Manual do LĂ­der

Multiplique a eficiência em suas reuniões

Em muitas empresas, reuniões são motivo de discórdia. Apesar de importantes, elas tomam tempo e fazem com que os profissionais precisem abdicar de horas produtivas para debater com colegas sobre assuntos que muitas vezes parecem intermináveis. Porém, elas são importantes para o sucesso da corporação, pois os debates que proporcionam ajudam a encontrar rumos que os diretores sozinhos dificilmente encontrariam.

Ou seja, não é preciso acabar com as reuniões. É preciso otimizá-las. Estas dicas podem ajudar:

  • Diminua o nĂşmero de participantes: chame apenas as pessoas indispensáveis para os debates da reuniĂŁo em questĂŁo.
  • Comece na hora – e evite a tentação de fazer uma recapitulação para quem se atrasar (melhor deixar isso para a ata que será enviada depois do fim de cada reuniĂŁo).
  • NĂŁo prolongue demais: a grande maioria dos assuntos de uma empresa pode ser definida em uma hora ou menos. Mantenha o foco durante o debate e agilize a tomada de decisões.

Assim, suas reuniões serão mais efetivas e ninguém mais reclamará

 


O que fazer e o que nĂŁo fazer para ouvir melhor

Faça: uma ótima relação é criada quando você ouve as pessoas e faz duas coisas:

  1. Ofereça ao liderado a oportunidade de falar mais do que você. Isso permite que ele sinta que o que tem a dizer tem valor e que você tem interesse em ouvi-lo;
  2. Certifique-se de que você periodicamente está parafraseando o que ele diz. Isso indica que o que ele está comunicando também está sendo ouvido e entendido.

NĂŁo faça: mudar de assunto Ă© pĂ©ssimo. Acontece quando alguĂ©m termina um assunto e a primeira coisa que ouve Ă© um comentário totalmente diferente. Todos queremos ser ouvidos, e o seu trabalho como lĂ­der Ă© agir como as maiores “orelhas” da empresa.

 


Comece com tudo

Ao estipular uma nova meta ou objetivo para sua equipe de vendas, faça tudo para motivá-la nos primeiros dias. Uma ideia que começa forte, empolgando a todos, tem menos chances de ser abandonada no meio do caminho. Não deixe para cobrar e incentivar quando o prazo estiver acabando, pois já não vai adiantar muito. Prefira começar cedo e deixar que a energia do seu pessoal assuma daí para frente.

 

“Os homens sábios aprendem mais com os ignorantes do que os ignorantes com os sábios” – biscoito da sorte

 


Recontrate

É muito comum que líderes de vendas sejam transferidos para outros locais da organização que estejam com problemas. Se isso acontecer com você, não assuma que irá trabalhar ali da mesma forma que trabalhou com sua equipe antiga. Dê a eles algum tempo para se acostumar com você. E, principalmente, recontrate os melhores talentos da nova equipe.

“Recontratar” aqui significa sentar com eles, mais ou menos como em uma entrevista de emprego, e ouvir sobre seus objetivos, sonhos e opiniões sobre o que funciona ou nĂŁo naquela empresa.

Pergunte o que eles acham da mudança de líder – da saída do anterior e de você assumindo o lugar.

Trate essas pessoas com cuidado. Elas podem não precisar da sua ajuda, mas desejam, sim, ter uma ponte segura com a direção. A mudança de líderes tira essa ponte, de repente, da frente delas. Lembre-se disso e comece a criar um ambiente de confiança. Isso o ajudará a liderar com mais tranquilidade.

 


Defina as recompensas

As pessoas são diferentes em sua equipe. Defina grupos A, B e C que precisam de algumas recompensas e incentivos extras, além dos definidos nas metas principais:

Para os do grupo A, ataque no ego: convide-os a liderar uma reuniĂŁo ou apresentar um projeto novo para a diretoria;
Para os do grupo B, ofereça livros ou mesmo entrada para palestras: isso demonstra que você acredita neles;
Para os do grupo C, use palavras de incentivo: isso ajuda a manter o ritmo e a identificar o que fazem de melhor.


Dois pecados mortais do lĂ­der de vendas medĂ­ocre

Todos conhecemos ou já passamos por um líder de vendas medíocre – que se acha líder, mas que, na verdade, atrapalha mais do que ajuda. Brian Azar, consultor norte-americano, relatou duas características básicas de um líder medíocre:

  1. Tem de estar sempre certo. Um líder medíocre usará seu cargo e autoridade para dar suporte a esse defeito de caráter. Está sempre certo, precisa ganhar as discussões, força as pessoas a concordarem com ele e faz tudo do jeito dele. Acaba atraindo um bando de puxa-sacos para perto de si, o que vai destruindo qualquer possibilidade de criatividade ou inovação dentro da equipe.
  2. Tem pouca tolerância ou nenhuma paciência. Embora fale muito sobre o assunto, na prática o que acontece é o contrário, principalmente em relação a pessoas, lugares, projetos e ideias que não se encaixam em seus preconceitos. Enquanto tenta manter a fachada, tende a desrespeitar e diminuir sua equipe, tornando bastante desagradável o ambiente de trabalho e matando a paixão e a energia de todos.


Sinais

Atenção. Estes são sinais de um péssimo líder de vendas:

  • Apenas delega atribuições, em vez de balancear o trabalho entre a equipe;
  • Reduz respostas a um “sim” ou “nĂŁo”, e nĂŁo explica os motivos;
  • NĂŁo separa a vida pessoal da profissional;
  • NĂŁo planeja, sĂł lida com crises;
  • Cria um ambiente em que errar Ă© proibido;
  • NĂŁo dá apoio aos subordinados quando eles erram;
  • Encoraja trabalho duro e longas horas, e nĂŁo trabalho inteligente;
  • Julga as pessoas de acordo com as horas trabalhadas, e nĂŁo de acordo com a performance;
  • Age de maneira diferente em frente a seus superiores.

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