Ninguém cresce sem esforços

Dedique-se para crescer. Ficar esperando que as coisas venham até você não é a melhor maneira de se atingir objetivos. O crescimento profissional está diretamente relacionado ao seu esforço. É impressionante a quantidade de pessoas que se dizem insatisfeitas com os salários que recebem e por essa razão não são motivadas nos seus empregos. Isso é um tema que quando vem à tona nas salas de treinamentos, geram muitas discussões improdutivas, pois tomam tempo e não se chega a lugar nenhum.

Muitas pessoas falam que trabalham como se fossem burros de carga, dão o máximo de si, procuram fazer o melhor que podem, mas não há o devido reconhecimento. Algumas pessoas dizem que não mudam de emprego porque o mercado está cada vez mais difícil e que até o fariam, se houvesse oportunidade. Nem pensariam duas vezes, apesar dos muitos anos de empresa.

Mesmo insatisfeitas, como falam, essas pessoas permanecem onde estão até o dia que a empresa quiser. Sabe por quê? Porque já entraram na zona de acomodação. E quanto mais o tempo passa, mais essas pessoas reclamarão, por ser uma maneira de justificar a falta de atitude para não sair do conforto em busca do crescimento profissional. Ninguém cresce sem sacrifícios.

Por outro lado, vejo pessoas comentando que gostariam de viver sem dificuldades e preocupações. Ter um bom emprego (certamente trabalhando menos), bom salário, uma boa casa com carro na garagem, saúde, estar sempre ao lado da família, usufruir das coisas boas, etc. Dizem que isso sim é qualidade de vida. Mas será que é fácil?

Zig Ziglar diz que uma de suas frases favoritas é ?Você tem de SER antes de poder FAZER e antes de poder TER? (Motivação VM ? março 2005).

Quantas pessoas não gostariam de ter a vida acima? Mas o que estão fazendo para tê-la? Será que todas são merecedoras? Eis a questão: querer é fácil, o difícil é transformar a vontade em realidade.

A verdade é que muitos funcionários vivem cobrando de suas empresas reconhecimento do dia para a noite. E boa parte deles cumprindo somente suas obrigações. Mas como as coisas não acontecem como querem, vem a insatisfação e a falta de motivação tão comentada.

Napoleon Hill disse: ?Primeiro adquira paciência e persistência e só então prepare sua mente para alcançar o que quer, pois assim é quase certo que obterá.?

Sempre digo às pessoas que acham que ganham aquém do que merecem e vivem insatisfeitas nos seus empregos, que só há um caminho ? procurar um lugar melhor. Mas, antes disso, convém fazer uma auto-avaliação e pesquisa para saberem se o mercado está disposto a atender o que desejam.

O mundo de cada pessoa é de acordo com sua percepção. Os outros estão sempre agindo de modo anormal, menos ela. As empresas, os patrões, os chefes, os colegas, o governo, etc. estão todos errados, mas ela está sempre certa. Então, antes de querer mudar a todos é importante mudar a si mesmo. Essa é a realidade da vida.

Eis aqui algumas sugestões simples para que haja reconhecimento, a motivação se mantenha elevada e, sem dúvida, com recompensa financeira.

1. Invista em você ? Como diz o prof. Luiz Marins, ?Quem não investe em si próprio perde o direito de reclamar dos outros não investirem em sua pessoa?. Se a empresa investir, melhor, e todas as oportunidades devem ser aproveitadas, mas não espere só por isso. Cuide do seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional porque os anos passam rapidamente. Quando menos se percebe, já era. Substitua as velhas e conhecidas desculpas (energia negativa) pelas ações (energia positiva).

2. Aja mais e fale menos ? Em vez de ficar reclamando, veja se realmente está sendo eficiente e produtivo, atendendo (e superando) as expectativas da empresa. Ninguém quer ter funcionários, trabalhadores como se fossem burros de carga, mas com resultados medíocres. Porque trabalhar muito é diferente de trabalhar bem, de produzir com eficiência máxima. Se você estiver trabalhando bem, a probabilidade de reconhecimento é grande.

3. Seja ambicioso ? Pense em crescer (mas com ética), pois do contrário ficará estagnado na vida. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Escreva ao lado do espelho do seu banheiro as seguintes perguntas: Onde estou hoje? Aonde quero chegar? O que devo fazer para chegar lá? Mas não se esqueça de colocar as respostas em prática.

4. Coloque-se à disposição ? Não se limite a executar somente as suas atividades. Disponha-se a aprender e a fazer mais tarefas dentro da empresa, mesmo não sendo sua obrigação. Mostre vontade de servir. Seja curioso e esteja atento às oportunidades, as quais só poderão ser aproveitadas pelas pessoas que estão preparadas. Também não limite seus horários, pois, muitas vezes, aqueles minutinhos a mais que você não se dispôs a colaborar irão fazer muita falta para a sua promoção.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima