Não espere o pior

Esperar o pior significa armar uma concorrência contra si; esperar a derrota, não vencer e não ganhar. É incrível como as pessoas têm a tendência de esperar o pior. Imagine a situação: em um determinado local, lotado de pessoas, haveria um sorteio, sendo que o primeiro sorteado ganharia um automóvel. A reação mais comum é não acreditar que é possível ganhar. Mas se nesse mesmo local o segundo sorteado for o escolhido para fazer a performance da dança da garrafa, a expectativa é justamente contrária, e ele antecipa que não vai aceitar.

Quantos pedestres nas ruas e calçadas param para admirar um bom músico, um palhaço fazendo graça ou até mesmo alguém pregando o evangelho? Poucos param. Mas se nessa mesma rua ocorrer um acidente e se houver vitimas graves, uma multidão se aglomerará para apreciar como se fosse a sétima maravilha. Lembrando que 3% das vítimas de acidentes são curiosos que nada tinham a ver com o ocorrido.

Você já assistiu a um filme em que o herói conheceu a sua amada e não teve nenhuma dificuldade para conquista-la definitivamente? Ou algum filme policial em que não havia crimes a desvendar? Já participou de algum jogo em que todos poderiam ganhar ao mesmo tempo?

Esperar o pior significa armar uma concorrência contra si; esperar a derrota, não vencer e não ganhar. Vencer é muito mais que ganhar. Vencer significa aumentar as possibilidades de vitória, é ultrapassar limites, é vencer a si. Todos nós temos atributos internos que podem ser qualificados, melhorados e engrandecidos. Quando se parte para alguma competição de capacidade, sempre vence aquele que está mais bem-preparado, aquele que tem menores limitações técnicas e que apresenta melhores capacidades. O segredo para vencer está na troca dos níveis de competição. Você pode competir ao nível do perde-ganha ou do ganha-ganha.

O nível do perde-ganha é aquele em que estão as pessoas que pensam que alguém sempre deve perder para que outro vença ? nunca os dois podem sair com vitória. Essas pessoas não sabem a diferença entre ganhar e vencer.

Ganhar é momentâneo, superficial, circunstancial e externo. Mas vencer é mais profundo, verdadeiro e eterno. Por isso muito mais forte. Ganhar vem da vontade, mas vencer vem do desejo. Aquele que compete para vencer sempre ganha, superando o adversário ou a si. Quem ganha é simplesmente um jogador que compete contra um adversário qualquer, mas quem vence supera a si e acaba, com o tempo, atemorizando os concorrentes. Os vencedores creditam seus méritos à competência e ao mercado. Quem ganha, credita a sorte e quando perde, ao azar. Esperar o pior é perder por antecipação. Afinal, de que lado você está?

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima