O cisne confundido com o ganso

Evite agir por impulso e diminua os riscos de fazer algo por engano

Um homem sempre alimentava seu cisne e seu ganso na mesma hora e com a mesma comida, mas com fins diferentes: enquanto o cisne trazia harmonia à sua casa com seu belo canto, o ganso daria um ótimo cozido. Quando os dois já estavam adultos, o homem resolveu preparar o ganso para o jantar.

 

No entanto, como estava escuro, ele acabou pegando o cisne pelo pescoço e o levou ao celeiro para matá-lo. O cisne, já adivinhando seu triste fim, entoou sua última canção. Ao reconhecer sua linda voz, o homem imediatamente largou a faca, e o cisne foi salvo.

 

Baseado em fábula de Esopo

 

Moral da história para sua vida prática:

 

Avalie Antes de tomar qualquer decisão, é importante que você avalie o que está fazendo para não cometer erros e depois se arrepender. Assim como na fábula é na vida e nas empresas também. Portanto, devemos aprender a avaliar nossas atitudes.

 

Evite Antes de qualquer tomada de decisão, certifique-se de que está fazendo a coisa certa. Evite agir por impulso, sem pensar nas consequências de seus atos. Leve o ensinamento da fábula para sua vida, diminuindo os riscos de fazer algo por engano.

 

Analise Coloque sempre os pontos positivos e negativos dessa tomada de decisão, certifique-se disso e, aí sim, você estará preparado para agir consciente de que fez a coisa certa.

 

Para saber mais

Título: Fábulas de Esopo para executivos

Autor: Alexandre Rangel

Editora: Original

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima