Marketing para um cliente de luxo

Dicas de uma rede hoteleira para atender clientes que privilegiam o luxo

Os clientes de luxo procuram uma conexão com uma marca que possa melhorar suas vidas, e, também, simplificá-las. Se você tem um site que atende a esse grupo, deve verificar um recente relatório da rede norte-americana Four Seasons Hotéis e Resorts chamado “O consumo de luxo no mundo digital: Antes & Agora, 2012 – Relatório de tendências de luxo Four Seasons”. Alguns pontos no relatório podem auxiliá-lo a melhorar seu site e suas vendas:

Mercado Global

Não se esqueça de que compradores de luxo estão presentes em todo o mundo, não apenas em território nacional. Atraia visitantes estrangeiros, em particular dos mercados europeus, da China e da América Latina. O mercado de luxo deverá crescer 10% em 2012, segundo a consultoria Bain & Company.

Personalização

De acordo com a The Affluence Collaborative – empresa de pesquisa de comportamentos –, 34% dos clientes de luxo esperam que produtos e serviços sejam personalizados para as suas necessidades. Oferecendo somente o básico, certamente sua empresa não atrairá esses clientes.

Reviews

Estima-se que 92% dos usuários de internet leem comentários sobre produtos e serviços que queiram adquirir e 89% deles podem ser influenciados por essas informações nas decisões de compra. Esse é o caso do cliente de luxo. Eles acreditam ser importante obter opiniões, responder a comentários e verificar todas as páginas que compartilham dados e avaliações sobre o produto. Novos sites de busca são criados a cada dia, então, não se esqueça de pedir que o perfil de seu produto ou serviço seja incluído na lista de resultados de busca

Facebook

Cerca de 72% das pessoas entrevistadas – ricas – confirmaram utilizar o Facebook. Isso pode parecer uma escolha óbvia, entretanto, usar a rede social para introduzir seu produto pode ser benéfico, já que muitos prospects podem estar conectados à rede. Caso você ainda não esteja convencido de que pode ser interessante criar uma página, experimente utilizar a publicidade no Facebook: teste diferentes anúncios e veja como é o desempenho deles. Se os anúncios gerarem bons resultados, pode ser o momento de criar uma página oficial, promovê-la, atualizando o status regularmente para incentivar as vendas.

Serviços baseados em localização

Aplicativos como o Gowalla e o Foursquare são canais de marketing viabilizados por smartphones, perfeitos para divulgar marcas. O cliente de luxo utiliza esses aplicativos, pois a maioria das pessoas já possui aparelhos celulares com acesso à internet. O relatório de tendências do Four Seasons apresentou ainda, ter havido um grande crescimento na área tecnológica e prevê que os números só aumentarão. Incentive os clientes a fazerem o check-in nos aplicativos de localização, quando estiverem em sua loja, incluindo comentários e dicas sobre o estabelecimento, e responda-os apropriadamente.

Celulares

Essa tendência de crescimento no mercado de imagem atrelada a tecnologia se deve ao grande número de clientes de luxo que possuem aparelhos modernos e eficazes, e pode ser facilmente comprovada pela comercialização de dispositivos móveis, aplicativos, publicidade móvel e campanhas via SMS. O custo poderá ser alto para algumas empresas do ramo de marketing para celulares, pois desenvolver um aplicativo demanda tempo e campanhas publicitárias. Observe todas as opções e não se esqueça de investir em uma pesquisa sobre o mercado de celulares.

Para você, quais tendências se destacam?

Tradução e adaptação: Emerson Machado

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