Naftalinda

O que faz do Naftalinda um case de empreendedorismo

A amizade da jornalista Luana Daiha e da designer Patrícia Oassé começou como outra qualquer: seus namorados eram amigos e as apresentaram. Com o passar do tempo, porém, elas perceberam que tinham muitas afinidades que iam além de namorar dois jovens amigos. A ligação maior entre elas eram seus guarda-roupas. Sim, isso mesmo. Os guarda-roupas das duas eram iguais, estavam cheios de peças que não eram usadas há dias, meses ou, talvez, até anos.

 

Certo dia, cansadas de não ter onde colocar suas roupas novas – e que, com certeza, seria usado –, as jovens cariocas decidiram criar um blog para vender suas roupas e acessórios velhos, seminovos e algumas coisas até sem uso. Assim, no fim de 2008, colocaram no ar o blog Naftalinda Brechó.

 

Como tudo começou

 

“Que cheiro de naftalina”! Até alguns anos atrás, essa era uma típica frase de quem abria um armário, vasculhava tudo e encontrava uma peça de roupa abandonada. A naftalina era o produto mais utilizado para manter os guarda-roupas protegidos das traças, deixando as roupas com um cheiro característico. Apesar de hoje existirem outros métodos de proteção contra esses temidos bichinhos, a naftalina ainda é lembrada pelo forte cheiro que exala e por se remeter a “coisa velha”.

 

Pensando nisso, Luana e Patrícia resolveram fazer uma adaptação e criaram o Naftalinda Brechó. “Não é porque algo não é novo que é feio. Muito pelo contrário, em nosso brechó, colocamos peças de roupas que muitas mulheres desejam, e com preços bem mais baratos que os apresentados pelas lojas”, conta Luana. É aí que se identifica a primeira característica indispensável para as verdadeiras empreendedoras: a criatividade, pois elas souberam dar exatamente a cara que queriam ao criar o nome do blog.

 

Luana conta que, depois de definido o nome, chegou a hora de “colocar a mão na massa”. Era preciso escolher quais peças estariam no primeiro catálogo do novo brechó virtual. “Selecionamos as peças, tiramos as fotos, fizemos o catálogo e começamos a fazer a divulgação por meio de um texto enviado para alguns amigos e para veículos de comunicação que eu, por ser jornalista, tinha contato”, lembra.

 

Apesar de terem se empenhado para conseguir uma boa visitação, elas jamais imaginavam que o resultado viesse tão cedo. Em uma semana, 80% da “coleção” que tinham lançado havia sido vendida. E por um motivo óbvio: visitando o blog, é possível perceber que a qualidade dos produtos vendidos por elas é altíssima e o preço é realmente abaixo do mercado.

 

Diferenciais

 

Não é apenas pela qualidade dos produtos e preço abaixo da média de mercado das lojas tradicionais que o brechó virtual de Luana e Patrícia se destaca nesse segmento. Aspectos básicos da venda pela internet são levados em conta por elas, como:

 

  • O Naftalinda oferece diversas opções de formas de pagamento, o que deixa as clientes seguras.
  • O blog é atualizado constantemente, o que faz com que o público o acesse sempre para ver quais são as novidades.
  • As informações contidas ao lado da foto de cada produto vão além do preço, tamanho e marca. Com a preocupação de mostrar que nem todos os produtos do brechó são “velhos”, quando algo foi utilizado poucas vezes, elas informam.

 

Mas talvez o ponto essencial para o sucesso do Naftalinda seja o fato de as empreendedoras realmente conhecerem seu público e fazerem parte dele. “Nosso público é formado por mulheres que são parecidas com a gente. Portanto, sabemos o que as agrada e estamos sempre pensando como se fôssemos as clientes”, apontam.

 

Crescimento

 

 

Percebendo que os resultados no primeiro ano de atuação superaram as expectativas, Luana e Patrícia resolveram expandir os negócios. Recentemente, criaram a marca Naftalinda, que desenvolve peças de roupas e acessórios. “Nós enxergamos essa oportunidade e resolvemos investir. Hoje, idealizamos as peças e procuramos fornecedores que as produzam para nós”, explica Luana.

 

A tendência é que cada vez mais o que começou pequeno se torne grande, pois elas têm visão suficiente para identificar o momento adequado para dar um “próximo passo”. E logo chegará a hora de abrir uma loja física. “A gente quer que o Naftalinda se torne um brechó físico, mas sabemos que, para isso, temos de estar ainda mais preparadas”, finalizam.

 

As lições do Naftalinda

A história do Naftalinda não é apenas interessante e curiosa. Ela traz lições que você pode aplicar em seu empreendimento, ajudando-o a obter sucesso no mercado em que atua, confira:

 

  • A criatividade deve ser estimulada – Luana e Patrícia se utilizaram da criatividade de ambas para dar um nome criativo e fazer um site diferente que o da concorrência, o que as fez sair na frente dos outros. Em sua empresa, a criatividade pode ajudar você a resolver vários problemas. Estimule o pensamento criativo proporcionando momentos de brainstorming em sua equipe.
  • Conheça seus clientes – Talvez, o maior acerto do Naftalinda tenha sido conhecer seu público-alvo. Em qualquer venda, conhecer seu cliente depende apenas de você. Procure sempre saber quem ele é, do que gosta e mantenha-se informado para não cometer deslizes com relação às preferências dele.
  • Aproveite as oportunidades – Percebendo que seu público gostava do que ofereciam, Luana e Patrícia decidiram criar uma marca própria. Elas não deixaram a oportunidade passar. Arriscar faz parte do empreendedorismo.
  • Abrace sua causa – Pode parecer clichê, mas é verdade. Se você faz o que gosta, se faz com prazer, as coisas tendem a dar mais certo. No Naftalinda, a paixão por moda é evidente. E elas souberam fazer disso um negócio lucrativo. 

 

Patrícia e Luana uniram o útil ao agradável e agora colhem os frutos de tudo isso. O sucesso do blog e o projeto futuro de abrir uma loja física são resultado do trabalho feito com amor, dedicação e talento para vendas, negócios e empreendimentos, o que deve ser apenas o começo.

 

Para saber mais:

Visite o blog: www.naftalindabrecho.blogspot.com

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