Não faça tempestade em copo d´água…

?Veja o vidro como se já estivesse partido (e todo o resto, também)?. Esse é um ensinamento budista que aprendi há cerca de 20 anos. ?Veja o vidro como se já estivesse partido (e todo o resto, também)?. Esse é um ensinamento budista que aprendi há cerca de 20 anos. Foi ele que possibilitou, a cada passo, a perspectiva necessária para me guiar na direção da aceitação do meu eu.

A essência desse ensinamento é que tudo na vida está em constante movimento. Tudo tem um começo e um fim. Toda a árvore começa numa semente e voltará, eventualmente, à terra. Toda a rocha é formada e toda a rocha se esvairá. Em nosso mundo moderno, isso quer dizer que todo o carro, toda a máquina, cada peça de roupa criada, tudo envelhecerá e será farrapo; é só uma questão de tempo. Nossos corpos nascem e morrerão. O vidro é soprado e eventualmente se quebrará.

Este é um ensinamento de paz. Quando você espera que algo se quebre, não fica nem surpreso, nem desapontado quando isso acontece. Ao invés de ficar imobilizado quando algo é destruído, você se sente agradecido pelo tempo que esse processo levou.

A maneira mais fácil de começar é pelo que é mais simples, um copo d´água, por exemplo. Pegue seu copo favorito. Olhe para ele longamente e aprecie a sua beleza e tudo o que ele representa. Agora, imagine o mesmo copo quebrado, cacos espalhados pelo chão. Tente manter a perspectiva que, com o tempo, ele eventualmente desintegrará e voltará à sua forma inicial.

É claro que ninguém quer que seu copo favorito, ou qualquer outra coisa, se quebre. Esta filosofia não é uma receita para que sejamos mais passivos ou apáticos, mas para que sejamos mais pacíficos com a maneira das coisas serem. Quando seu copo d´água eventualmente quebrar, essa filosofia permitirá que você mantenha sua perspectiva. Em vez de pensar ?Oh, meu Deus?, se pegará pensando ?Ah, aí vai!?. Jogue com este tipo de sensação de alerta e você se perceberá não só mantendo a calma, como apreciando a vida mais do que antes.

Frase: ?A maior descoberta da minha geração é que qualquer ser humano pode mudar de vida, mudando de atitude? ? William James

Para Saber Mais: Extraído do livro Não Faça Tempestade em Copo D´Água…, de Richard Carlson, com tradução de Joana Mosela (Rio de Janeiro ? Editora Rocco). Visite: www.rocco.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima