Empresa cria mapas estratégicos para auxiliar na gestão e organização empresarial

Mapas estratégicos

Nova ferramenta da AllStrategy tem como objetivo consolidar estratégias com base nos quatro objetivos do Balance Scorecard: financeiro, clientes, processos internos e empresariais

Da mesma forma como comumente nos orientamos por meio de GPS quando queremos ir a um novo local, uma nova estratégia precisa ser comunicada para equipe com clareza. Visualizar as estratégias de sua empresa e comparar com os resultados atingidos em tempo real é uma boa forma de tornar cada objetivo mais fácil de entender e, portanto, de atingir.

Pensando nisso, a empresa de tecnologia AllStrategy desenvolveu uma plataforma para gestão e controladoria para empresas. Especialista em software para gestão orçamentária e performance, ela criou mapas estratégicos. Trata-se de uma ferramenta que visa ajudar empresas a melhorar a organização interna e até mesmo implementar um novo sistema de gestão.

Com apresentação gráfica e simples, a ferramenta visa facilitar a visualização dos objetivos. Dessa forma, torna mais simples a comunicação, o alinhamento e a implementação de estratégias entre os colaboradores. Outra vantagem é o acompanhamento de indicadores e planos de ação em tempo real. Tudo para deixar a estratégia da empresa clara para a equipe. Entenda mais sobre esta ferramenta nesta entrevista com o CEO da AllStrategy, Carlos Augusto Moreira.

O que são mapas estratégicos e como funcionam?  

O Mapa Estratégico faz parte da metodologia Balanced Scorecard (BSC). A função do BSC é fazer com que o gestor entenda claramente os objetivos da estratégia traçada e, assim, possa definir as ações estratégicas que devem ser executadas. Para isso, o Balanced Scorecard abrange quatro perspectivas: financeira, mercado, processos internos e aprendizado.

O mapa é repartido em quatro faixas, referentes às quatro perspectivas estratégicas: Perspectiva financeira, Perspectiva do mercado, Perspectivas de processos internos e perspectiva de aprendizado.

Por meio dos mapas estratégicos é possível acompanhar os indicadores de desempenho em tempo real e ainda criar planos de ação, para que os objetivos traçados sejam alcançados de maneira mais assertiva. Além disso, é possível realizar a gestão orçamentária e a projeção financeira em uma só ferramenta. Isso proporciona mais agilidade, segurança e eficiência aos profissionais de controladoria e gestão.

AllStrategy mapa

Como os mapas estratégicos podem ajudar uma empresa a vender mais e melhor?

Os mapas estratégicos têm como principal função organizar os objetivos estratégicos da empresa em perspectivas específicas, a fim de deixá-los claros para os colaboradores. No caso de vendas, podem esclarecer a estratégia a equipe, mantendo o foco em objetivos realmente importantes. Deliberam o papel de cada um na engrenagem e, desta forma, facilitando a mudança de rota das equipes em momentos estratégicos.

Você poderia nos dar um exemplo prático?

Um dos objetivos da organização pode ser aumentar vendas e rentabilidade em 10%. Este objetivo é desmembrado para todas as equipes de vendas, onde as mesmas transformam em metas a serem alcançadas. A partir daí, é possível atrelar indicadores de desempenho a tais objetivos e desenvolver planos de ação para uma maior assertividade dos resultados.

Que tipo de empresa pode se beneficiar desta plataforma?

Todos os segmentos podem se beneficiar, inclusive varejo ou ainda equipes de vendas que estejam fisicamente distantes, em diferentes regiões dentro de um mesmo país ou em vários países. A ferramenta aglutina toda a performance da corporação, tornando viável ao gestor um gerenciamento instantâneo, planejamento mais eficaz e a tomada de decisão em tempo real.

Da mesma forma, que tipo de situação sua plataforma NÃO se propõe a resolver?

Não nos propomos a efetuar controles de operação dentro dos nossos clientes. Para isso existem os produtos de ERP que são ótimos dentro das organizações.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a este assunto específico dos Mapas Estratégicos?

Há dificuldades em nortear os objetivos da empresa e criar os objetivos organizacionais, tanto para o ambiente externo como para o ambiente interno da corporação. Além disso, há erros comuns na análise gerencial desses objetivos. Os Mapas Estratégicos podem auxiliar a empresa a identificar oportunidades e ameaças, que possibilitam melhorias e diagnósticos mais precisos dos problemas.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Um erro grave na análise gerencial é a falta de controle no gerenciamento dos objetivos estratégicos. Muitas empresas ainda realizam tal controle de indicadores e planos de ação por planilhas e perdem o tempo correto de preenchimento dos dados e de medição. Dessa forma, todo o processo é comprometido e os resultados não podem ser considerados confiáveis.

Uma empresa que está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto deve começar por onde? Quais as principais recomendações?

Se uma empresa deseja iniciar um planejamento estratégico e nunca o fez, o melhor é procurar ajuda. Sim, ajuda de consultores que já tenham experiência em desdobrar objetivos estratégicos em metas. E aí, num segundo passo, automatizar o processo com auxílio de um software que irá, de maneira rápida e eficiente, contribuir no gerenciamento e mensuração das metas.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

A mídia de maneira geral não costuma se aprofundar nesse tema. As discussões acerca dos softwares de gestão orçamentária e/ou mapas estratégicos ainda são superficiais. Desta forma, não há muita informação que destoe do real.

Fale um pouco mais sobre a AllStrategy. O que vocês oferecem exatamente e quais seus diferenciais em relação a outros possíveis concorrentes?

Nosso core business é controladoria e gestão, com soluções voltadas a uma projeção orçamentária mais eficiente, rápida e segura. Percebemos que era uma necessidade dos nossos clientes e de tantas outras empresas ter uma ferramenta capaz de aliar planejamento financeiro e estratégico em um único lugar. Esse é o nosso grande diferencial diante da concorrência, pois somos o único software que atende as duas demandas. Além disso, nosso sistema possibilita o livre desenho dos objetivos estratégicos, sem precisar de outras ferramentas de apoio. Ele também tem a possibilidade de linkar estrutura de indicadores e planos de ação a cada objetivo.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Tanto o planejamento estratégico quanto o planejamento financeiro são essenciais para o sucesso da empresa. Pesquise a respeito das ferramentas existentes no mercado que podem otimizar a gestão da corporação, possibilitando um melhor controle orçamentário e uma maior eficácia atingimento de metas, e que ainda proporcionem um bom custo benefício ao contratante.

Para saber mais

Leia também:

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima