Nicho de mercado ? venda para mulheres – CV n. 5

Além de Seiko é Epson

 

Sabe quando você percebe que sua empresa pode replicar aquilo que faz de melhor para outros negócios? Foi o que aconteceu com a Seiko, fabricante japonesa de relógios que percebeu na sua tecnologia uma oportunidade para produzir impressoras. Da união dessa tecnologia surgiu uma segunda empresa, a Epson, hoje uma das maiores fabricantes de impressoras do mundo.

 

Dica prática –Imagine que você trabalha com vidraçaria, vendendo vidros de diversas espessuras para janelas, portas, mesas, boxes de banheiro, etc. Por que não fazer da sobra de sua matéria-prima objetos como vasos, pratos, copos e outros artefatos de vidros? Surgiria um novo negócio a partir do seu e, naturalmente, você sairia na frente por já ter acesso à matéria-prima. E você já pensou em replicar o que a sua empresa sabe fazer muito bem para um outro negócio?

 

Visite os sites:

www.seiko.com.br

www.epson.com.br

 

Não tiTubeie!

 

Você está em sua casa deitado na cama quando, de repente, toca o telefone na sala. Você levanta, atende ao telefone e alguém do outro lado fala: “É da mecânica do Tonhão”, você responde pacientemente: “Não, aqui é uma residência”. Na décima vez, a sua resposta não é tão educada assim. Quem nunca passou por isso? Algo parecido estava acontecendo com uma empresa que vende tubos e conexões, que teve, não o seu telefone, mas o seu site congestionado por engano. O nome da empresa é Utube e, por engano, milhares de pessoas começaram a acessar seu site diariamente achando que era o YouTube – site tradicionalmente usado para ver vídeos. A empresa, possivelmente por ter seu site sobrecarregado, teve alguns problemas técnicos, mas, em vez de reclamar da situação, tomou proveito dela. Estruturou o site e incorporou a venda de ringtones. Fica aqui um bom exemplo de que um problema pode ser transformado em uma oportunidade.

 

Visite o site: www.utube.com

 

Utopia? Não realidade

 

Antigamente, os teclados eram de plástico com uma cor bege, depois o layout evoluiu e, hoje, existem os prateados, pretos, enfim qualquer cor, o material é variado, sendo alguns até de borracha passível de ser dobrado. Pois é, depois que você conhecer a mais nova tecnologia de teclados, tudo vai parecer uma piada. Trata-se de um produto que tem o tamanho de um copo, você o coloca em cima de uma superfície plana e ele projeta um teclado a laser que emite sons de tecla e é tão ágil quanto qualquer outro convencional, funciona via bluetooth. Com essa tecnologia será possível, por exemplo, em conjunto com um PDA (palmtop, entre outros), projetá-lo na carteira escolar e digitar na sala de aula ou que um vendedor em cima de qualquer balcão projete o seu e tire um pedido. Uma boa dica para agilizar as suas vendas, afinal digitar em PDAs não é nada prático.

 

 

SUSTENTABILIDADE

 

Coloque pilha nessa idéia

 

Quem nunca se beneficiou com a praticidade das pilhas e baterias? Ouvir seu iPod enquanto caminha, utilizar o celular em qualquer lugar, usar sua maquina fotográfica a qualquer momento. Mas o que acontece quando elas envelhecem e precisam ser descartadas? A poluição na sua cidade ou no seu país é um problema da sua empresa? O Banco Real acredita que sim. Existem diversos tipos de poluentes, mas, em particular, as pilhas são consumidas por volta de 1,2 bilhões de unidades por ano só no Brasil. O Banco Real desenvolveu uma ação denominada Papa Pilhas que, só neste ano, recebeu um investimento de 5,5 milhões de reais. Caixas coletoras de pilhas e baterias estão espalhadas em centenas de agências por todo o País, além das agências, o banco contará com o apoio de 187 parceiros. Estima-se a coleta de 70 toneladas de pilhas, que serão encaminhadas para aterros licenciados até o fim do ano. É uma ação que pode fazer a diferença no combate a poluição e, ao mesmo tempo, ser algo muito positivo para a marca.         

 

Dica prática –A questão é parar e pensar em atitudes que possam agregar valor para a sociedade e, conseqüentemente, para sua empresa ou órgão como no caso do Ministério da Agricultura do Japão que fez um levantamento e constatou que 90 mil toneladas de hashis (par de palitos para comer) são descartadas todos os anos no país. Por isso, divulgou a idéia de reaproveitar a madeira dos hashis para fazer bioetanol.

 

 

 

Especial da semana: nicho de mercado – venda para mulheres

 

Homens, não tentem disfarçar, quem é o homem casado que nunca entrou em uma loja com a sua esposa, foi atendido e, ao chegar na célebre pergunta do vendedor: “Posso mandar embrulhar?”, olhou para a mulher e ela, apenas mexendo a sobrancelha, passou um sinal de desaprovação, obrigando-o a responder ao vendedor: “Não, vou dar mais uma volta e quem sabe volte depois”. Não se pode negar que as mulheres possuem um poder de decisão de compra superior a dos homens.

            Em seu livro Reimagine!, Tom Peters – um dos consultores mais famosos do mundo – relata:“As mulheres são a principal oportunidade de negócios do momento”. Perceba que o mercado varejista está totalmente focado nos compradores masculinos, o que não se deram conta é que eles são a minoria. Analise os dados abaixo e veja o quão substancial são as decisões de compras das mulheres:

 

Tipo de bem

Porcentagem das decisões de compra tomadas por mulheres

Bens de consumo

83%

Móveis para casas

94%

Férias

92%

Novas residências

91%

Kits e produtos “faça você mesmo”

80%

Cuecas

80%

Produtos eletrônicos

51%

Carros

60%

Camisas de times

35%

Chuteiras

23%

Novas contas em bancos

Escolhem em 89% dos casos

Assistência saúde

80% das decisões vêm delas

 

Fonte: Reimagine!, Tom Peters e Blog Oficial Tecnisa

               Muitas empresas, percebendo o potencial de decisão de compras das mulheres, traçaram ações específicas como a Nike, que desenvolveu uma equipe alterando completamente a forma como os homens vendem, projetam e se comunicam com mulheres. Já aempresa Body Systems, ao desenvolver programas de exercícios nas academias, detectou que 60% das matrículas eram realizadas por mulheres. 

               Diante desse mercado promissor, que tal você começar a traçar estratégias para atender de forma diferenciada suas clientes? As mulheres, segundo o consultor Marcelo de Almeida, não possuem o mesmo estilo dos homens, elas são mais pacientes para comprar e tomam muito mais tempo do vendedor. Ele chama a atenção para a importância de se treinar as equipes de vendas focadas na venda para mulheres. Uma dica interessante é cuidar do visual, uma boa roupa, perfume e higiene devem estar em ordem. Marcelo dá uma dica ainda mais importante, diz que investir em aromas é fundamental para vender para mulheres. 

               Agora que você percebeu que as mulheres são diferentes dos homens como consumidoras e que se atentar aos detalhes femininos é fundamental, crie algo especial para chamar a atenção delas ou ainda agradá-las em seu estabelecimento. Por exemplo: você pode criar um berçário na sua loja, deixando as mães livres para fazer suas compras ou espalhar uma fragrância agradável a cada meia hora na sua empresa. Você pode ainda personalizar produtos que já existem para ficar com uma aparência mais feminina. No caso da indústria de automóvel Renault, ela desenvolveu seu modelo 306 de forma a agradar as mulheres, já a empresa londrinense MXR, que trabalha com equipamentos de sons, lançou produtos com cores que elas adoram como branco e rosa. Não perca mais tempo, crie já o seu diferencial tendo uma boa idéia e boas vendas. 

 

 

Jornal e cantor em uma parceria inédita

 

De um lado um jornal da Inglaterra que queria aumentar suas vendas em banca, do outro um artista inovador e ousado que não tinha o apoio de sua gravadora para lançar seu novo CD. Juntos, ambos fizeram, segundo Stephen Miron, diretor-executivo do jornal, a maior promoção que o jornal fez em 25 anos de história.

 

O jornal Mail on Sunday pagou os direitos autorais do cantor Prince, arcou com os custos de produção de seu novo CD e o distribuiu com uma edição de domingo, apostando na maior venda em banca e no maior volume de anúncios naquele dia. Resultado: vendeu pelo menos 2,8 milhões de exemplares – 600 mil a mais que a sua média.

 

Dica prática– Nós já falamos aqui na newsletter sobreco-branding, quando duas empresas se juntam para criar um produto ou ação novos, mas que carregue a marca das duas. Esse é mais um exemplo que, independentemente do segmento, você também pode praticar o co-branding e criar algo que aumente seus lucros. Comece pensando em um novo produto que seu cliente goste e consuma e que tenha características semelhantes com os seus produtos atuais. Depois, procure empresas com características complementares e proponha uma parceria.

 

________________________________

 

 

Torcendo com a sua marca

 

Esta idéia vem da Eslováquia em uma ação criada pela cerveja Topvar para torcedores de hockey. Idéia simples, mas muito criativa. Eles produziram cornetas, dessas que todo mundo gosta de usar para fazer barulho, mas elas tinham o formato de uma garrafa de cerveja, passando a impressão de que, em vez da corneta, as pessoas estivessem tomando a cerveja direto na garrafa.

 

Dica prática – Dar como brinde para seus clientes chaveiros, calendários, réguas, tudo isso qualquer empresa faz, e não garante mais reconhecimento da sua marca junto aos seus clientes. Crie novas opções, algo para o cliente usar no café-da-manhã ou em reuniões importantes ou ainda para ser usado em confraternizações. Seja qual for a sua idéia é importante e estratégico que não seja algo comum.

 

________________________________

 

Onde o cliente está

 

Você já ouviu a frase “você deve estar no lugar em que o seu cliente está?”. É o que segue à risca estes dois exemplos, ambos dos Estados Unidos. No primeiro, os publicitários Bill Winchester e Lee Schmidt donos da agência Lindsay, Stone & Briggs, resolveram atender aos clientes em uma “banquinha” criada numa feira de rua. Através da iniciativa, eles criaram e venderam anúncios para uma enfermeira que atende em domicílio, um professor e uma barbearia (aliás, a Fallon, uma agência presente em vários países e, atualmente, com mais de 500 funcionários, começou no início dos anos 80 atendendo a uma barbearia).

 

O segundo exemplo vem do médico Safwan Sweidan, ele adaptou um carro Chrysler Sebring para ser o seu escritório e, há sete anos, atende nele, muitas vezes, em plena Time Square. O carro possui mesa, computador, fax, plantas, luminária e aparelhagem de som.

Fonte: Redação Terra

 

Na prática – Aumente seus pontos-de-venda, procure atender nos lugares em que os seus concorrentes não estejam presentes, crie parceria com postos de gasolina ou padarias, surpreenda seus clientes atendendo em lugares inusitados e aumente cada vez mais o seu faturamento.

 

______________________________________

 

Antigas (pesquisadas em 2003):

 

Dicas de publicidade: classificados

 

Muitas vezes você tem de anunciar em uma seção de classificados. São apenas cinco ou seis linhas, então, redija-as bem:

 

  • Dê destaque para o nome e o endereço da sua empresa.

  • Não escreva seu anúncio em letras maiúsculas, pois ISSO O TORNA DIFÍCIL DE LER.

  • Não faça seu prospect perder tempo com palavras como “imperdível”, “impressionante” ou “fantástico”. Concentre-se nos benefícios do seu produto.

 

_____________________________

 

Hóspede desde cedo

 

Em um esforço de se diferenciar da concorrência, o hotel Blue Tree Park, de Angra dos Reis, passou a apostar tudo em opções de comida para bebês. A mãe que se hospeda ali agora tem opção de seis papinhas, quatro sucos e cinco sobremesas para seus rebentos. Além disso, o local conta com um serviço de mamadeiras 24 horas, para aquela fominha que não tem hora – ou o choro que não quer parar, o que acontecer primeiro.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima