Brincando
Eis um Ăłtimo exercĂcio para ajudar sua equipe de vendas a chegar a soluções novas e criativas. Peça para que cada um traga um brinquedo, uma ferramenta, um objeto de arte, um poema, um anĂşncio de revista ou qualquer outra coisa que pareça especialmente Ăşnica. Um a um, todos devem descrever o que os objetos escolhidos podem ensinar sobre criatividade – uso diferente de materiais comuns, humor, eficiĂŞncia, etc. ReĂşna estas ideias e, depois, faça uma breve explanação sobre como melhorar o potencial criativo do grupo. Esse treinamento pode atĂ© mesmo ampliar a maneira como os vendedores trabalham a relação caracterĂstica x benefĂcio.
3 dicas para ouvir melhor
- Ouvir não é só para ouvido. Você tem cinco sentidos, então, assegure-se de que todos eles estão focados na pessoa com quem você está falando. Evite distrações como ficar rabiscando (distrai a visão e o tato), chupar bala ou chicletes (distrai o paladar, olfato e tato), tamborilar na mesa (distrai tato e audição), entre outros.
- Anote. Anotações sobre o que foi dito e acertado, além de mostrarem seu interesse, são documentos para as reuniões e encontros futuros.
- Encoraje pessoas a falar. Use expressões como “certo”, “que Ăłtimo”, “e depois?”, “aĂ…?”. TambĂ©m peça para eles falarem um pouco sobre suas vidas e dificuldades. Todos gostam de discorrer sobre si mesmos e acabam falando detalhes que, de outra forma, nĂŁo revelariam.
Frase: “A chave para a liderança de sucesso nos dias de hoje Ă© a influĂŞncia, e nĂŁo a autoridade” – Kenneth H. Blanchard
Uma apĂłs a outra
Estabeleça junto aos membros de sua equipe uma polĂtica clara: quando vocĂŞ os recompensa por atingirem uma meta – independentemente de quĂŁo importante ela Ă© – eles, automaticamente, deverĂŁo determinar uma nova. Isso os ajudará a ver que o sucesso deles – e o da empresa – depende de um esforço contĂnuo e mĂştuo.
Confie!
A autoconfiança Ă© muito importante para os lĂderes, principalmente para gestores comerciais. Por meio dela, vocĂŞ consegue gerar confiança em seus projetos e deixa sua equipe e superiores mais tranquilos e motivados. Assegure-se de ter um diálogo interno positivo. Sorria, mantenha contato olho no olho, boa postura e tom de voz seguro. Imagine-se vencendo ou tendo sucesso naquela situação.
Na real
Adicione uma dose de realidade aos treinamentos de valor, fazendo os membros da equipe irem a uma loja ou restaurante e prestarem atenção em duas coisas: o tipo de serviço que eles recebem e como eles se sentem sobre isso. Identificar pontos fortes e fracos de outras empresas os ajudará a abrir os olhos para seus próprios defeitos e qualidades.
Organize-se e agilize!
LĂderes nĂŁo devem perder tempo com questões operacionais. Uma boa maneira de perceber se as “pequenas coisas” estĂŁo atrapalhando seu dia a dia Ă© a seguinte: toda vez que vocĂŞ pegar um papel ou uma correspondĂŞncia da sua mesa, faça uma marca no canto. Se vocĂŞ tiver mais de trĂŞs marcas e ainda estiver com papel na sua mesa, quer dizer que está demorando muito tempo para tomar decisões, ou muitas delas poderiam ser delegadas. Pense nisso, organize-se e agilize a execução das suas verdadeiras tarefas.
Frase: “O papel da direção Ă© aumentar o valor de uma empresa” – Don Peppers
Produtividade
Os seis passos para a gerĂŞncia de um novo projeto:
- Marque seu objetivo geral
- Marque uma data final para atingir seu objetivo
- Defina as tarefas necessárias para completar o projeto e organizá-lo por importância
- Designe tarefas para vocĂŞ e para os outros
- Defina datas-chave
- Faça o acompanhamento antes e durante o processo.