Novos usos

As últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado

Quem gasta mais

Pesquisa do Ibope mostra qual classe é responsável pelo maior volume de vendas no Brasil.

E traz dados interessantes, como a descoberta de que cinema é programa da classe B.

Produto/Serviço Classe A classe é responsável por essa porcentagem do total de vendas do serviço/produto
Artigos de decoração A 25,3%
Cigarro C 50,3%
D 13%
Cereais e leite C 47,9%
D 12%
Cinema B 54,6%
Combustível B 58,3%
Veículos A 25%

Fonte: Ibope

Melhor o que você faz

Um fabricante norte-americano de produtos de alumínio pesquisou durante meses por diferentes encaixes e dobradiças até descobrir quais resistiriam ao uso em um skate dobrável. A novidade promete facilitar a vida de quem viaja muito e não abre mão do esporte, e também de quem quer contrabandear a prancha para a escola. E você, que novo uso pode dar ao seu produto ou serviço?

Novos usos

A Elysian é uma microcervejaria de Seattle (EUA) que via seus lucros diminuindo com a crescente concorrência. Decidiu, então, terceirizar os serviços de uma indústria de cosméticos locais para criar o primeiro xampu de cerveja do mundo. Segundo os fabricantes, o malte e a cevada têm muita proteína e minerais benéficos para o cabelo e recebem a força da babosa e das sementes de girassol acrescentadas à fórmula pela fábrica de cosméticos. Uma lição para quem reclama do baixo movimento.

Tem um minutinho?

O Babochki Anticafé da Rússia é uma cafeteria que resolveu levar a missão da Starbucks (ser seu terceiro lugar, depois da casa e do trabalho) um passo adiante: não cobra nada pelo café, pelos doces ou salgados; na verdade, se você quiser, pode levar sua própria comida e bebida para o local; entretanto, cobra 1 rubro e 50 centavos (aproximadamente 10 centavos de real) para cada minuto gasto por lá. Além de oferecer um espaço agradável com mesas, cadeiras e um bom cafezinho, o Babochki também disponibiliza internet sem fio, videogames e outras amenidades para seus clientes.

Mudança de posicionamento

O Playcenter foi mais uma empresa que decidiu deixar de ser um lugar que oferece serviços para todo mundo e focar em um público específico: famílias com crianças pequenas. Então, nada de montanhas-russas radicais nem brinquedos que estimulem emoções fortes: quando reabrir, o parque promete apenas diversões adequadas aos pequenos visitantes, e que os pais a tiracolo também possam curtir.

O dinheiro do supermercado

Segundo a Associação Brasileira dos Supermercados, 36,6% dos clientes ainda pagam suas compras com dinheiro. A seguir, as formas preferidas de pagamento:

  • Cartão de crédito – 20,2%.
  • Cartão de débito – 17,1%.
  • Cartão de crédito do próprio supermercado – 13,8%.
  • Tíquete-alimentação – 6,2%.

Parceria virtual

A Coca-Cola firmou uma parceria, inicialmente com a operadora Oi, para dar créditos de uso de internet a usuários de telefones celulares mais modernos. Primeiro, o usuário baixa um aplicativo da Coca-Cola; depois, o aproxima de um quiosque especial (por enquanto disponível apenas na praia de Copacabana (RJ)) e recebe créditos que permitirão que ele navegue de graça. Que parceria você também pode fazer para fidelizar ainda mais seus clientes?

Grandes números

  • 0,5% é o aumento máximo que a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) espera no número de vagas para emprego em 2012 .
  • 2,7% foi o crescimento do PIB brasileiro em 2011, em comparação a 2010; um valor abaixo das expectativas do mercado. Dados do IBGE.

Frase

“Temos de avançar em tecnologia, porém isso depende não apenas do governo, mas, também, do setor privado. O que está na pauta do governo é reduzir os custos de energia, de infraestrutura e de tributos. Com isso, o Brasil não ficará sem indústria”.

Guido Mantega, ministro da Fazenda

Pesquisas de vendas

Quais ações de marketing agradam mais ou menos os clientes da sua empresa depende muito do seu segmento e do perfil do seu público, mas uma pesquisa divulgada recentemente nos dá alguma indicação sobre o que fazer e, principalmente, o que não fazer. Confira!

  • Pode fazer sem medo:
    • 81% dos entrevistados consideram positivo a empresa promover fóruns de clientes com a participação do SAC.
    • 75% consideram uma boa iniciativa a realização de pesquisa de satisfação.
    • 74% gostam de receber uma oferta por mês, pelo correio.
    • 59% gostam de entrar no site da empresa e visualizar personalizações como “Olá, André, seja muito bem-vindo ao nosso site!”.
  • Por gentileza, evite:
    • Enviar e-mails semanalmente – 89% dos entrevistados não gostam.
    • Pedir para seus clientes fazerem caridade ou dar suporte a alguma empresa – 84% dos clientes não se sentem confortáveis com a situação.
    • Enviar ofertas de terceiros – 83% não gostam desse tipo de propaganda.

Atenção: a conclusão geral da pesquisa destaca que os entrevistados querem que as empresas reduzam os números de comunicações e se interessem mais por suas preocupações e seus desejos. 

Fonte: Pitney Bowes Software com consumidores entrevistados na França, na Alemanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, mestrando em administração de empresas, bacharel em marketing e pesquisador na área de vendas. Conheça mais pesquisas relacionadas a vendas no blog www.vendas.blog.br.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima