Manual do LĂ­der

Brincando

Eis um ótimo exercício para ajudar sua equipe de vendas a chegar a soluções novas e criativas. Peça para que cada um traga um brinquedo, uma ferramenta, um objeto de arte, um poema, um anúncio de revista ou qualquer outra coisa que pareça especialmente única. Um a um, todos devem descrever o que os objetos escolhidos podem ensinar sobre criatividade – uso diferente de materiais comuns, humor, eficiência, etc. Reúna estas ideias e, depois, faça uma breve explanação sobre como melhorar o potencial criativo do grupo. Esse treinamento pode até mesmo ampliar a maneira como os vendedores trabalham a relação característica x benefício.

3 dicas para ouvir melhor

  1. Ouvir não é só para ouvido. Você tem cinco sentidos, então, assegure-se de que todos eles estão focados na pessoa com quem você está falando. Evite distrações como ficar rabiscando (distrai a visão e o tato), chupar bala ou chicletes (distrai o paladar, olfato e tato), tamborilar na mesa (distrai tato e audição), entre outros.
  2. Anote. Anotações sobre o que foi dito e acertado, além de mostrarem seu interesse, são documentos para as reuniões e encontros futuros.
  3. Encoraje pessoas a falar. Use expressões como “certo”, “que Ăłtimo”, “e depois?”, “aĂ­…?”. TambĂ©m peça para eles falarem um pouco sobre suas vidas e dificuldades. Todos gostam de discorrer sobre si mesmos e acabam falando detalhes que, de outra forma, nĂŁo revelariam.

 

Frase: “A chave para a liderança de sucesso nos dias de hoje Ă© a influĂŞncia, e nĂŁo a autoridade” – Kenneth H. Blanchard

 

Uma apĂłs a outra

Estabeleça junto aos membros de sua equipe uma política clara: quando você os recompensa por atingirem uma meta – independentemente de quão importante ela é – eles, automaticamente, deverão determinar uma nova. Isso os ajudará a ver que o sucesso deles – e o da empresa – depende de um esforço contínuo e mútuo.

Confie!

A autoconfiança é muito importante para os líderes, principalmente para gestores comerciais. Por meio dela, você consegue gerar confiança em seus projetos e deixa sua equipe e superiores mais tranquilos e motivados. Assegure-se de ter um diálogo interno positivo. Sorria, mantenha contato olho no olho, boa postura e tom de voz seguro. Imagine-se vencendo ou tendo sucesso naquela situação.

Na real

Adicione uma dose de realidade aos treinamentos de valor, fazendo os membros da equipe irem a uma loja ou restaurante e prestarem atenção em duas coisas: o tipo de serviço que eles recebem e como eles se sentem sobre isso. Identificar pontos fortes e fracos de outras empresas os ajudará a abrir os olhos para seus próprios defeitos e qualidades.

Organize-se e agilize!

LĂ­deres nĂŁo devem perder tempo com questões operacionais. Uma boa maneira de perceber se as “pequenas coisas” estĂŁo atrapalhando seu dia a dia Ă© a seguinte: toda vez que vocĂŞ pegar um papel ou uma correspondĂŞncia da sua mesa, faça uma marca no canto. Se vocĂŞ tiver mais de trĂŞs marcas e ainda estiver com papel na sua mesa, quer dizer que está demorando muito tempo para tomar decisões, ou muitas delas poderiam ser delegadas. Pense nisso, organize-se e agilize a execução das suas verdadeiras tarefas.

Frase: “O papel da direção Ă© aumentar o valor de uma empresa” – Don Peppers

Produtividade

Os seis passos para a gerĂŞncia de um novo projeto:

  1. Marque seu objetivo geral
  2. Marque uma data final para atingir seu objetivo
  3. Defina as tarefas necessárias para completar o projeto e organizá-lo por importância
  4. Designe tarefas para vocĂŞ e para os outros
  5. Defina datas-chave
  6. Faça o acompanhamento antes e durante o processo.

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