Lucre com a exclusividade – CV n. 69

Índice

 

Nesta edição:

  1. Ganhe com algo grátis

  2. Lucre com a exclusividade

  3. Grandes números

 

 

Apoio acidental

Promoção

 

A Nathan’s Famous é a cadeia de lojas de cachorro-quente mais famosa dos Estados Unidos, mas seu começo foi difícil. Antes de sair e abrir o negócio que leva seu nome, Nathan Handwerker trabalhava em uma lanchonete muito conhecida, e também a preferida dos clientes.

 

Ele percebeu que se quisesse ganhar mercado, precisaria de uma grande ideia. Então, Nathan tentou o que muitos empreendedores fazem: baixou os preços. Mas, ainda assim, seu antigo patrão tinha a preferência dos moradores locais.

 

Como não tinha nada a perder e aproveitando o fato de que havia vários hospitais e clínicas perto de sua loja, ele começou a dar cachorros-quentes para médicos e enfermeiros que aparecessem lá de uniforme. Rapidamente, o público começou a associar os sanduíches aos profissionais, o que foi reforçado com mensagens: “Se os médicos comem nossos cachorros-quentes, você sabe que eles são bons!”.

 

Hoje, as lojas da Nathan vendem mais de um milhão de cachorros-quentes por ano. E a loja do antigo patrão dele desapareceu.

 

Quem pode dar um ar único à sua empresa?

 

 

Ganhe com algo grátis

Mídias alternativas

 

No exterior, universitários se beneficiam com fotocópias e cadernos grátis. Simples: o verso das cópias e as margens das folhas dos cadernos são vendidos para anunciantes. Uma ideia simpática e que melhora a imagem de todos: de quem anuncia e de quem fornece o serviço.

 

A ideia do gratuito chegou até mesmo aos táxis ou, pelo menos, a um tipo especial de transporte que existe em Dublin, na Irlanda: uma espécie de carro de golfe elétrico com três rodas, que também pode funcionar na base do pedal. As corridas são limitadas ao centro da cidade e quem paga a conta são os patrocinadores.

 

Você também pode oferecer algo grátis, sem que isso pese no seu bolso. Procure parceiros!

 

 

Comunidade de indicações

Internet

 

O site LeadVine (www.leadvine.com) usa o poder das comunidades virtuais, que já funcionam bem com música e outros tipos de entretenimento, para aumentar as vendas. O funcionamento é simples. Ao se cadastrar, o vendedor pergunta que tipo de cliente ele procura. A comunidade oferece indicações e, se um dos indicados fechar negócio, quem indicou recebe uma comissão.

 

O recorde atual de comissão oferecida é de US$50 mil para quem indicar algum interessado em investir US$2 milhões num empreendimento imobiliário em Oregon, Estados Unidos.

 

 

A força do exclusivo

Serviços ao consumidor

Quem tem o cartão Visa conta com um setor privilegiado no Estádio do Palmeiras. O cartão dá direito a amenidades como um portal de entrada, bares e banheiros exclusivos. A ideia é valorizar tanto os torcedores do clube quanto os portadores do cartão.

 

Você também pode fazer algo parecido. Que tal um horário exclusivo para atender seus melhores clientes?

 

 

Conceitue sua marca

Posicionamento

 

Claudião, o dono de uma churrascaria na BR-101, acreditava que poderia oferecer mais. Ele queria se diferenciar dos demais estabelecimentos que o cercavam à beira da estrada. Foi então que teve uma brilhante ideia. Mandou fazer um outdoor com a frase que, para ele, era o grande destaque de seu restaurante: “Sinta na carne o exagero do Claudião”. 

 

Realmente. É difícil ir ao litoral catarinense sem perceber o anúncio. Deu tão certo que muitas pessoas param e fazem fila para comprovar esse exagero. O local está sempre cheio.

 

Crie um conceito de marca você também!E faça com que sua empresa ou produto seja conhecido por meio dele.

 

 

Um novo barbear

Fidelização

 

Líder com 97% do mercado de lâminas de barbear no Brasil, a Gillette precisava e queria vender mais. O que poderia ser o mais óbvio para muitos não foi para a Gillette. Em vez de brigar com seus concorrentes por míseros 3% de mercado, a empresa chegou a conclusão de que era mais lucrativo criar uma nova necessidade: fazer com que os homens aumentassem a frequência do uso das lâminas, especialmente no inverno.

 

Para isso, lançou um aparelho que garantia um barbear mais rente, confortável e com menos irritação, conhecido como Mach 3 – um dos maiores sucessos da história da empresa. Primeiro, a companhia apostou nas mulheres para promover os aparelhos masculinos. Pouco tempo depois, criou um aparelho de barbear para o público feminino. Com essa estratégia, ampliou as vendas em 30%.

 

Aumente a frequência de uso do seu produto – estimule uma maior utilização dos seus produtos pelos usuários que já são consumidores da sua marca.

 

 

Ganhar da concorrência

Publicidade

 

No interior dos Estados Unidos, o dono de uma pequena pizzaria, sem muito dinheiro para investir em grandes anúncios na lista telefônica, resolveu pensar diferente.

 

Foi então que surgiu a ideia inovadora: colocar um pequeno anúncio na mesma página de seus concorrentes, que possuíam grandes blocos chamativos. Nesse espaço, ele também incluiu a frase: “Quem trouxer até a Pizzaria X a página com este anúncio ganha uma pizza na hora”.

 

Com essa medida, a pizzaria lotou de degustadores e futuros clientes. Esgotou todo o estoque de pizzas e também eliminou boa parte dos anúncios de seus concorrentes da lista telefônica.

 

Faça diferença– saiba escolher o meio para divulgar sua marca e a forma como você fará esta divulgação, pois ela pode fazer toda a diferença.

 

 

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Uma experiência criativa

 

Muito mais que um terno

O consultor e palestrante em vendas Eugênio Sales lembra, com satisfação, da experiência que viveu quando foi a um shopping procurar um terno. Na entrada da loja, foi recebido por um senhor muito bem-vestido que, com um sorriso, foi logo dizendo que era um prazer recebê-lo ali e que aquela loja estava pronta para satisfazer qualquer necessidade dele. “Quando falei que queria ver alguns ternos, ele me levou para uma seção extremamente limpa, espaçosa, bem iluminada e confortável. Imediatamente, chegou uma moça com água e café para me servir. De repente, o senhor trouxe dez tipos diferentes de terno, enquanto um colega dele trazia uma dezena de gravatas e diversos tipos e cores de camisas”, relata.

 

Eugênio comenta que em momento algum eles forçaram a compra, preocupando-se exclusivamente em atender com satisfação. “Quando escolhi o terno, foram superpráticos e rápidos. A minha surpresa final foi receber o terno embrulhado com a camisa e a gravata em papel de presente. E o vendedor, ao se despedir, falou: ‘Tomei a liberdade de embrulhar para presente, afinal, o senhor merece’. Junto também veio um cartão do vendedor e um agradecimento pela preferência”, lembra.

 

Essa experiência vivenciada pelo Eugênio ensina que custa quase nada procurar maneiras de encantar o cliente com criatividade e excelência. “Basta apenas boa vontade, profissionalismo e bom humor, e é isso que o cliente deseja cada dia mais. Ele quer ser paparicado e gosta de ser surpreendido positivamente. Vale a pena tentar”, recomenda.

 

 

Grandes Números

18,5 milhões de brasileiros acessam a web em casa.

Fonte: Portal IDG Now!

 

2,3 trilhões de SMS serão enviados em 2008 no mundo todo.

Fonte: Uai

 

4% é quanto a economia brasileira tem condições de crescer em 2009, segundo o ministro Guido Mantega. Segundo ele, não há perigo de recessão em Países emergentes.

 

 

Frase

“O que destrói a criatividade é o senso do ridículo”

Confúcio

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