Mesmo que seu cliente não esteja comprando, continue servindo

Como lidar com clientes que você negligenciou no passado?

Em um mundo perfeito, seríamos tão organizados e bons em cumprir nossos deveres que jamais descuidaríamos de nossos clientes. Mas somos humanos e não damos nosso melhor para alguns deles. Não é difícil, na economia atual, os consumidores dizerem que simplesmente não estão comprando. E você, mesmo assim, tem de vender. Então, investe a maior parte do seu tempo em encontrar novos clientes, em vez de atender os antigos. A consequência disso? Clientes negligenciados.

O resultado é o nome do jogo em vendas. Você é recompensado com base na satisfação de seus clientes. Se não está contente com sua recompensa, há uma chance muito grande de eles não estarem contentes com o seu serviço. Mesmo se disserem que as vendas estão devagar e que não estão comprando, você deve manter o mesmo nível de serviço prestado de quando compravam normalmente. Repetindo: com os resultados, vem o reconhecimento de que você não deu o melhor de si.

Sua melhor abordagem com um cliente negligenciado deve ser a mesma que você usou quando fechou o primeiro negócio. O primeiro passo é admitir sua falta de atendimento prestado, sem desculpas. As palavras a serem usadas são cruciais.Quando o cliente fica indiferente, torna-se mais difícil reconquistar sua confiança, então, você deve ser humilde e trabalhar lentamente para cair nas graças dele novamente. A confiança, uma vez perdida, é muito difícil de ser reconquistada. Mas é possível se ambos os lados assim desejarem. Você deve iniciar sem vendas, mas com serviço. Oferecendo mais atenção e um serviço adequado, vai acabar ganhando novamente a confiança e os negócios do cliente.

Pense na maneira como age. Você sempre vai à mesma lavanderia ou ao mesmo mercado? Vai apenas pela conveniência? Ou foi um hábito que começou com uma excelente prestação de serviço? Você já fez alguma comparação para descobrir se há um lugar que melhor se adéque às suas necessidades? Há uma grande chance de continuar a frequentar certos lugares, porque você conhece as pessoas e elas o conhecem.

Nas minhas viagens diárias para o trabalho, passo por cerca de três ou quatro postos de gasolina que têm serviço semelhante (ou melhor ou com um custo menor) e podem até ser mais convenientes para mim. Entretanto, nem presto atenção neles, sou fiel ao meu posto. Por quê? Os funcionários sempre me atendem com um sorriso. Alguns deles estão lá há anos e me conhecem pelo nome. Prestam um bom serviço e as minhas coisas estão prontas sempre no tempo previsto. Conquistaram-me ainda mais em algumas oportunidades, como quando precisei de um serviço mais urgente ou de uma pequena ajuda. Tudo se resume a isto: eu me sinto bem em trabalhar com eles. Em última instância, esse é o nosso objetivo como vendedores.

Seus clientes sentem-se bem em trabalhar com você? Se não, tem de se dedicar a isso. Considere seus clientes como indivíduos que sempre encontram maneiras melhores de suprir as necessidades específicas deles. A atenção individualizada é o oposto da negligência.

Se os seus clientes continuam a trabalhar com você porque sentem-se bem assim, parabéns! Você está no caminho certo para alcançar o sucesso.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima