Manual do LĂ­der

Aquela hora tem hora

Uma das tarefas mais difĂ­ceis de qualquer lĂ­der Ă© ter que demitir alguĂ©m da sua equipe. PorĂ©m, apesar de difĂ­cil, muitas vezes ela Ă© necessária. Mas há jeitos e jeitos de demitir um profissional. A começar pela data da “degola”…

É uma prática bem comum entre líderes aproveitar a sexta-feira à tarde para demitir. Porém, especialistas dizem que esse não é o melhor dia da semana para isso, pois uma demissão no último dia útil da semana (para a maioria das pessoas, ao menos) pode ser traumática para o demitido – apesar de ser boa para quem demite, pois fica com o fim de semana para esquecer a experiência. Isso porque o profissional demitido tem dois dias em que se sente totalmente perdido.

Da mesma forma, demissões não são recomendadas em vésperas de feriado ou no primeiro dia após as férias do funcionário. O melhor mesmo, sugerem os especialistas, é fazer essa tarefa às segundas ou terças pela manhã.

 


Limites

A cultura que tolera gritar e xingar no ambiente de trabalho Ă© comum no Brasil. Entretanto:

  • Gritar com os subordinados choca-se com a tendĂŞncia jurisprudencial atual, que costuma enquadrar essas atitudes como casos tĂ­picos de “assĂ©dio moral vertical”.
  • Brincadeiras podem ser juridicamente qualificadas como discriminações no trabalho, bastando sua interação constante para prová-las.
  • Xingamentos podem ser enquadrados como calĂşnias e difamações impingidas.

Lembre-se: a legitimidade de sua liderança reside na sua posição de guardiĂŁo das regras conhecidas por todos. Inclusive, eventualmente, coibindo práticas de “assĂ©dio moral horizontal” entre os membros da equipe.

 


Liderando o inimigo

Em qualquer equipe você encontrará os ressentidos. São como torcedores que não admitem o resultado de um jogo – do qual você saiu vencedor. Só que não dá para trazê-los para o seu lado do dia para a noite. São necessários meses demonstrando, por meio de seus exemplos e qualidades, por que você está ali. Para ajudar, leve sempre em conta a opinião dos ressentidos. Aos poucos, eles vão aceitá-lo como líder.

 

Frase: “Eu comecei com a premissa de que a função de liderança Ă© produzir mais lĂ­deres, nĂŁo seguidores.” – Ralph Nader

 


Manual de sobrevivĂŞncia

Quer sobreviver e prosperar no papel de líder? Julie Morgenstern, autora do livro De bem com o trabalho, apresenta e comenta algumas estratégias que podem ser úteis:

  • Verificar e-mails nunca deve ser a primeira coisa a fazer pela manhĂŁ. É um vĂ­cio e rouba a maior parte de seu tempo produtivo.
  • Tenha cuidado com a realização de mĂşltiplas tarefas ao mesmo tempo. AlĂ©m de dispersar a sua atenção, vocĂŞ terá a sensação de que seu dia de trabalho foi bem mais longo.
  • Dance bem perto da linha de rendimento. Ganhar ou economizar dinheiro Ă© o ponto em que se encontra seu valor mais alto.
  • Reduza o tamanho de seu contĂŞiner. Diminua seu dia de trabalho em 30 minutos e vocĂŞ vai render mais.

 

Coragem

A coragem é uma das atitudes fundamentais para o sucesso de quem ocupa cargos de liderança. E as dicas de John Maxwell, autor de As 21 indispensáveis qualidades de um líder, ajudam a desenvolver essa importante atitude:

  1. Enfrente as consequências. Faça alguma coisa que envolva um certo grau de tensão, apenas para incrementar sua coragem. Salte de paraquedas. Fale em público (o grande medo da maioria das pessoas). Participe de uma peça teatral. Inscreva-se em um esporte radical. Faça alpinismo. Não importa a atividade, desde que seja algo que o leve a enfrentar um medo real.
  2. Fale com “aquela” pessoa. A maioria das pessoas evita confrontar-se com determinado indivĂ­duo na vida – patrĂŁo, parente ou colega de trabalho. Se esse for seu caso, converse com essa pessoa nos prĂłximos dias. NĂŁo descarregue tudo nela, nem se maltrate. Fale a verdade amorosamente (vocĂŞ nĂŁo terá tanto medo de fazer isso se já tiver pulado de paraquedas, feito alpinismo, etc.).
  3. Dê um passo gigantesco. Pode ser que você esteja com medo de dar um passo em sua carreira. Se intimamente você já sabe que deveria ter mudado de emprego ou iniciado aquele novo negócio, chegou o momento de enfrentar isso com coragem. Dedique algum tempo para refletir sobre isso de fato. Converse com seu cônjuge, seu mentor, um ou dois amigos confiáveis. Se for realmente a coisa certa a fazer, então faça.

 


Três dicas para dar mais energia às suas reuniões

  1. Bom começo. Algumas reuniões acabam sendo desperdiçadas porque os participantes as veem mais como um encontro social, deixando o caráter de negócios de lado. Em vez de combater essa tendência, encoraje um período livre de 15 minutos antes da reunião para integração.
  2. Horário certo. Não cometa o erro de programar reuniões entre 14h e 16h. Está comprovado que esse é um dos momentos de menor produtividade em relação ao biorritmo das pessoas. Isso diminui suas chances de gerar entusiasmo e inovação em seus encontros.
  3. Vale para todos. Conselhos sobre uma alimentação adequada também valem para você, que vai liderar a atividade. Não coma muito antes de uma reunião, pois seu organismo gastará muita energia digerindo a comida – energia que seria muito melhor utilizada se fosse canalizada para a sua reunião. Prefira uma salada. E, se possível, deixe o principal para um lanche rápido após o encontro.

ConteĂşdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima