VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

Não treine, capacite

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

É possível despertar novas atitudes nas pessoas, que vão além do treinamento… Todo modelo de administração tem no treinamento um grande aliado, sugerindo meios e informações às pessoas que fazem parte do negócio, a fim de conduzi-las pelos caminhos da formação estrutural dele.

Aplicando treinamento em cima de treinamento, pude observar muitos tipos de resultados: colaboradores que se atrelavam às normas impostas e assim permaneciam, que discordavam, que desrespeitavam, que não estavam nem aí para nada. Mas, para mim, o tipo mais importante de resultado foi o gerado pelos colaboradores que assimilavam o treinamento e iam além, por meio de suas próprias capacidades, despertadas ao longo do processo.

Logo percebi que poderia fazer algo melhor do que treinar as pessoas: poderia fazê-las despertar para suas reais e profundas capacidades – o treinamento deixou de ser o fim e tornou-se o meio. Um fato que ocorreu comigo, além dos vivenciados com a minha equipe, complementa essa afirmação.

No dia dos namorados, entrei em uma loja de perfumes e pedi à atendente que me sugerisse dois perfumes diferentes para duas mulheres diferentes. Ela ficou toda confusa. Percebia-se que seguia à risca o treinamento que recebera e deve ter feito imediatamente uma imagem de cafajeste a meu respeito.

Depois de muita embromação, outra atendente que estava por perto resolveu assumir o caso. Eu repeti que queria dois perfumes diferentes para duas mulheres diferentes. Ela logo olhou para os lados e falou baixinho:
– Senhor, não seja bobo, leve os dois perfumes iguais, assim quando estiver com as duas no mesmo dia, elas não vão nem perceber, o perfume será o mesmo, poupando-lhe alguns cuidados.

Adorei a solução e a indicação, embora ela não soubesse que uma mulher era minha esposa e a outra minha mãe. De qualquer forma, ela foi além do treinamento e ganhou um fiel cliente de perfume Fracas.

Toda organização deveria excluir o departamento de treinamento e incluir o departamento de capacitação, onde as pessoas possam dar o melhor de si e não apenas o que a empresa espera obter delas. É comum em entrevistas para emprego perguntarem o que a pessoa fez até o momento, mas nunca perguntam o que ela pretende e pode fazer além do que já fez.

É possível despertar novas atitudes nas pessoas, que vão além do treinamento, frente aos mesmos fatos. Quantos bombeiros pelo mundo descobrem que podem ir além das regras no momento de perigo e atribuem o salvamento a uma força maior? Sim, uma força maior. A força que lhes desperta o desejo do salvamento e os leva além.

Seja um bombeiro na sua área, não apenas apagando os incêndios do dia-a-dia, mas criando e oferecendo ao seu cliente mais do que ele espera receber. Utilize-se dessa força maior que todos nós te-mos para ir além!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

KPIs inúteis em Vendas

KPIs inúteis em Vendas

Olá campeão! Olá campeã! KPIs inúteis em Vendas Bem-vindo(a) à ...
Leia Mais →
Hakomi e como fazer melhores perguntas em Vendas

Hakomi e como fazer melhores perguntas em Vendas

____________________________________________________________________________ Olá campeão! Olá campeã! Bem-vindo(a) à minha newsletter semanal ...
Leia Mais →
Por que o otimismo sempre vence (em Vendas e na VIDA)

Por que o otimismo sempre vence (em Vendas e na VIDA)

Olá campeão! Olá campeã! Bem-vindo(a) à minha newsletter semanal sobre ...
Leia Mais →