Minha equipe de vendas está uma bagunça! Por onde começo a arrumar?

Como organizar a sua equipe de vendas?

Você já sofreu com o problema acima? Calma, ele tem solução!

Na reorganização de uma força de vendas, a primeira coisa que vem à cabeça é a demissão dos vendedores. Não comece por aí. Além dos altos gastos com encargos trabalhistas, o turnover é danoso à empresa – exceto para aqueles colaboradores que são muito negativos e fracos, que já deviam ter sido cortados faz tempo! Siga estes quatro passos e comece a colocar a casa em ordem.

 

  1. Conscientize a equipe Reúna todos, seja transparente, direto e objetivo informando-os de que as coisas mudarão para a empresa voltar a crescer. Se possível, faça desse acontecimento uma ocasião especial, com um café da manhã, por exemplo. Seriedade e positivismo são as palavras-chave.
     
  2. Faça um treinamento intensivo de vendas A origem dos problemas, em muitos casos, é a simples falta de treinamento, que gera ausência de argumentos, de conhecimentos e, consequentemente, de vendas. E elas são o coração da empresa! Sem vendas, não há receita e, sem grana, não há empresa. Infelizmente, muitos empresários e gerentes parecem estar sofrendo de “miopia gerencial”, ou seja, não enxergaram ainda que, quanto mais treinarem seus colaboradores, mais irão vender. Faça um programa intensivo, contrate um especialista e tire o atraso da equipe de vendas.
     
  3. Inicie uma campanha de motivação Não seja como a maioria dos gerentes: que confunde treinamento com motivação. Treinar é mostrar ao vendedor como fazer; motivar é deixá-lo com vontade de fazer. Além dos treinamentos, sugiro que rapidamente crie uma premiação, um desafio, alguma competição, enfim, use a criatividade para mexer com os ânimos dos vendedores. Quer uma ajuda extra?*
     
  4. Contrate sangue novo O lucro de uma empresa começa com a contratação certa. Bons vendedores, cheios de energia e vontade, podem renovar o clima, dando um gás nas vendas.

Treine, motive, desafie eles e, se não funcionar, em último caso, troque-os. Mas seja rápido nas ações. De nada adianta focar o problema e ficar lamentando. Foque as soluções e caminhe rumo a um novo tempo, uma nova fase.

                                                                                      

Observação final: às vezes, o buraco é mais embaixo. Por isso, além dos quatro passos, não se esqueça de perguntar a si mesmo: por que a equipe chegou a este ponto? No fundo, na maioria dos casos, a grande causadora de toda a bagunça é uma liderança fraca, omissa e até covarde. Saiba que não existe equipe de vendas forte com liderança fraca. Se o líder não mudar, tudo voltará a ser como antes.

 

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