O ato de vender ontem e hoje

Como desenvolver minhas competências?

Tudo no mundo evolui e sempre continuará evoluindo. Em toda nossa história houve evoluções e mudanças, mas o que acontece atualmente, ao contrário de antigamente, é que essas mudanças ocorrem em um ritmo vertiginoso.

Em vendas isso não é diferente. Durante muito tempo as técnicas de vendas tradicionais funcionaram, mas deixaram de surtir o mesmo efeito. O modelo de vendas que apresenta resultados hoje em dia é focado nas necessidades do cliente, e não no produto ou serviço. É o que chamamos de vendas consultivas.

Para aplicar o método de venda consultiva, o profissional precisa se transformar em um verdadeiro consultor – aquele que oferece conselhos profissionais e sua atuação é percebida por meio de suas atitudes, sua dedicação e seu compromisso com o cliente.

Considerando essa evolução, atualmente, temos mais um importante desafio: realizar cada vez mais vendas pelos meios eletrônicos – e-mail, redes sociais, internet, etc. É aí que vem uma ótima notícia. Se, como consultor, você deve ser percebido como alguém que oferece conselhos profissionais, sem perder de vista o objetivo da realização da venda, você deverá demonstrar interesse em se tornar um recurso de apoio para o cliente; a internet e os meios eletrônicos podem ajudá-lo e muito.

Portanto, devemos nos adaptar a essa nova realidade, mas podemos manter os mesmos conceitos que utilizamos até hoje. Eu poderia dizer que as habilidades necessárias para o vendedor atuar como um consultor e conseguir mais clientes pelos meios eletrônicos são:

  • Conhecer bem seus produtos e clientes.
  • Sempre promover um diálogo bilateral.
  • Entender que você não vende o produto, e sim a solução para problemas e a satisfação de necessidades.
  • Ser cada vez mais uma fonte de informações para os clientes.
  • Ajudar o cliente, antecipando as necessidades, que muitas vezes ele desconhece.
  • Aumentar a credibilidade, agindo como um especialista.
  • Lembrar que seu papel é encontrar maneiras de beneficiar seus clientes potenciais com o uso de seus produtos e serviços.

Mãos a obra e boas vendas!

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima