Manual do LĂ­der

7 dicas para contratar vendedores de alta performance

  1. Monte o perfil do candidato antes de fazer a entrevista. É importante saber com quem você pretende trabalhar.
  2. Anuncie a vaga nas redes sociais, em jornais, cartazes na empresa, indicações, eventos de networking e todos os locais que esses profissionais frequentam.
  3. Faça um filtro dos currículos que chegarem e elimine todos que estejam fora do perfil. É uma excelente forma de você organizar as futuras entrevistas.
  4. Prepare um ambiente agradável para receber o candidato e deixe-o à vontade para se expressar e falar das suas aptidões.
  5. Evite demonstrar aprovação na entrevista. Mesmo que você goste do candidato, seja imparcial e siga a linha de raciocínio das perguntas.
  6. Tenha uma lista de perguntas que ajudem a avaliar o candidato. É fundamental para a entrevista ser produtiva.
  7. Anote tudo que achar importante na entrevista e faça uma avaliação dos pontos fortes e fracos do candidato.

André Silva é palestrante de Motivação, Vendas e Liderança.
E-mail: [email protected]
Site: www.palestranteandresilva.com.br

 


Frase: “Reunir-se Ă© um começo, permanecer juntos Ă© um progresso e trabalhar juntos Ă© sucesso.” – Henry Ford

 


Preparando a apresentação

Para falar, Ă© preciso preparação; pesquisar a audiĂŞncia, o tema, os objetivos; escrever, rabiscar, treinar, filmar, gravar, enfim, tudo. AlĂ©m disso, nem pense em decorar ipsis litteris. O “branco” pega vocĂŞ na primeira esquina. É melhor criar um esqueleto de tĂłpicos simples, como as colas que vocĂŞ fazia na escola, e transformá-lo em apresentação para projeção. Ou, ainda, fazer pequenos cartões – tirando do bolso com elegância, sem misturar e, de preferĂŞncia, de cartolina, para nĂŁo denunciar o tremor.

 


É feedback, e não bronca!

Não confunda as duas coisas. Feedback é uma ferramenta essencial para o sucesso da sua liderança. Ela é a norteadora da sua equipe em direção à meta, à visão e aos valores da sua empresa.
Sendo bem utilizada, pode trazer resultados potencializadores; caso contrário, prejudicará muito os resultados ou mesmo o relacionamento entre vocĂŞ e sua equipe de Vendas. Essa Ă© a chamada “bronca”, feita por pseudolĂ­deres.
Cito, aqui, alguns cuidados básicos para o feedback ser efetivo:

  1. Crie uma cultura de feedback. Defina data e hora para ajustar as velas do barco. Pelo menos uma vez por semana, sente-se com seus vendedores para orientá-los no trabalho.
  2. Seja concreto, dê feedback de algo específico e, ao mesmo tempo, dê tarefas para melhorar aquele problema. Se o vendedor está com dificuldade de fechamento, dê a ele um artigo que fale sobre isso, ou ofereça um treinamento. Só falar não vai resolver.
  3. Evite contaminações. Cuidado ao ouvir reclamações de outras pessoas sobre determinado membro da equipe de vendas. Nunca tome como verdade, pense em você como um averiguador. Ouça a outra parte, sem julgamentos.

O respeito ao dar um feedback Ă© um dos elementos que vai definir vocĂŞ como um lĂ­der ou somente um chefe. Por isso, posicione-se, seja uma referĂŞncia para sua equipe. Afinal, vocĂŞ cresce junto com ela.

Wanderley Cintra é empresário, palestrante, especializado em Treinamento e Avaliação de Desempenho.
E-mail: [email protected]
Site: www.evoluirsempre.com.br

 


Dando nome aos bois

Todos gostamos de ouvir nosso nome, ainda mais durante um elogio. EntĂŁo, na hora de apresentar um relatĂłrio mais positivo, em vez de “equipe”, escreva o nome de todos os vendedores. Eles sabem que o relatĂłrio será lido pela alta diretoria e se sentirĂŁo mais motivados com o reconhecimento.

 


Pessoas antes de processos

Nenhum funcionário gosta de ser interrompido quando fala. Porém, algumas vezes, isso é impossível. É telefone tocando direto, pessoas passando, etc. Se tiver que atender um telefonema enquanto estiver falando com outra pessoa, tente este truque: diga à pessoa ao telefone que você está um pouco atarefado no momento; anote o número e diga que ligará em seguida. Assim, você não perde nenhuma ligação, a pessoa na linha tem uma satisfação e quem está na sua frente se sente valorizado com a sua atenção.

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