7 dicas para contratar vendedores de alta performance
- Monte o perfil do candidato antes de fazer a entrevista. É importante saber com quem você pretende trabalhar.
- Anuncie a vaga nas redes sociais, em jornais, cartazes na empresa, indicações, eventos de networking e todos os locais que esses profissionais frequentam.
- Faça um filtro dos currĂculos que chegarem e elimine todos que estejam fora do perfil. É uma excelente forma de vocĂŞ organizar as futuras entrevistas.
- Prepare um ambiente agradável para receber o candidato e deixe-o à vontade para se expressar e falar das suas aptidões.
- Evite demonstrar aprovação na entrevista. Mesmo que vocĂŞ goste do candidato, seja imparcial e siga a linha de raciocĂnio das perguntas.
- Tenha uma lista de perguntas que ajudem a avaliar o candidato. É fundamental para a entrevista ser produtiva.
- Anote tudo que achar importante na entrevista e faça uma avaliação dos pontos fortes e fracos do candidato.
André Silva é palestrante de Motivação, Vendas e Liderança.
E-mail: [email protected]
Site: www.palestranteandresilva.com.br
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Frase: “Reunir-se Ă© um começo, permanecer juntos Ă© um progresso e trabalhar juntos Ă© sucesso.” – Henry Ford
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Preparando a apresentação
Para falar, Ă© preciso preparação; pesquisar a audiĂŞncia, o tema, os objetivos; escrever, rabiscar, treinar, filmar, gravar, enfim, tudo. AlĂ©m disso, nem pense em decorar ipsis litteris. O “branco” pega vocĂŞ na primeira esquina. É melhor criar um esqueleto de tĂłpicos simples, como as colas que vocĂŞ fazia na escola, e transformá-lo em apresentação para projeção. Ou, ainda, fazer pequenos cartões – tirando do bolso com elegância, sem misturar e, de preferĂŞncia, de cartolina, para nĂŁo denunciar o tremor.
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É feedback, e não bronca!
Não confunda as duas coisas. Feedback é uma ferramenta essencial para o sucesso da sua liderança. Ela é a norteadora da sua equipe em direção à meta, à visão e aos valores da sua empresa.
Sendo bem utilizada, pode trazer resultados potencializadores; caso contrário, prejudicará muito os resultados ou mesmo o relacionamento entre vocĂŞ e sua equipe de Vendas. Essa Ă© a chamada “bronca”, feita por pseudolĂderes.
Cito, aqui, alguns cuidados básicos para o feedback ser efetivo:
- Crie uma cultura de feedback. Defina data e hora para ajustar as velas do barco. Pelo menos uma vez por semana, sente-se com seus vendedores para orientá-los no trabalho.
- Seja concreto, dĂŞ feedback de algo especĂfico e, ao mesmo tempo, dĂŞ tarefas para melhorar aquele problema. Se o vendedor está com dificuldade de fechamento, dĂŞ a ele um artigo que fale sobre isso, ou ofereça um treinamento. SĂł falar nĂŁo vai resolver.
- Evite contaminações. Cuidado ao ouvir reclamações de outras pessoas sobre determinado membro da equipe de vendas. Nunca tome como verdade, pense em você como um averiguador. Ouça a outra parte, sem julgamentos.
O respeito ao dar um feedback Ă© um dos elementos que vai definir vocĂŞ como um lĂder ou somente um chefe. Por isso, posicione-se, seja uma referĂŞncia para sua equipe. Afinal, vocĂŞ cresce junto com ela.
Wanderley Cintra é empresário, palestrante, especializado em Treinamento e Avaliação de Desempenho.
E-mail: [email protected]
Site: www.evoluirsempre.com.br
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Dando nome aos bois
Todos gostamos de ouvir nosso nome, ainda mais durante um elogio. EntĂŁo, na hora de apresentar um relatĂłrio mais positivo, em vez de “equipe”, escreva o nome de todos os vendedores. Eles sabem que o relatĂłrio será lido pela alta diretoria e se sentirĂŁo mais motivados com o reconhecimento.
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Pessoas antes de processos
Nenhum funcionário gosta de ser interrompido quando fala. PorĂ©m, algumas vezes, isso Ă© impossĂvel. É telefone tocando direto, pessoas passando, etc. Se tiver que atender um telefonema enquanto estiver falando com outra pessoa, tente este truque: diga Ă pessoa ao telefone que vocĂŞ está um pouco atarefado no momento; anote o nĂşmero e diga que ligará em seguida. Assim, vocĂŞ nĂŁo perde nenhuma ligação, a pessoa na linha tem uma satisfação e quem está na sua frente se sente valorizado com a sua atenção.