Como melhorar o desempenho em feiras?
Por mais que muitos não gostem do que vou afirmar aqui, feiras e exposições não são eventos festivos regados a uísque e champanhe. Não é essa a ideia, pelo menos para os que estão lá a trabalho.
Se fosse, você poderia iniciar suas abordagens com os tradicionais: “E aí, tudo bem?” ou “Fala, companheiro, em que posso ajudá-lo?”. Mas não. A coisa é mais formal e profissional.
O foco é prospecção e, se possível, vendas. A diferença entre se divertir e trabalhar nesses eventos começa assim que um possível cliente entra em seu estande. Aborde-o estendendo a mão, apresentando você e sua empresa. Firmeza e objetividade darão o tom da conversa e sinalizarão sua intenção de estar ali para trabalhar.
Tenho cinco regras para esses acontecimentos e acho que serão muito úteis, não importando se você é um novato na profissão ou um “veterano de guerra”.
- As coisas mais importantes que você deve saber são as responsabilidades e o objetivo de quem visita seu estande. Isso lhe possibilitará desenvolver corretamente os próximos passos (questionamentos). Se ele é o presidente de uma organização ou o responsável técnico de uma linha de produção, significa que você fará abordagens diferenciadas, concorda? Ou você atenderia varejistas e atacadistas da mesma forma? Não, é claro que não.
- Não veja o cliente simplesmente como um comprador em potencial. Procure tratá-lo como uma visita. Não deixe que a ansiedade tome conta de você. Conduza-o pelo ambiente, mostrando-lhe os produtos, as características e os benefícios. Se possível, sonde-o para saber até onde você pode ir e que oferta pode sugerir. Lembre-se de que nem todo mundo quer fazer negócio ali, naquele momento.
- Enquanto vai conseguindo informações úteis para um possível negócio, não se esqueça de perguntar qual é a forma de contatar o prospect para o caso de uma possível visita sua. Geralmente ele fornecerá o telefone para contatá-lo diretamente. Se não o fizer, é muito provável que será o de um responsável pelo departamento de compras ou da secretária dele.
- Independentemente de haver negócio ou não, nunca deixe de perguntar ao visitante quem ele pode recomendar como possível interessado no que você tem a oferecer. Quase todo mundo conhece alguém que pode se interessar pelo seu produto ou serviço. Isso dobrará o total de leads obtidos durante a realização do evento. Claro, sempre peça autorização de quem lhe forneceu a referência para usar o nome dele e onde o conheceu, na hora de contatar esse possível cliente.
- Com as quatro etapas anteriores já finalizadas, é hora de, sutilmente, buscar uma forma de encerrar o bate-papo. Reforço: você está ali para trabalhar, não para fazer amigos. A melhor maneira de fazer isso é repassando com o prospect todas as informações obtidas, estendendo a mão para um cumprimento final e agradecendo pela visita e pela conversa.