Como (e quando) fazer follow up?
Segundo o National Sales Association:
- 2% das vendas acontecem no primeiro contato.
- 3% no segundo contato.
- 5% no terceiro contato.
- 10% no quarto contato.
- 80% das vendas acontecem entre o quinto e décimo segundo contato.
Entretanto, a maioria dos vendedores desiste depois da segunda tentativa. Com isso, 95% das possibilidades de venda são perdidas. Por que será que esse passo, a princípio tão simples, é mal utilizado? Pela minha experiência, observo quatro motivos:
- Falta de tempo.
- Falta de planejamento.
- Grande quantidade de clientes na carteira.
- Receio de ouvir alguma informação que não deseja, como uma reclamação, insatisfação, etc.
Quando pensar em follow-up, lembre-se da última vez que tentou conquistar uma pessoa. Tenho certeza de que usou toda a sua criatividade e persistência para se fazer notar como alguém especial e inesquecível. Espero que tenha conseguido! Seguem algumas dicas:
- Planejar é imprescindível – Pense em qual vai ser a estratégia, quais são os objetivos que deseja alcançar. Tenha ferramentas para mensurar os resultados e busque os recursos que serão necessários para implementar o plano de ação.
- Seja criativo e diversifique suas mensagens – As formas mais comuns de entrar em contato são o telefone e o e-mail, mas você pode variar mandando cartas, cartões, convites para palestras, festas ou shows, artigos de revistas, histórias de sucesso, livros… Mude, inove, surpreenda!
- Quanto mais pessoal for sua mensagem, maior o impacto e consequentemente o resultado da ação – Então, além de mudar a forma de entrar em contato, alterne mensagens padronizadas com textos escritos exclusivamente para aquele cliente.
- Identifique o decisor – Estabelecer um relacionamento forte com a pessoa errada não vai ajudar. Tenha em mente que os decisores das empresas estão sempre ocupados e dificilmente retornarão as suas ligações ou mensagens. Seja proativo e assuma a responsabilidade de fazer o contato com a pessoa certa.
- Não entre em contato apenas para vender – Assim como vai alternar as formas de contato, aproveite e alterne os motivos. Sugerir um artigo, um livro ou outra forma de informação pertinente ao negócio do seu cliente fará com que sua credibilidade aumente. Para isso, antes, entenda e identifique as dificuldades e necessidades dele.
- Organize-se – Quando for telefonar, tenha disponíveis os dados que acredita que irá precisar, papel e caneta à mão, desligue a tela do seu computador para não dividir sua atenção, afinal, aqueles poucos minutos da ligação são únicos para causar uma boa impressão.
- Use uma ferramenta de controle adequada – Existe um limite na quantidade de clientes com os quais conseguimos fazer follow-up. Por isso, sugiro que use um CRM, planilha ou mesmo uma agenda eletrônica que o ajude a programar suas ações e a se lembrar de todos os seus clientes.
- Agradeça – Apesar de poucos vendedores fazerem, aquele contato para agradecer e perguntar se ficou satisfeito com um produto ou serviço recentemente adquirido é muito importante. Se você ainda não adotou esse passo, faça. Se já está em ação, planeje novas oportunidades de ser lembrado pelos clientes e prospects.
- Faça entre quatro e seis contatos por ano para clientes ativos, fidelizados ou aquele prospect que você acha que vale a pena – Insista, porém nunca se esqueça de alterar as formas para não se tornar repetitivo.
- Repasse informações à empresa – Aproveite as informações coletadas dos seus clientes para ajudar a sua empresa a desenvolver novidades e melhorias em negociações futuras.
Está convencido de que fazer follow-up pode mudar a história de suas vendas? Então, arregace as mangas e comece hoje mesmo a contatar seus clientes mais vezes. O processo é fácil, não tem grandes custos, traz grandes resultados e só depende de você. Use sua imaginação e veja suas negociações fluírem naturalmente para fechamentos mais rápidos e lucrativos.