Saiba por que as empresas precisam de verdadeiros lĂderes e seja um deles Para mim, nĂŁo há nada mais importante em uma empresa que os recursos humanos. Podemos oferecer a melhor tecnologia, as melhores ferramentas materiais e financeiras, porĂ©m se as dermos a pessoas incapazes, sem criatividade e talento, esses recursos se tornam obsoletos.
A presença de lĂderes nas organizações Ă© condição sine qua non ao sucesso. Acredito que a função do lĂder Ă© mostrar aos membros das equipes, coletiva e individualmente, que vale a pena gastarem um dia das suas vidas para realizar os trabalhos naquele momento, trazendo resultados inigualáveis, que nĂŁo seriam obtidos sem esse lĂder.
As empresas que tĂŞm subsĂdios materiais e financeiros suficientes nĂŁo dĂŁo certo por nĂŁo apresentarem lĂderes eficazes Ă frente dos negĂłcios ? formando sinergia na equipe, que trabalhará entusiasticamente em prol da geração de bons resultados ? ou porque na sua instalação, seus idealizadores procuraram habitar em locais inadequados sem plantar as boas sementes nos fĂ©rteis solos do planejamento.
Por mais difĂcil que seja fazer previsões, o futuro Ă© o melhor momento, pois podemos projetá-lo, visualizá-lo, criá-lo e, se ele nĂŁo nos brindar com o que desejamos, podemos apagá-lo, reeditá-lo e recriá-lo quantas vezes quisermos ou formos capazes de iniciar.
Máquinas e dinheiro podem fazer isso? Óbvio que não. Eles apenas estão inseridos nos bastidores da mente humana como ferramentas que colaboram e coabitam na geração de resultados positivos.
Repetidas vezes, um grande número de organizações aparentemente férteis e capazes de plantar e fazer germinar os melhores frutos não têm êxito. Ocorre que nessas empresas que não fazem florescer o jardim dos seus produtos, há desvalorização do capital humano, que é de longe o que pode oferecer à empresa os doces frutos dos lucros.
De certo, quem alega que lĂderes sĂŁo desnecessários, sugerindo que a empresa Ă© um organismo dependente Ăşnica e exclusivamente do sistema em que está inserida e do mercado externo, nĂŁo acredita no que pensa ou escreve, mas está criando novos mercados e oceanos para fazer os locais mais desconhecidos do nosso inconsciente refletirem.
Entretanto, aqueles convictos de que Ă© por meio das pessoas que se pode atingir os melhores resultados nĂŁo se abalarĂŁo com os comentários imprudentes ou sugestões tecidas por quem nunca foi lĂder ou teve oportunidade de trabalhar ao lado de um.