Manicure Express

Vânia Ibraim, 37 anos, largou o emprego fixo, vestiu um macacão, subiu numa moto decorada com borboletas e foi ao encontro de seus clientes. Uma decisão mais do que acertada.

No mês em que se comemora o Dia da Mulher, nada mais justo do que contarmos a história de uma Supervendedora como forma de homenagear o poder, a força e a capacidade de realização do suposto “sexo frágil”. Carismática, guerreira e carioca legítima, Vânia pediu as contas em seu antigo emprego, há sete anos, para criar a “Manicure Express”, empresa que oferece serviços de beleza em domicílio. Entre os vários diferenciais de seu empreendimento, está o cuidado com a higiene, esmaltes importados, pontualidade e horário de atendimento, das 6h30 até as 21h. A seguir, um pouco da história que ela nos contou.

Início

Sempre quis trabalhar na área da saúde, tanto que meu desejo era formar-me em instrumentação cirúrgica. Comecei em um consultório odontológico. Depois, consegui um emprego em um salão de beleza. Ali, além de encantar o patrão e as clientes, comecei a perceber a necessidades delas, do que gostavam, o que valorizavam, quais os produtos preferidos, a dificuldade com os horários que a empresa oferecia. Então, há uns sete anos, por livre e espontânea pressão (rindo), decidi pela minha ‘alforria’. Dei a cara para bater e fui à luta, criei a Manicure Express, uma empresa de serviços de beleza em domicílio.”

Ao gosto da freguesa

Como disse antes, no emprego que eu tinha, percebi uma série de necessidades que as clientes tinham e que não eram atendidas: esmalte melhor, horário flexível, esterilização das ferramentas de trabalho (alicates), etc. Aliás, recomendo sempre que as clientes tenham seus próprios alicates. Muitas delas têm seu próprio kit. Todos os dias, de segunda a sábado, das 6h30 até as 21h, estou disponível para atendê-las. Reservo os primeiros horários para as mulheres que trabalham. Também divido minha agenda por bairros, assim otimizo meu tempo. Deu tão certo que das 30 clientes que me acompanharam no início, 20 continuam como minhas clientes. Eu as chamo de ‘minhas patrocinadoras’.”

Pulo do gato

Tive um namorado que me ensinou a andar de moto. Com a ideia da Manicure Express, isso me ajudou muito. Mas não queria a moto só para facilitar o meu deslocamento, percebi que ela era também um ótimo veículo para propaganda. Decorei a moto com borboletas, vesti um macacão vermelho e fui bem cedo para a praia, num domingo de sol, distribuir panfletos com minha publicidade. Não teve quem não parou para me ver, ouvir e pegar um panfleto. Também, imagina, uma ‘negona’ num sol daqueles, enfiada num macacão vermelho, toda maquiada e encima de uma moto decorada com borboletas (rindo)!!! Foi um sucesso só.”

Resultado

Lembro que no começo, logo após minha ‘alforria’, eu ganhava uns mil reais por mês. Hoje, atendo cerca de 50 clientes por semana. Isso dá um faturamento de mais ou menos sete mil reais por mês. Não consigo mais porque minha agenda está lotada. Comprei minha casa, moro na cidade universitária, faço minha própria feijoada e tenho três colaboradoras freelances.”

Motivação e inspiração

Meu sonho é ter uma cooperativa de manicures. Tem muito espaço para crescer. Sou empreendedora e enquanto houver uma boa oferta, com certeza existirão ótimas clientes.”

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