Mesmo com as restrições ao crédito, varejistas esperam um bom Dia das Mães

Neste ano, o otimismo está próximo ao registrado em 2010, quando a economia cresceu fortemente

Varejistas de todo o País esperam um bom Dia das Mães, de acordo com a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial – Dia das Mães 2011. São 59% que acreditam no aumento de seu faturamento na data, em relação ao Dia das Mães de 2010; 31% acham que permanecerá igual a 2010 e 10% apostam em queda. Na mesma data do ano passado, 60% dos varejistas estimavam alta de seu faturamento, 33% estabilidade e 7% queda.

 

O Dia das Mães de 2011 será o segundo melhor desde o início da pesquisa, em 2006. Na média nacional, para essa data, espera-se um crescimento do faturamento de 9,6%. A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2011 entrevistou 961 principais executivos do varejo, em todo o território nacional, de 23 a 31 de março.

 

Em relação às expectativas de faturamento por tamanho de empresa, as grandes do varejo são as mais otimistas, com 87% de seus empresários esperando um faturamento neste Dia das Mães superior ao verificado na mesma data de 2010. Nos médios negócios, são 74% os que apostam em crescimento e, nas pequenas empresas, são 56%.

 

Na análise por região, 74% dos varejistas do norte acreditam que vão ampliar seu faturamento neste Dia das Mães. Nessa direção, estão o nordeste com 64% dos entrevistados, o sul com 62%, o sudeste com 57% e o centro-oeste com 56%.

 

Presentes – Para o Dia das Mães de 2011, de acordo com os varejistas, 30% dos presentes serão roupas, sapatos e acessórios; 16% flores; 14% celulares e smartphones; 13% eletrodomésticos; 11% perfumaria e cosméticos; 5% eletrônicos; 3% joias e relógios; 2% chocolates e doces; 2% utilidades domésticas; 1% comemoração em restaurante e 3% outros.

 

No Dia das Mães de 2010, os presentes mais oferecidos foram: 31% roupas, sapatos e acessórios; 18% flores; 15% celulares; 14% eletrodomésticos; 8% perfumaria e cosméticos; 6% eletrônicos; 2% joias e relógios; 1% chocolates e doces; 1% utilidades domésticas; 1% livros, CDs e DVDs e 3% outros.

 

Valor médio dos presentes – Foi perguntado pela primeira vez nesta pesquisa o gasto médio (tíquete-médio) com os presentes: 32% dos entrevistados acham que será de até R$50; 37% preveem entre R$51 e R$100; 19% entre R$101 e R$200; 7% entre R$201 e R$300; 3% entre R$301 e R$500 e 2% mais de R$500.

 

Fonte:Serasa Experian

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