Multiplique a eficiência em suas reuniões
Em muitas empresas, reuniões são motivo de discórdia. Apesar de importantes, elas tomam tempo e fazem com que os profissionais precisem abdicar de horas produtivas para debater com colegas sobre assuntos que muitas vezes parecem intermináveis. Porém, elas são importantes para o sucesso da corporação, pois os debates que proporcionam ajudam a encontrar rumos que os diretores sozinhos dificilmente encontrariam.
Ou seja, não é preciso acabar com as reuniões. É preciso otimizá-las. Estas dicas podem ajudar:
- Diminua o número de participantes: chame apenas as pessoas indispensáveis para os debates da reunião em questão.
- Comece na hora – e evite a tentação de fazer uma recapitulação para quem se atrasar (melhor deixar isso para a ata que será enviada depois do fim de cada reunião).
- Não prolongue demais: a grande maioria dos assuntos de uma empresa pode ser definida em uma hora ou menos. Mantenha o foco durante o debate e agilize a tomada de decisões.
Assim, suas reuniões serão mais efetivas e ninguém mais reclamará
O que fazer e o que nĂŁo fazer para ouvir melhor
Faça: uma ótima relação é criada quando você ouve as pessoas e faz duas coisas:
- Ofereça ao liderado a oportunidade de falar mais do que você. Isso permite que ele sinta que o que tem a dizer tem valor e que você tem interesse em ouvi-lo;
- Certifique-se de que você periodicamente está parafraseando o que ele diz. Isso indica que o que ele está comunicando também está sendo ouvido e entendido.
NĂŁo faça: mudar de assunto Ă© pĂ©ssimo. Acontece quando alguĂ©m termina um assunto e a primeira coisa que ouve Ă© um comentário totalmente diferente. Todos queremos ser ouvidos, e o seu trabalho como lĂder Ă© agir como as maiores “orelhas” da empresa.
Comece com tudo
Ao estipular uma nova meta ou objetivo para sua equipe de vendas, faça tudo para motivá-la nos primeiros dias. Uma ideia que começa forte, empolgando a todos, tem menos chances de ser abandonada no meio do caminho. Não deixe para cobrar e incentivar quando o prazo estiver acabando, pois já não vai adiantar muito. Prefira começar cedo e deixar que a energia do seu pessoal assuma daà para frente.
“Os homens sábios aprendem mais com os ignorantes do que os ignorantes com os sábios” – biscoito da sorte
Recontrate
É muito comum que lĂderes de vendas sejam transferidos para outros locais da organização que estejam com problemas. Se isso acontecer com vocĂŞ, nĂŁo assuma que irá trabalhar ali da mesma forma que trabalhou com sua equipe antiga. DĂŞ a eles algum tempo para se acostumar com vocĂŞ. E, principalmente, recontrate os melhores talentos da nova equipe.
“Recontratar” aqui significa sentar com eles, mais ou menos como em uma entrevista de emprego, e ouvir sobre seus objetivos, sonhos e opiniões sobre o que funciona ou nĂŁo naquela empresa.
Pergunte o que eles acham da mudança de lĂder – da saĂda do anterior e de vocĂŞ assumindo o lugar.
Trate essas pessoas com cuidado. Elas podem nĂŁo precisar da sua ajuda, mas desejam, sim, ter uma ponte segura com a direção. A mudança de lĂderes tira essa ponte, de repente, da frente delas. Lembre-se disso e comece a criar um ambiente de confiança. Isso o ajudará a liderar com mais tranquilidade.
Defina as recompensas
As pessoas são diferentes em sua equipe. Defina grupos A, B e C que precisam de algumas recompensas e incentivos extras, além dos definidos nas metas principais:
Para os do grupo A, ataque no ego: convide-os a liderar uma reuniĂŁo ou apresentar um projeto novo para a diretoria;
Para os do grupo B, ofereça livros ou mesmo entrada para palestras: isso demonstra que você acredita neles;
Para os do grupo C, use palavras de incentivo: isso ajuda a manter o ritmo e a identificar o que fazem de melhor.
Dois pecados mortais do lĂder de vendas medĂocre
Todos conhecemos ou já passamos por um lĂder de vendas medĂocre – que se acha lĂder, mas que, na verdade, atrapalha mais do que ajuda. Brian Azar, consultor norte-americano, relatou duas caracterĂsticas básicas de um lĂder medĂocre:
- Tem de estar sempre certo. Um lĂder medĂocre usará seu cargo e autoridade para dar suporte a esse defeito de caráter. Está sempre certo, precisa ganhar as discussões, força as pessoas a concordarem com ele e faz tudo do jeito dele. Acaba atraindo um bando de puxa-sacos para perto de si, o que vai destruindo qualquer possibilidade de criatividade ou inovação dentro da equipe.
- Tem pouca tolerância ou nenhuma paciência. Embora fale muito sobre o assunto, na prática o que acontece é o contrário, principalmente em relação a pessoas, lugares, projetos e ideias que não se encaixam em seus preconceitos. Enquanto tenta manter a fachada, tende a desrespeitar e diminuir sua equipe, tornando bastante desagradável o ambiente de trabalho e matando a paixão e a energia de todos.
Sinais
Atenção. Estes sĂŁo sinais de um pĂ©ssimo lĂder de vendas:
- Apenas delega atribuições, em vez de balancear o trabalho entre a equipe;
- Reduz respostas a um “sim” ou “nĂŁo”, e nĂŁo explica os motivos;
- NĂŁo separa a vida pessoal da profissional;
- NĂŁo planeja, sĂł lida com crises;
- Cria um ambiente em que errar Ă© proibido;
- Não dá apoio aos subordinados quando eles erram;
- Encoraja trabalho duro e longas horas, e nĂŁo trabalho inteligente;
- Julga as pessoas de acordo com as horas trabalhadas, e nĂŁo de acordo com a performance;
- Age de maneira diferente em frente a seus superiores.