Live Marketing ganha relevância na comunicação mundial

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências de mercado?

Chama a atenção dos especialistas o peso que ganham as ações LMA (Live Marketing Arts). O artigo do Marcelo Lenhard, presidente da Hands, ressalta esta tendência. Ele destaca que já se foi o tempo em que Fantomas e Ted Boy Marino faziam sucesso nos antigos telequetes, empolgando multidões pelo que pareciam ser e fazer. Na época nos permitíamos enganar como se aquelas lutas não fossem coreografadas, como se os golpes de fato atingissem e ferissem os lutadores. Vibrávamos como se tudo fosse verdade! Hoje, no MMA, categoria de luta que há alguns anos cresce exponencialmente no cenário midiático mundial, lutadores de verdade golpeiam e sangram de verdade em um trabalho de construção de marca do UFC, que inclui tornar cada um dos grandes lutadores “heróis-produtos”, alçados ao grau de mitos. Relacionando essas duas histórias, percebemos que o sucesso do MMA está intimamente ligado à verdade, talvez por termos perdido a ingenuidade e não nos permitamos mais ser iludidos. Por outro lado, ao contrário da era do primitivo telequete, hoje queremos protagonizar também. O lugar de meros espectadores não nos atrai mais. O UFC é verdade viva e atinge o status de protagonista no cenário da comunicação mundial, atividade esta que explora a vida ao vivo como estratégia de branding e de vendas, com todas as virtudes e fragilidades que isso implica. Essa modalidade prega a verdade da comunicação das marcas que, assim como os Andersons e os Minotauros do MMA, se expõem verdadeiramente no ringue da vida, conquistando seu espaço pelos reais atributos que têm, e não pelos que dizem ter. O LMA (Live Marketing Arts) através de suas "Artes", Ativações, Campanhas Promocionais e de Incentivo, Eventos e etc, proporciona e estimula as sensações sinestésicas, sejam elas táteis, olfativas, gustativas, visuais, auditivas ou correlacionadas, trazendo uma imediata conexão com sentimentos, lembranças e principalmente experiências reais. São exatamente estas experiências que dão ao Live Marketing o poder de transformar pessoas em mídia poderosa, principalmente pela recomendação e validação por parte delas, que se multiplicam pelas vias intermináveis da web. Por isso as grandes marcas têm lançado campanhas inteiras direcionadas a esta modalidade para tornar mais íntima e profunda a relação com seus consumidores, convertendo resultados incríveis. Small Business da American Express, que utilizou o Black Friday americano para se relacionar com os comerciantes de todo EUA, que você pode ver em detalhes acessando o Promoview (www.promoview.com.br) , retrata a eficiência das estratégias focadas no Live Marketing.

Mensagens do Facebook vão para garrafas de cerveja

Para comemorar o seu aniversário de 140 anos a Heineken convidou as pessoas para fazerem parte da celebração em uma grande instalação de luz por meio de contribuições na rede socialFeito com 5.000 garrafas icônicas, a exposição de LED integrou o Festival de Luzes de Amsterdã, no centro da capital holandesa, sede da marca. Como parte da festa global, as pessoas compartilharam mensagens e fotos para a celebração por meio do Facebook, que deram vida a instalação eletrônica.

Dados do eMarketer revelam explosão do e-commerce no Brasil

De acordo com o eMarketer, o e-commerce B2C do Brasil alcançará US$ 26,9 bilhões em 2015, com 31,6 milhões de brasileiros fazendo compras de pelo menos um produto no meio digital nesse ano. A eMarketer atribui o crescimento aos seguintes fatores:

  1. Opções de pagamentos móveis: enquanto 63% dos brasileiros utilizaram cartões de crédito para fazer compras online, os 37% restantes usaram boletos bancários, que é uma forma segura para aqueles que não possuem cartão de crédito realizar compras online.
  2. Segurança on-line: vários consumidores potenciais no Brasil e na América Latina ainda hesitam em comprar online devido a preocupações com segurança. Entretanto, uma pesquisa de 2011 da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico apontou que 70% dos internautas brasileiros afirmaram que a segurança online melhorou nos últimos anos. Além disso, outras mudanças que estão ocorrendo no Brasil podem impactar o e-commerce em 2013 e nos próximos anos.
  3. Mais usuários: projeções sugerem que de 70% a 80% de usuários domésticos de internet devem ter acesso à Internet até 2015, o que significa que o Brasil pode passar de 78 milhões de usuários da rede em 2011 para mais 140 milhões até 2015.
  4. Mais mobile: o grande crescimento da internet para 2015 se refere a conexões via PC. Entretanto, a penetração de dispositivos móveis está em mais de 100% no Brasil, onde eles representam o segundo maior meio de acesso à internet. Além disso, uma pesquisa de 2011 do Mobile Entertainment Forum revelou que 79% dos brasileiros usam seus celulares em alguma fase do processo de compra. Juntando esses dois fatores, conclui-se que o mobile commerce pode, em breve, engrenar no Brasil, aumentando ainda mais o mercado do e-commerce no país.
  5. Mais crédito: segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a posse de cartões de crédito cresceu em 2011 no Brasil. A associação entrevistou quatro mil consumidores e descobriu que 72% possuíam cartões de crédito ou de débito – em 2010, esse índice era de 68%. A pesquisa também mostrou que quase metade da classe C que foi entrevistada tinha cartão de crédito, enquanto que em 2010 esse percentual foi de 38%. Os cartões de crédito tornam o e-commerce bem mais fácil e, se essa tendência continuar, mais compradores brasileiros podem entrar no mercado online do país.

Fonte: Camila Manchini – [email protected].

Edição de Julio Feijó Neto, consultor especializado em Marketing Promocional e editor do portal Promoview – www.promoview.com.br. Colaboração: Júlio Clebsch

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