Não julgue os outros pela aparência

Começo do século passado. Um casal de idosos desce do trem em Boston e caminha até o escritório do presidente de Harvard, a famosa universidade. Usam roupas velhas e surradas. Não tinham marcado horário, então a recepcionista, olhando seus trajes, rudemente fala que o presidente estará ocupado por todo o dia. Começo do século passado. Um casal de idosos desce do trem em Boston e caminha até o escritório do presidente de Harvard, a famosa universidade. Usam roupas velhas e surradas. Não tinham marcado horário, então a recepcionista, olhando seus trajes, rudemente fala que o presidente estará ocupado por todo o dia.

?Mesmo assim vamos esperar?, responde a senhora, e sentam-se na sala de espera.

Por horas a recepcionista ignora o casal, esperando que se fossem. Somente às quatro da tarde ela resolve falar com o presidente. Explica a situação e diz: ?Talvez se o senhor recebê-los por um minuto, eles se vão.?

O presidente suspira. Para ele a única coisa pior que gente pobre e velha era tê-la amontoada em seu escritório. Sai de sua sala e diz: ?Pois não??

A senhora explica: ?Nosso filho querido estudava aqui. Ele amava Harvard. Infelizmente, ele faleceu em um acidente. Gostaríamos de erguer um memorial a ele aqui no campus.?

Em vez de tocado, o presidente fica indignado. ?Minha senhora, não podemos nos dar ao luxo de erguer um monumento a cada aluno de Harvard que morre. Este lugar viraria um cemitério!?

?Mas não queremos erguer uma estátua… gostaríamos de dar um novo edifício a Harvard.?

O presidente, olhando para a aparência simples do casal, arregala os olhos e exclama: ?Um edifício? Vocês têm idéia de quanto isso custa? Temos mais de sete milhões de dólares em edifícios em Harvard!?

A mulher emudece. Por um momento o presidente pensa ter se livrado do esfarrapado casal. Então, ela vira para o marido e pergunta: ?É isso que custa construir uma universidade? Por que não fazemos a nossa própria??

O marido concorda, e o Sr. e a Sra. Leland Stanford deixam o escritório do presidente de Harvard. O casal viaja a Palo Alto, Califórnia, onde constrói a universidade que carrega ainda hoje seu sobrenome ? a Universidade de Stanford ? e o memorial a um filho com quem Harvard não mais fazia questão de importar-se. Fonte: The Manager?s Intelligence Report ?Não há nada que nos engane mais do que a nossa opinião? Leonardo da Vinci

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima