Muito além de simplesmente vender

O que você e sua empresa têm feito para agregar valor?

Coloque-se no lugar de um consumidor: você deseja a melhor qualidade pelo menor preço. Isso é um fato. Você, como dono de um negócio, busca maximizar o retorno sobre seus investimentos na forma de rentabilidade (lucro). Isso é outro fato. Obviamente, preço, qualidade e lucro nem sempre andam de mãos dadas, concorda?

Na busca pela solução dessa equação, que agrade empresas e consumidores, apresentam-se diversas possibilidades. São estratégias que buscam encontrar um ponto de equilíbrio entre o preço sugerido e o valor percebido. Warren Buffet, lendário investidor do mercado financeiro e um dos homens mais respeitados do mundo, definiu muito bem a diferença entre valor e preço: “Preço é o que você paga. Valor é o que você recebe”.

Só tem um jeito de resolver a equação: diferenciação. Algo que temos falado e escrito desde que iniciamos nossas atividades, em 1994. E olhe que naquela época ainda não existiam produtos chineses inundando nosso mercado, sonegar era uma vantagem competitiva e a internet tinha acabado de nascer.

A seguir, três empresas que estão fazendo isso muito bem.

  1. A Bridgestone, fabricante de pneus, tem expandido sua atuação no Brasil oferecendo uma gama inovadora de serviços à sua rede de recapadoras Bridgestone Bandag e lojas BTS (ambas franquias). A ação está relacionada ao trabalho de pós-venda que a companhia realiza com seus clientes. “Acompanhar o desenvolvimento de cada unidade é fundamental para que os resultados sejam positivos. A Bridgestone Bandag não se preocupa apenas com a venda do produto para sua rede, e sim, com toda a cadeia, para que o negócio seja lucrativo para todos”, afirma o gerente-geral de vendas e marketing da marca, Marcos Aoki. Por meio de seu departamento financeiro, a empresa oferece a Consultoria de Gestão&Negócios, um serviço que auxilia os franqueados a desenvolverem suas habilidades de operar e gerar resultados, a fim de que eles não somente vendam, mas tenham a certeza do resultado destas vendas, cumprindo seus compromissos financeiros e garantindo o retorno adequado ao negócio. Ela possui um caráter de suporte e orientação, diagnosticando os processos, identificando eventuais desvios, onde toda a execução do Plano de Negócios fica a cargo do franqueado acompanhado da equipe da Bridgestone Bandag. A empresa faz também um diagnóstico empresarial, por meio do qual são realizadas diversas recomendações de atividades para identificação, correção e acompanhamento do processo produtivo, comercial, administrativo e financeiro.
  2. Adepta também da visão de agregar valor ao negócio de seus clientes, a Monsanto, líder mundial em biotecnologia, fornece um pacote completo para os produtores (clientes), cujo objetivo é buscar um aproveitamento maior das áreas semeadas e, portanto, uma produtividade mais elevada. A empresa está testando uma tecnologia que lê o talhão (divisão de uma propriedade) de terra, faz recomendações de adubação, quantidade de semente a ser semeada, profundidade do plantio e velocidade adequada da máquina durante o plantio. Ela fornece o equipamento necessário, que é acoplado ao trator e, via iPad (no qual está o histórico do solo, clima e produção da fazenda), a leitura instantânea do solo é feita e são enviadas as recomendações adequadas para a plantadeira.
  3. Para encerrar, a Citröen oferece a 100% de seus clientes um exclusivo serviço de Concierge. Único no país, ele inclui compra de ingressos, reserva de hotéis, entrega de flores, dicas e informações sobre reserva de voos/hotéis, assistência a compras pessoais, entre outros. “A ideia é proporcionar uma experiência completa com a marca. Além de um veículo inovador e de qualidade, nossos clientes poderão usufruir de um seleto serviço de assistência pessoal, ultrapassando os limites da relação da venda de um carro”, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor-geral da Citroën do Brasil.

O que você e sua empresa têm feito para agregar valor?

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