 

Teatro de vendas ? Treinamentos, workshops, cursos e palestras são palavras que fazem parte do dicionário de um bom líder. Com Ivan Lopes, gerente de vendas da Dolce Vitta Lingerie, de Londrina, PR, não é diferente. No entanto, sua liderança tem uma característica especial: a experiência em vendas.

Para se destacar, ele opta por fazer diferente na hora de treinar e incentivar a equipe que supervisiona, até porque já foi vendedor e entende como ninguém o dia a dia de seus colaboradores. Pense, por exemplo, em um teatro de vendas. Ivan reúne todos os vendedores e faz simulações do dia a dia. Assim, analisa a venda de cada um, dá conselhos de como melhorar, ajuda na performance do vendedor no momento de atender o cliente e fala sobre planejamento estratégico. ?É ali que a gente corrige as falhas. Cada um diz o que achou legal e o que não deveria ter falado. Todo mundo participa?, afirma.

 

Para Ivan, como todo bom líder, não basta treinar, determinar metas e receber resultados, é preciso se preocupar com seus colaboradores. Ele acompanha constantemente os vendedores, desde os novatos em suas primeiras vendas e visitas até o aprimoramento daqueles que já têm experiência.

 

Colaboração: Cristiane Dias

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