Maneiras criativas de driblar a concorrĂȘncia

Quais sĂŁo as dicas criativas do mĂȘs para driblar a concorrĂȘncia?

Atenção – Quero que você me valorize e me faça sentir especial

Respeito com um toque de moda

Em dinamarquês, “omhu” significa algo como “sendo bem cuidadoso”. Esse foi o nome escolhido por uma fábrica de artigos para idosos daquele país. As bengalas que eles produzem, por exemplo, estão batendo recordes de venda devido a alguns avanços de design: o cabo é largo e possui faixas antiderrapantes. Assim, o usuário pode encostar a bengala em qualquer parede sem o perigo de ela escorregar e cair, o corpo é feito de alumínio, deixando todo o conjunto mais leve e a ponta é feita com um sistema que imita os tênis de alta performance: absorve os impactos, dá tração e impulsiona a bengala. Mas o grande charme é mesmo as cores usadas na bengala, acompanhando as tendências da moda. Não é porque o cliente é idoso que não tem essa necessidade.

 

Sambando com os cabelos

Tá na cara, ou melhor, na cabeça! Para sambar bonito, além de samba no pé, tem de fazer os cabelos sambarem. É por isso que a marca de produtos de tratamento dos cabelos Pantene Pro-V resolveu dar uma força para quem quer incrementar o ritmo. Neste carnaval, a marca lançou o passinho “Hair Samba”, que ensinou as mulheres a movimentar a cabeça e sacudir os cabelos para arrasar no Carnaval.

Além de ensinar o “Hair Samba”, a Pantene premiou as mulheres mais criativas no quesito samba no pé e balanço nos cabelos. Cinco mulheres que demonstraram maior criatividade, irreverência e originalidade para sambar, destacando o movimento das madeixas como um diferencial, foram selecionadas entre candidatas do mundo todo para mostrar na Sapucaí a interpretação desse ritmo.

Todas as participantes postaram vídeos no site www.hairsamba.com e as cinco mais criativas ganharam pacotes turísticos de sete dias e seis noites, com direito a um acompanhante, para desfrutar o carnaval 2011 no Rio de Janeiro. Além do pacote, as vencedoras mostrarão seus passinhos na escola de samba Vila Isabel.

 

Valor –Quero pagar um preço justo e correto e sentir prazer ao comprar

Fazendo uma limonada

No início de dezembro de 2010, Bernie Ecclestone, todo-poderoso da Fórmula 1, foi assaltado em Londres. Além de levarem vários objetos valiosos, os ladrões lhe deram uma bela surra. Entre os objetos roubados, estava um relógio Hublot, que recentemente assinou um contrato com o próprio Ecclestone para ser o relógio oficial da categoria máxima do automobilismo. E a marca usou o incidente para se promover – tirou fotos de Ecclestone machucado, sob a frase: “Veja o que as pessoas fazem por um Hublot”. É preciso estar atento para aproveitar as oportunidades.

 

Descoberta – Quero poder indicar sua empresa para minha família, amigos e colegas

Museus sociais

Veja alguns exemplos de como importantes museus do mundo estão usando as redes sociais. Adapte as ideias deles para o seu negócio:

  • Twitter –A ação do Museu de Ciência e Indústria de Chicago teve duas fases. Na primeira, procurou voluntários para a função de guia. Mas havia um detalhe: a pessoa teria de morar no museu e tuitar com frequência suas impressões sobre as peças em exibição e a reação do público. Na segunda fase, se o vencedor do concurso atingisse um determinado número de seguidores e retuitadas, ganhava US$10 mil.
  • Inspiração –A Biblioteca do Congresso norte-americano abriu uma exposição só sobre pássaros e flautas. Pássaros, porque são o símbolo do Twitter, e flauta, devido ao som e ao significado. A palavra twitter poderia ser traduzida para o português como “trinador”.
  • Smartphone –O museu Tate, em Nova Iorque, lançou um aplicativo (app) para smartphones do tipo iPhone. Trata-se de um joguinho do tipo Pokémon, no qual, em vez de bichinhos, você duela usando as obras de arte em exposição no museu. Ao se divertir, aprende um pouco sobre arte.

 

Novidades – Quero ser surpreendido positivamente

Anúncio musical

A Cyrela Brazil Realty e a Magik Empreendimentos Imobiliários resolveram inovar no lançamento de um charmoso condomínio residencial na Mooca, em São Paulo. Eles veicularam um anúncio musical para 10 mil assinantes do jornal O Estado de São Paulo. Quem recebeu o jornal pode escutar a melodia de La traviata, peça que resgata a tradição italiana, que também faz parte da história da Mooca.

Desenvolvido em parceria entre o veículo e a agência Eugenio Marketing Imobiliário, o anúncio ocupou quatro páginas e pode ser ouvido no momento em que elas forem folheadas. A tecnologia utilizada para implementar essa ideia é equivalente a dos cartões de aniversário e de Natal, nos quais um dispositivo sensível à luz é acionado e reproduz a música tema do empreendimento. O chip foi embutido na sobrecapa da editoria de Economia & Negócios. Com certeza, quem abrir essas páginas vai ser bastante surpreendido.

 

 

A sua miniatura?

É fato que a nova década é a da exclusividade. Cada vez mais, as pessoas primam por produtos que só elas podem ter ou que, de alguma forma, tenham cara de produto único. Pensando nisso, um empresário brasileiro resolveu trazer ao Brasil o site minime (numa tradução direta: mini eu).

O site www.1minime.com oferece para os brasileiros um formato que já faz muito sucesso no mercado norte-americano. Que tal fazer uma miniatura sua? Isso mesmo, você pode postar a sua foto no site e, a partir de R$160, comprar um boneco de 16 centímetros com suas feições.

O site ainda dá a oportunidade de escolher o tipo de corpo que o comprador deseja que o seu bonequinho tenha: modelo esportista, executivo, para noivos, casais e uma enorme variedade de opções.

 

Contribuição –Quero que você contribua com causas que me importam

Bolsa-teclado

O designer português João Sabino resolveu dar uma utilidade mais fashion e sustentável para as teclas dos computadores velhos que são descartados depois que já não apresentam mais o desempenho esperado. Ele resolveu criar bolsas com as teclas inutilizadas! As key bags estão sendo criadas em quatro cores: branco, preto, vermelho e rosa e podem ser adquiridas no site do designer (www.joaosabino.pt). O preço do acessório varia de 130 euros a 145 euros (aproximadamente R$350 a R$400). Se os clientes desejarem, o designer customiza as bolsas com a mensagem desejada.

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima