Nicho de mercado

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

Rede social

Esse é mais um exemplo de como criar e usar uma rede social específica para um público. A Finisher.me é uma rede social das Filipinas, destinada apenas a corredores, em que você pode trocar ideias com outros atletas, marcar de treinar juntos, etc. Ao se cadastrar, a pessoa pode escrever seu apelido usado na Finisher em sua camiseta de corrida. Em algumas provas determinadas, o pessoal da rede está lá para registrar aqueles que correram com seus nomes e dar a eles pequenos prêmios. E mais, os participantes acabam gerando uma prova virtual: competem entre si para ver quem correu mais no mês, quem foi o mais rápido, etc. A Finisher ganha com anúncios e produtos vendidos para os corredores cadastrados.

Nicho de mercado

O próximo público a ser descoberto pela indústria de cosméticos: os tatuados. O Ink Butter é um gel repleto de sais minerais e antioxidantes que promete proteger as tatuagens (e a pele em volta dela) e deixá-la hidratada por muito mais tempo. É só olhar na rua e perceber que esse público-alvo aumenta cada vez mais. E existem muitos novos públicos também para o que você vende. É só pesquisar.

Melhore o que você vende

Imagine que você vende toalhas de praia e de piscina, um item indispensável para o verão. Só que existem diversos concorrentes nesse mercado, então, como você se diferencia? Pelo tamanho ou estampa oferecidos? Uma empresa holandesa investiu em tecnologia, criando uma toalha mais leve e, segundo ela, com capacidade para absorver 20 vezes mais água. 
Mas digamos que você não tenha dinheiro para investir nesse tipo de pesquisa. O que você faz? Bem, a mesma empresa colocou dois bolsos na toalha, grandes o bastante para colocar camisetas, chinelos, livros e/ou carteira.
Como você pode melhorar o que faz?

Surpresa

O que você costuma receber pelo correio? Com certeza, algumas malas diretas, mas, em sua maioria, contas. Ou, se você se inscreve no serviço notanotherbill (literalmente, “outra conta, não”) você pode receber todo mês uma surpresa, entregue em sua porta. Surpresa mesmo: você nunca sabe qual será o presente do mês. De bijuterias a aventais; de miniaturas de automóveis a chaveiros, a empresa envia de tudo para seus assinantes. A ideia é funcionar como um grande catálogo baseado em amostras grátis. Um artesão ou uma empresa entra em contato com a notanotherbill e a contrata para enviar pequenos presentes aos assinantes do serviço. Junto, claro, vão formas de contato com a empresa responsável, talvez a sugestão de algo que pode complementar o presente recebido. Ao contrário dos catálogos comuns, as pessoas esperam ansiosamente pela chegada das caixas da notanotherbill.

Como você pode criar essa sensação em seus clientes?

Celebridades

De megaestrelas da música a atletas campeões, passando por pessoas que estão no Canadá, cada vez mais as celebridades estão em evidência. Algumas são rapidamente esquecidas, como a Luiza, mas esse tom passageiro não impediu que empresas aproveitassem a onda, fizessem publicidade em torno do fato e lucrassem um pouco com ele. E não só no Brasil. Isso levou à criação, na Inglaterra, de uma casa de leilões especializada em itens pertencentes a pessoas que alcançaram a fama de uma maneira ou de outra. Nos primeiros leilões realizados, objetos pertencentes a Bono Vox do U2, Lady Gaga, John Lennon e Muhammed Ali foram vendidos.

Pesquisa de vendas

O EUA é o país onde a internet é mais popularizada e os jovens americanos são os mais conectados do mundo. Nesse contexto, seria mito ou verdade afirmar que os jovens de lá preferem comprar em lojas virtuais a ir em lojas físicas? Mito! Uma pesquisa realizada com 310 jovens americanos, entre 18 e 25 anos, comprova o alto valor da experiência que uma loja física proporciona. Confira os principais resultados do estudo:

  • 68% preferem comprar em lojas físicas.
  • Apenas 23% compram por dispositivos móveis como smartphones ou tablets.

Embora muitos entrevistados tenham afirmado que “curtem” páginas de empresas e produtos pelas redes sociais, 88% deles declararam que não pretendem comprar esses produtos pelo Facebook ou por redes similares.

  • 66% dos jovens que participaram da pesquisa utilizam a internet para comparar preços.
  • 66% deles costumam pensar sobre uma compra antes de efetuá-la, comprovando outro mito, de que os jovens fazem compras por impulso.

Fonte: essa pesquisa foi realizada durante o segundo semestre de 2011 pelo LIM College de Nova Iorque.

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, mestrando em administração de empresas, bacharel em marketing e pesquisador na área de vendas. Conheça mais pesquisas relacionadas a vendas no blog: www.vendas.blog.br

Grandes números

  • 6% foi a taxa de desemprego média no Brasil em 2011, a menor desde que começou a ser medida, em 2002. Para 2012, espera-se uma taxa de desemprego ligeiramente mais alta. Dados do IBGE.
  • 1, 5% a 2% é quanto a Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp) espera que o setor industrial brasileiro cresça em 2012.

Frase

“Os brasileiros têm de ter orgulho de seus empresários, assim como os norte-americanos têm. Nós não precisamos apenas ter os melhores jogadores de futebol do mundo. Por que não ter o melhor empresário do mundo?”

Eike Batista

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