Maneiras criativas para driblar a concorrência

Quais são as dicas criativas do mês para driblar a concorrência?

Descoberta –Quero poder indicar a sua empresa para minha família, amigos e colegas

Por que mentir, se você pode se teletransportar?

Uma cervejaria de Mendoza, na Argentina, fez uma interessante campanha. O comercial iniciava lembrando que os homens frequentadores de bares têm em suas namoradas o principal problema. Elas não gostam muito que seus namorados se reúnam com os amigos em bares.

Foi então que a cerveja Andes resolveu ajudar seus consumidores e criou a Teletransporte, uma cabine no formato de tulipa, com vedação acústica e simulação de sons (de hospital, chuveiro, trânsito, ginásio, bebê chorando, etc.).

Qual era a ideia? No momento em que um cliente receber a ligação da namorada, ele vai à cabine no interior do bar e escolhe o som do lugar que planeja simular. Ao atender à ligação da namorada, o frequentador do bar pode afirmar que está cuidando do sobrinho e, com o choro da criança ao fundo, é praticamente impossível que ela não acredite. É ou não uma forma de sinalizar ao cliente que você se preocupa com ele?                           

Visite o site: www.youtube.com/watch?v=K7xMfN8U_xw
 

Conexão –Quero fazer parte de um grupo de pessoas com valores iguais aos meus

Escola de negócios e o Milan

Que tal ir além do que os seus concorrentes oferecem? Os alunos da escola de negócios Trevisan terão programas de palestras sobre as estratégias de comunicação e marketing do clube italiano Milan.

Entre os temas, os alunos da Trevisan poderão conhecer mais sobre gestão do centro de treinamento de Milanello; estrutura de operações dos estádios San Siro (ou Giusepe Mease, para os torcedores do Inter de Milão) e Olímpico; gestão de instituições esportivas e visitas aos estádios San Siro e Olímpico e ao centro de treinamento de Milanello.

Aliada a essa inédita experiência, os alunos também poderão acompanhar uma partida da temporada 2010/2011 entre os clubes Milan e Sampdoria.

O acordo possibilita que os alunos dos cursos de gestão e marketing esportivo da Trevisan tenham oportunidade de fazer um módulo internacional. A primeira turma está programada para abril. A primeira edição do módulo será de 15 a 22 de abril de 2011 e percorrerá Roma e Milão.

 

Visite o site:www.trevisan.edu.br

 

Novidades – Quero ser surpreendido positivamente

Museus sociais

Veja alguns exemplos de como importantes museus do mundo estão usando as redes sociais. Adapte as ideias deles para o seu negócio:

  • Twitter –A ação do Museu de Ciência e Indústria de Chicago teve duas fases. Na primeira, procurou voluntários para a função de guia. Mas havia um detalhe: a pessoa teria de morar no museu, e tuitar com frequência suas impressões sobre as peças em exibição e a reação do público. Na segunda fase, se o vencedor do concurso atingisse um determinado número de seguidores e “retuitadas”, ganhava US$10 mil.
  • Inspiração –A Biblioteca do Congresso norte-americano abriu uma exposição só sobre pássaros e flautas. Pássaros, porque são o símbolo do Twitter. Flauta, devido ao som e ao significado. A palavra twitter poderia ser traduzida para o português como “trinador”.
  • Smartphone –O museu Tate, de Nova York, lançou um aplicativo (app) para smartphones do tipo iPhone. Trata-se de um joguinho do tipo Pokémon, no qual, em vez de bichinhos, você duela usando as obras de arte em exposição no museu. Ao se divertir, aprende um pouco sobre arte.

 

Significado – Quero que você entenda que o produto ou serviço que estou adquirindo é realmente importante para mim

Fazendo história

A Dalmore é uma pequena destilaria escocesa que se propôs a diferenciar seus produtos, como os uísques mais refinados e exclusivos que alguém pode comprar.

Tal posicionamento se comprovou com o lançamento do Trinitas, o primeiro uísque a ser vendido por mais de US$100 mil a garrafa. Parte desse preço se justifica por ser um produto único: o malte de altíssima qualidade da Dalmore, envelhecido por 64 anos. E outra parte se explica pela raridade: na foto, você está vendo toda a produção do Dalmore Trinitas. Isso mesmo, três garrafas, daí o nome. Uma garrafa ficou no Reino Unido, outra foi comprada por um norte-americano e a terceira vai a leilão em breve.

O Trinitas pode não entrar na lista das bebidas mais vendidas, mas certamente divulgou a marca.

 

Descoberta – Quero poder indicar sua empresa para minha família, amigos e colegas

Trident distribui sorrisos em São Paulo

A goma de mascar Trident está com um novo posicionamento no mercado, com uma versão de sabor prolongado e incentivando seus clientes a rirem mais dos problemas da vida. Para passar essa mensagem ao público, a marca resolveu transformar pequenos problemas em mensagens divertidas e engraçadas, colocando uma máquina de autoatendimento diferente em pontos estratégicos de São Paulo, como ruas movimentadas, lojas de conveniências e universidades.

No lugar do cartão magnético, o código de barras de um Tridentdeve ser passado pela leitura ótica da Máquina do Riso. Em seguida, a tela vai mostrar situações não muito agradáveis, mas bastante comuns no dia a dia, como o fim de um namoro, uma demissão, um dia de chuva, um ônibus lotado ou viver na “pindaíba”. Ao escolher uma dessas situações, a pessoa recebe uma mensagem engraçada e um extrato que dá direito a uma camiseta ou a uma embalagem de Trident. A máquina contará com uma microcâmera acoplada para registrar a reação de todos que participarem da interação.

O objetivo da Cadbury, que fabrica a goma de mascar, e da Espalhe Marketing de Guerrilha, agência responsável pela ação, é criar diversão para os possíveis clientes e, com isso, conteúdo para as redes sociais falarem da marca. E a sua empresa, já pensou em alguma maneira de ser comentada na internet?

 

Visite o site:www.tridentbrasil.com.br/vamosrir/

 

Contribuição – Quero que você contribua com causas que me importam

Dieta do impostão

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) criou, em parceria com a Biruta Mídias Mirabolantes, um personagem para combater a alta carga de impostos pagos pela população. Para isso, colocou um homem vestido de “Impostão” caminhando pelas ruas do Rio de Janeiro com um personal trainer

O objetivo é divulgar o site da campanha: www.firjan.org.br/dietadoimpostao e conscientizar as pessoas com um abaixo-assinado contra os altos tributos pagos.

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