Manual do Vendedor – dezembro de 2006

“Nunca aprendi nada com aqueles que sempre concordam comigo” Dudley Field Malone

“Agir com raiva é o mesmo que içar vela em tempestade?”Eurípedes

Persista para vencer

1 – Nossas realizações vêm de coisas simples e de feitos complexos. Os resultados dependem do tamanho das famílias conectadas com o que você faz.

2 РSua organiza̤̣o profissional ̩ um ferramental que deve reunir quantidade e qualidade de meios e formas, para que ?o como? seja carregado de possibilidades que se pretende atingir, antecipando a garantia de resultados.

3 – Quando nada está acontecendo, mude a fórmula, pois ninguém que o rejeita irá mudar de opinião enquanto o seu ?jeitão? não for reinventado diante de modelos que o aproximem das necessidades daqueles que você pretende abordar.

4 – Se o seu negócio não reunir o que você queria que fosse com o meio adotado para viver, mude de rota, pois o equilíbrio estará sempre faltante, caso não haja garantia de que a continuidade acrescente estímulo ao que você faz.

5 – O principio de tudo está em criar uma condição que permita ao tempo ser administrado com autoconhecimento e prazer, justificando “o viver bem porque merecemos”.

Sergio Dal Sasso é gestor de negócios, atua com projetos de consultoria, treinamentos e palestras empresariais.

Visite o site: www.sergiodalsasso.com.br

Cuidado com seu temperamento

Jamil Lopes de Albuquerque aborda no livro A Arte de Lidar com Pessoas, da editora Academia de Inteligência, a importância do temperamento no dia-a-dia. ?Quantas pessoas você conhece que costumam estar sempre ásperas, grosseiras, explosivas? A probabilidade de elas conseguirem resultados satisfatórios, de atingirem seus objetivos, é muito pequena. Por quê? Porque elas se afastam. Ninguém gosta de colaborar com quem é explosivo e não tem racionalidade.?

Enfrente o medo de fracassar

Assumir riscos calculados é uma característica fundamental do comportamento empreendedor. Ela se aplica na atitude dos vendedores diante do medo de fracassar em sua atividade.

O desenvolvimento de atitudes empreendedoras faz com que a pessoa sonhe de olhos abertos, planeje, assuma riscos e se entregue de corpo e alma à busca dos resultados desejados. Um vendedor com mente empreendedora não acredita no fracasso. Quando ele, por acaso, acontece, serve de aprendizado. Um vendedor dotado de espírito empreendedor jamais poderá ser considerado um fracassado. Ele pode até “estar fracassado” temporariamente, mas não é e nunca será uma pessoa fracassada. Na primeira oportunidade, ele levanta a cabeça, vira o placar e vence.

Só fracassa de verdade quem apaga os próprios sonhos, abandona sua vocação empreendedora e acomoda-se em uma situação que não lhe satisfaz.

Eder Bolson é autor do livro Tchau, Patrão!

Visite o site: www.tchaupatrao.com.br

Vendedor: cuide de sua reputação!

Olhar o mundo de forma diferente e passar a se preocupar mais com a reputação é o tema abordado no livro A Reputação na Velocidade do Pensamento, da Geração Editorial. O autor afirma que hoje vivemos em uma teia de tecnologia tão disseminada que, muitas vezes, nem nos damos conta disso. ?Mas esse nosso alheamento não tem o dom de fazer com que o ecossistema digital à nossa volta não exista, nem de provocar crescentemente uma forma totalmente diferente de viver. Assim, preservar a imagem e a reputação significa percorrer diariamente um território social cada vez mais hostil.?

Da Redação

9 atitudes que você pode ter diante do cliente para garantir futuras vendas

1. Entenda de que maneira o seu cliente gosta de ser atendido.

2. Descubra qual é o seu perfil de consumidor.

3. Identifique quais são suas formas de pagamento preferidas.

4. De quanto em quanto tempo ele poderá precisar de seu produto/serviço.

5. Preste atenção a tudo que o cliente diz enquanto está comprando de você.

6. Aprenda algo novo a cada dia para saber lidar com objeções.

7. Não desista diante do primeiro obstáculo.

8. Agregue valor a sua mercadoria/serviço, quando o cliente solicitar descontos além dos que você pode dar.

9. Atenda sempre com muita energia e disposição, mostrando verdadeiro interesse em colaborar com seu cliente.

Eugênio Sales Queiroz é consultor empresarial nas áreas de Vendas e Atendimento ao Cliente e um dos palestrantes mais solicitados para ministrar palestras motivacionais. Visite o site: www.eugeniosales.com.br

Segura o cliente!

Quando o comprador chega, ultrapassa uma fronteira, e só pode ultrapassá-la de volta por três motivos:

– Falta de qualidade na venda.

– Falta de produto na medida desejada.

РFalta de condi̵̤es de pagamento.

São essas as preocupações do vendedor. Insistência exagerada é um pecado. Há um limite para o cliente não comprar o que não gosta. Para não sair sem comprar, ele tem de encontrar o que quer. Decidido pela compra, o cliente precisa de condições para pagar. Nesse momento, há um tempo tolerável para o processamento de cheque, dinheiro ou cartão de crédito. Esperar para pagar é uma parte da compra que pode ser tensa. Deve-se investir na retaguarda, para que o cliente leve boa impressão do caixa e do pacote que, muitas vezes, são seus últimos contatos com o estabelecimento.

Walter Medeiros é consultor de empresas, jornalista, escritor e poeta, além de graduado em Direito. Ministra cursos sobre Qualidade e Humanização do Atendimento em Saúde. E-mail: [email protected]

8 informações que você precisa descobrir antes de falar com seus compradores

1. A necessidade que o cliente tem ao adquirir seus produtos ou serviços.

2. Informações estatísticas, demográficas, financeiras ou técnicas sobre os negócios dele.

3. Os motivos e preocupações do cliente.

4. Como o comprador pretende utilizar o que vai adquirir e que resultados espera.

5. Quais questionamentos provocam o cliente e o fazem pensar.

6. Como são os relacionamentos dele com outros vendedores.

7. Como é o processo de decisão do cliente.

8. Quais são os problemas e preocupações do cliente e quais soluções estão sendo buscadas.

Da Redação

Criatividade em vendas

Este mês, a dica vem de Vanilda Marques, de Sete Lagos, Minas Gerais.

Trabalho em um depósito que vende materiais elétricos, hidráulicos e tudo que é preciso, do início ao fim, para uma construção. Há pouco mais de um ano, comecei como balconista e percebi que as vendas de pisos e revestimentos eram muito baixas. Fiquei imaginando o que fazer para aumentá-las. Então, decidimos comprar revistas de decoração, mais relacionadas aos materiais com que trabalhamos, fotografamos os pisos colocados em nossos clientes e montamos um álbum de fotos, deixando à disposição dos compradores. Assim, temos várias idéias e opções diferenciadas para nossos clientes. Estamos tendo muito sucessos com essas ações.

Além de sucesso, as idéias renderam um ano de VendaMais grátis. Agora é a sua vez. Envie-nos seu exemplo de Criatividade em Vendas para: [email protected] ou para o fax (41) 3338-3321, com a palavra “Criatividade” no campo de assunto. Quem tiver a idéia publicada, além dos 15 minutos de fama, recebe um ano de VendaMais grátis. Vale criatividade na hora de prospectar, de conseguir indicações, de responder objeções, de fechar e em todas as etapas da venda.

Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor devem enviá-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serão analisados e publicados em edições posteriores da revista VendaMais.

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