VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

Mapas estratégicos e empresas desalinhadas

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Uma das coisas mais difíceis para fazer numa empresa é conseguir alinhar a missão, a estratégia para desenvolver essa missão e as ações necessárias para transformar tudo isso em realidade. Uma das coisas mais difíceis para fazer numa empresa é conseguir alinhar a missão, a estratégia para desenvolver essa missão e as ações necessárias para transformar tudo isso em realidade.

Uma ferramenta que cada vez mais empresas têm adotado para atingir esse alinhamento é o balanced scorecard. Se quiser ter uma visão mais completa de um scorecard, recomendo que leia os livros A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard e Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard do Kaplan (Editora Campus). Entretanto, uma versão simplificada pode ajudar muito na sua empresa, criando o que os especialistas chamam de ?mapas estratégicos?.

Para criar um princípio de mapa estratégico baseado num scorecard, imagine uma folha em branco dividida em quatro. Cada quadrante é uma das áreas fundamentais do sucesso da empresa (já veremos quais são essas áreas). E cada área é dividida em itens a serem medidos de alguma forma, com métricas claras e objetivas como dinheiro, tempo, índices variados, etc. As versões mais simples usam as cores verde, amarelo e vermelho para indicar se uma meta foi atingida ou não. Geralmente usa-se verde para 100% atingida; amarelo para parcialmente atingida (de 80 a 99% da meta), ou vermelho para não atingida (79% ou menos da meta). Esses são apenas exemplos, cada empresa deve adaptar para sua própria realidade. As quatro áreas que um mapa estratégico deve ter são:

1) Performance financeira ? Todos os departamentos devem ter métricas que definam sucesso do ponto de vista financeiro. Faturamento, inadimplência, ticket médio, estoques, etc.

2) Proposta de valor do cliente ? PVC ? como este departamento cria valor para seus clientes, sejam eles internos ou externos; como se define sucesso nesses casos e como pode ser medido.

3) Processos internos ? Todas as atividades realizadas regularmente, no dia-a-dia, para que a PVC torne-se realidade, conquiste clientes e transforme-se em performance financeira. Aqui geralmente são aplicados os preceitos da qualidade total, como erros por mil, índices de qualidade, cumprimento de prazos, custos, etc.

4) Crescimento e aprendizado ? Como desenvolver os valores intangíveis de uma empresa, como o capital intelectual e seus recursos humanos? Essa parte do mapa estratégico descreve como as pessoas, a tecnologia e a cultura da empresa/departamento vão se desenvolver para dar suporte aos três itens anteriores.

Veja como uma ferramenta simples pode ajudar a todos na empresa. Se cada departamento tiver cinco métricas em cada uma das quatro áreas (dinheiro, clientes, processos e aprendizado) numa simples folha de papel, com verde, amarelo ou vermelho para cada um dos seus resultados, qualquer um pode imediatamente “bater o olho” e ver rapidamente como as coisas estão indo. Além disso, na discussão do que é importante ser medido e, depois de medir, como definir o sucesso ou se um objetivo foi realmente atingido, descobrem-se muitas falhas e desperdícios. Também se eliminam muitos mal-entendidos, pois fica claro para todos o que deve ser feito, como, quanto, onde, por quem, etc. A empresa toda fica alinhada, os departamentos coordenados, e todo mundo pode trabalhar de maneira organizada.

Simplifiquei ao extremo o uso dessa ferramenta e reitero que, se realmente quiser usá-la de maneira completa, é muito recomendável que estude o assunto com mais profundidade. Mas mesmo que use uma versão simplificada, você poderá alinhar estratégia e ação, beneficiando muito a todos os envolvidos: clientes, equipes e a liderança da empresa.

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

P.S.: Se quiser receber meus textos semanais de gestão por e-mail, visite o site:

www.gestaoemvendas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

KPIs inúteis em Vendas

KPIs inúteis em Vendas

Olá campeão! Olá campeã! KPIs inúteis em Vendas Bem-vindo(a) à ...
Leia Mais →
Hakomi e como fazer melhores perguntas em Vendas

Hakomi e como fazer melhores perguntas em Vendas

____________________________________________________________________________ Olá campeão! Olá campeã! Bem-vindo(a) à minha newsletter semanal ...
Leia Mais →
Por que o otimismo sempre vence (em Vendas e na VIDA)

Por que o otimismo sempre vence (em Vendas e na VIDA)

Olá campeão! Olá campeã! Bem-vindo(a) à minha newsletter semanal sobre ...
Leia Mais →