Líder, libere a criatividade da sua equipe! – GV n. 291

Como líder, você tem de dar suporte aos seus colaboradores, dando a oportunidade de eles contribuirem com soluções novas e originais. Para isso, procure indivíduos criativos para fazerem parte de sua equipe.

 

Talvez eles sejam anticonvencionais na maneira de abordar pessoas e situações, na maneira de se vestirem, etc. Algumas vezes, podem parecer criadores de casos. No entanto, são persistentes, estão frequentemente dispostos a assumirem riscos e têm imaginação viva.

 

Estimule as pessoas que trabalham com você a assumirem riscos – e recompense esforço e processo, não apenas resultados. Dessa forma, você envia a mensagem de que ação é tão importante quanto consequência.

 

Aceite pequenos melhoramentos, em vez de esperar os grandes. Pequenas vitórias são muito importantes, pois preparam as pessoas para grandes arrancadas mais tarde. Demonstre seu interesse por novas iniciativas, crie um orçamento para custear a experimentação.

 

Admita erros. É impossível conseguir melhoramentos importantes sem erros. Não considere o fracasso como o fim do mundo. Em vez disso, olhe-o mais como se fosse um trampolim. Crie em seu pessoal o interesse em descobrir o que saiu errado e como os obstáculos podem ser superados.

 

Apoie a persistência. Nem todas as inovações se originam de explosões da imaginação. `

Às vezes, as grandes inovações são fruto de horas, dias e, até mesmo, anos de experimentos e erros.

 

Seja aberto e sensível a novas ideias. Escute para ser influenciado e não para se concentrar na formulação de uma recusa. Caso ache difícil avaliar os méritos de uma nova ideia, descubra alguém que possa fazer isso e que possa defendê-Ia.

 

Mantenha uma atmosfera relaxada. Divertimento cria um ambiente alegre, que estimula a atividade criativa. Incentive ideias malucas ou visionárias, em especial as que não produzem uma influência negativa imediata sobre a empresa. Elas podem, muitas vezes, ser aperfeiçoadas e resultar em inovações.

 

Desafie diariamente seu pessoal a apresentar novas ideias. Instale um mural na área de trabalho e anime seus colaboradores a anotarem nele as ideias que tiverem. Comente e avalie essas ideias na reunião seguinte.

 

Desprenda-se de seu ramo de atividade e saia à procura de novas ideias que poderiam ser usadas em sua área. Embora possa obter ideias em áreas semelhantes dentro de sua empresa, você descobrirá soluções mais inovadoras em outras empresas e indústrias.

 

Desafie o seu pessoal e a si mesmo a pensarem em mais razões sobre por que uma nova ideia funcionaria ou não.

 

Aumente o valor de suas ideias aplicando o processo SCAMPER.

 

Substitua

Combine

Adapte, acrescente, ajuste

Modifique, minimize, magnifique

Ponha peças em outros usos

Expanda, elimine, elabore

Reverta, rearrume

 

Vejamos com mais detalhes esse processo:

 

  • Substitua itens semelhantes a fim de formar novos produtos. Exemplos: palito de pirulito em cotonete. Metal por plástico.

 

  • Combine itens muito diferentes para produzir um produto ou serviço sinérgico. Exemplos: telefone + relógio. Hélio + motor para construir um dirigível.

 

  • Adapte, adicione ou ajuste itens semelhantes. Exemplo: duas lâminas para formar um sistema de barbear de dupla ação.

 

  • Modifique, maximize ou minimize para outros usos. Exemplo: de discos de vinil para CDs compactos e com maior capacidade.

 

  • Ponha peças em novos usos. Exemplo: jornal para uso em embalagem.

 

  • Elimine elementos desnecessários. Exemplo: elimine embalagens usando refis.

 

  • Reverta ou rearrume itens. Exemplo: uma faca pode se tornar um cutelo.

 

Os exemplos citados se baseiam em produtos. O SCAMPER, porém, pode ser usado em todos os tipos de situações visando à solução de problemas. É claro que esses produtos mencionados já existem. Mas quem disse que você não pode criar um novo?

 

“O homem sensato adapta-se ao mundo. O insensato persiste em tentar adaptar o mundo a si mesmo. Consequentemente, todo progresso depende do insensato”

George Bernard Shaw

 

Livro:O gerente instantâneo

Autor: Cy Charney

Editora:Record

Colaboração:Marco Aurélio Marcondes

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima