Não detone a criatividade

Muitas vezes, o que achamos que vai fazer com que se desenvolva a criatividade nas pessoas é justamente o que a detona! Saiba como não detonar a criatividade e seja criativo Recentemente, após uma palestra sobre criatividade, fui convidado por um empresário para conhecer suas idéias e a maneira como tratava o assunto na sua organização, e ele me disse que havia encontrado uma fórmula simples e eficaz.

O método que ele adotou era uma competição entre os funcionários. Premiava mensalmente a melhor idéia com certo valor em dinheiro (que variava entre 10% a 50% do salário do funcionário) e, no fim do ano, a melhor idéia, dentre as 11 dos meses anteriores, era premiada com um aumento de salário e uma viagem em um navio de luxo pela costa brasileira com direito a acompanhante.

O que havia notado, como estava apenas no quinto mês da competição, era uma preocupante caída na quantidade e qualidade das idéias e que em alguns departamentos da sua empresa o relacionamento pessoal estava um pouco complicado. Lembrou ainda que as idéias dos primeiros dois meses foram excelentes e que havia tido dificuldade em escolher a melhor. Entretanto, a queda era acentuada.

Sem entrar no mérito das discussões que tivemos nas horas seguintes, é importante ressaltar que felizmente sua competição acabou a partir daquele dia, e ele adotou um programa de premiação para todos os funcionários, permitindo que a cooperação e a colaboração tivessem lugar de destaque na geração das novas idéias.

O binômio criatividade e competição na mesma equipe ou organização pode apresentar resultados a curtíssimo prazo. É inegável que as pessoas gostem de competir, ganhar prêmios e desafios. Entretanto, no processo de geração das idéias e criatividade, a competição a médio e longo prazos se torna uma ?arma? que pode destruir as relações e oferecer uma queda acentuada na qualidade dos projetos apresentados.

Nos processos de criatividade que já observei ao longo de minha carreira profissional, algumas características e comportamentos podem ser destacados como primordiais:

» Trabalho em equipe
» União em torno de um objetivo comum
» Confiança
» Ajuda mútua
» Bom humor

Se você, empresário ou líder de uma equipe, pretende incentivar a geração de idéias e as pessoas criativas, lembre-se de que a competição ou a concorrência interna pode ter o efeito contrário, detonando a criatividade.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima