Não se vá!

Não se vá! Geralmente, um problema com o qual os varejistas se deparam é o de motivar constantemente sua equipe. Constantemente mesmo! Pois, é só relaxar um dia ou uma semana para que um ou outro da equipe diminua o ritmo, fique apático e, conseqüentemente, diminua sua performance.

Ainda pior é quando esse sentimento de desmotivação se instala nos melhores da equipe. Parece que eles não vêem mais o ganho suficiente de continuar tentando fazer o melhor. É desesperador para o gestor, não acha?

Entender o que está por trás da motivação das pessoas pode ajudar nesse momento. Então, vamos lá!

Motivação ? Primeiramente, o aspecto que mais desmotiva os vendedores é o fato de não se sentirem capazes de realizar suas responsabilidades, ou seja, não foram capacitados, porém são cobrados para exercerem tarefas.

Em seguida, é importante entender que motivação tem um aspecto pessoal. O que quero dizer é que cada um define para si mesmo o que motiva ou não. A motivação nasce dentro do indivíduo e o faz realizar com prazer atividades que tragam algum tipo de realização. Você deve estar pensando: ?Então, tenho de esperar que as pessoas se motivem por si só? Mas como vê-las desmotivadas e se conformar com isso??. Uma má notícia é que de certa forma sim. A boa é que o gestor pode e deve promover um ambiente que facilite a motivação da equipe.

Explicação ? Primeiro, ele deve definir a importância das tarefas e por que realizar alguma coisa. Fica mais fácil quando as pessoas percebem por que fazer, em vez de simplesmente ter de fazer.

Depois, é importante ter certeza de que todos dispõem de informações necessárias e condições favoráveis para fazer o que foi pedido. É comum encontrar equipes desmotivadas por saberem que não têm como realizar suas obrigações e, ao mesmo tempo, que serão cobradas.

Reconhecimento ? O líder deve ficar atento às realizações de seu grupo e sempre reconhecer os esforços positivos. Reconhecer cada vitória, por menor que seja, motiva as pessoas a seguir em frente.

Quando o gestor foca seu feedback nos erros ou admite uma postura de sempre exigir mais e mais, cria uma atmosfera em que os acertos e melhorias nunca são relevantes.

Participação ? Também é importante que ele apóie a todo instante sua equipe se dispondo a colaborar na execução das tarefas. Nesse momento, o importante é ?fazer com eles?, e não ?no lugar deles?.

Incentivos ? Uma confusão comum que ocorre é misturar motivação com incentivo. É fundamental deixar claro que motivação vem de dentro e que incentivos vêm de fora, ou seja, são ações que o gestor realiza para acender a chama em sua equipe e tentar fazer com que ela realize mais. São recompensas oferecidas por melhores desempenhos.

Recompensas ? Na hora de recompensar, não imagine o que sua equipe valoriza. É mais fácil perguntar e oferecer algo que represente realmente uma recompensa para ela. É por essa e outras que, muitas vezes, campanhas de incentivos não mexem com a equipe ou não atingem o tanto que se planejou. Algumas campanhas não estão adequadas às necessidades e desejos do grupo e, por isso, nunca vão atingir plenamente seu objetivo.

Acredito que após ler este texto, você conseguiu pensar, repensar e agir de forma diferente na hora de motivar seus funcionários. É mais fácil realizar ações eficientes de motivação e retenção de seus profissionais que ter de lamentar a saída deles. Não espere que alguém diga que está indo embora para tentar fazer com que fique. Aja agora!

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